Sexo e relações

Como saber se há compatibilidade sexual

Como saber se há compatibilidade sexual

O Kamasutra, um dos textos mais antigos sobre o comportamento sexual, destaca como ponto relevante que para obter o prazer não importa, por exemplo, o tamanho do pênis, mas sim que entre um casal exista compatibilidade sexual, isto é, que na cama estas duas pessoas consigam entender-se e satisfazer-se mutuamente. Mas, como saber se há compatibilidade sexual? Em umComo.com.br falamos-lhe sobre este assunto.

Também lhe pode interessar: O que é a química sexual

Índice

  1. Conceitos do sexo
  2. Libido e interesse sexual
  3. Os problemas de raiz
  4. Falar
  5. Levá-lo a sério
  6. Há compatibilidade quando...

Conceitos do sexo

Em princípio os conceitos que temos a respeito do sexo, nossa religião, valores, educação prévia e inclusive como o assunto era tratado em casa pelos nossos pais pode influir no nosso comportamento diante do mesmo, o que levará a assumir determinadas atitudes diante de um encontro sexual que formarão nossa personalidade neste âmbito. Ter conceitos similares ou estar aberto a escutar as opiniões do outro nesta matéria é fundamental para garantir a compatibilidade sexual.

Libido e interesse sexual

Os sexólogos determinaram diferentes tipos de libido para explicar os níveis de interesse e desejo sexual que as pessoas podem apresentar. Ter desejos sexuais compatíveis levará claramente ao entendimento sexual, e ainda que em princípio possa parecer difícil, muitos casais conseguem a sintonia neste âmbito, só basta analisar nossa relação com o sexo e a forma de superar aquilo que nos pode gerar algum tipo de inibição ou mal-estar.

Os problemas de raiz

Uma situação comum é que no princípio da relação haja sexo frequente e à medida que avança, o mesmo vá diminuindo até representar um problema para um ou ambos os membros do casal. Isto pode acontecer por muitos fatores, a quantidade não necessariamente tem que ver com a compatibilidade, e a chave para determinar o que está acontecendo é chegar na raiz do problema e definir o que pode estar causando a incompatibilidade ou perda de interesse, caso contrário, solucionar esse problema será impossível.

Falar

Às vezes a diminuição ou perda do interesse sexual deve-se a fatores que podem ser corrigidos entre o casal, por essa razão é importante falar sobre o que gostamos, da nossa maneira de ver o sexo e do que gostaríamos de receber em cada encontro. A compatibilidade também se desenvolve à medida que o relacionamento avança e ambos vão engrenando e compartilhando conceitos similares sobre o assunto.

Levá-lo a sério

Se você e o seu companheiro não se entendem mais, tudo é uma discussão e chegar a um acordo parece impossível, é normal que procurem a ajuda de um terapeuta, pois precisam que alguém os ajude e oriente para que possam se entender melhor. O mesmo acontece no sexo, a compatibilidade sexual é um estado de harmonia na cama, onde ambos se entendem e conectam e é tão importante como o relacionamento fora dela, por isso se apresentam problemas e não sabem como solucioná-los o melhor é ir a um sexólogo.

Há compatibilidade quando...

Suas opiniões e educação em matéria sexual são similares ou pelo menos cada um respeita e entende o ponto do outro, quando o desejo sexual ou a libido é similar, quando ambos procuram se satisfazer mutuamente durante um encontro sexual, quando ambos estão satisfeitos com os resultados, independente da quantidade de orgasmos obtidos, quando ambos desejam explorar coisas similares na intimidade, quando melhorar neste âmbito é sempre um estimulo para os dois e quando o sexo tem para ambos um peso similar dentro do relacionamento. Em linhas gerais estas são as características dos casais sexualmente compatíveis.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se há compatibilidade sexual, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Conselhos
  • Os problemas de compatibilidade sexual são mais normais do que você pensa, por isso é importante tentar resolvê-los.
  • Mudanças hormonais, depressão, algum tipo de medicação e outros fatores podem influir no nosso desejo sexual, se como casal estão passando por isso, visitem um especialista que possa guiá-los para uma solução.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
filipe gabriel
qual o signo que compivel comigo
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Filipe, qual é o seu signo?
Como saber se há compatibilidade sexual