Partilhar

Como saber se estou preparada para viver em casal

Viver em casal é um passo muito importante, e embora muitas pessoas o tenham como algo banal, representa um novo nível na relação que nem todos estão dispostos a enfrentar. Antes de tornar real esta possibilidade é conveniente parar para refletir sobre determinados pontos relacionados com a convivência e a nossa própria personalidade para saber se esta é ou não a decisão mais acertada. Em umComo ajudamos a descobrir como saber se está preparada/o para viver em casal baseando-se em alguns aspetos importantes.

Também lhe pode interessar: Como saber se estou apaixonado
Passos a seguir:
1

Viver em casal representa o aspeto mais fundamental sobre a independência relativamente aos nossos pais, não só porque estamos debaixo do seu teto mas também porque além disso assumimos as despesas econômicas que este tipo de vida representa. Um dos aspetos mais importantes que deve ter em conta para saber se esta pronta/o para viver em casal é o aspeto financeiro. Podem dar este passo juntos? Têm capacidade econômica para cobrir as despesas do dia a dia? Responder a estas perguntas é importante.

2

O aspeto anterior pode parecer um pouco material, mas viver em casal representa uma mudança de mentalidade. Agora tudo é entre dois, as decisões não se tomam de forma individual, os temas importantes são discutidos em casal e a opinião do outro é importante. Deve refletir se entre si e o seu noivo/a existe uma comunicação suficientemente boa para alcançarem esta meta.

3

O seu noivo é uma pessoa colaboradora? Está acostumado a ajudar nas tarefas do lar? É alguém com quem se possa contar? O tempo da Cinderela já lá vai e agora a mulher trabalha tanto como o homem por isso as tarefas do lar devem ser feitas entre os dois e é importante que os dois estejam conscientes disso. Cozinhar, limpar a casa, esvaziar o lixo, ser atencioso para com o outro, manter a ordem. Este tipo de temas deve ser abordado antes de começar uma vida juntos, se sabe que o seu noivo não participará, tem duas opções, assumir que terá de fazer estas tarefas sozinhas ou não dar este importante passo até que tenham chegado a um acordo que beneficie os dois.

4

Viver em casal significa partilhar, e este é um ponto chave para o conseguir fazer com sucesso. Partilhar não apenas os bens materiais, mas também o dia a dia, as experiências positivas e oferecer apoio nas negativas. A cumplicidade e a negociação não podem faltar quando se começa uma vida em comum com outra pessoa.

5

Como resolver os conflitos? Como comunicar? Se as suas discussões acabam sempre em gritos e agressões verbais a ideia de viverem juntos e simplesmente uma má ideia. Quando está envolvido com alguém e cada um tem a sua casa existem formas de acalmar o ambiente perante um problema, mas na mesma casa se não sabe como resolver os conflitos, a tensão pode ficar no ar durante dias, convertendo-se em algo insuportável. É importante que analise este aspeto para saber se estão prontos para viverem juntos.

6

Devem ter algumas coisas em comum para viverem juntos, porque no final de contas estarão a partilhar o mesmo espaço. Mas além disso é importante ser paciente com o seu companheiro/a e trabalhar a tolerância e o respeito. Tenha em conta que ambos vêm de educações diferentes e que cada um prefere fazer as coisas do seu jeito, o equilíbrio é fundamental, se não existe na sua relação este é um passo que deve pensar muito bem antes de o dar.

7

Não tome nenhuma decisão sobre pressão, se o seu noivo lhe pediu para viver em casal mas não está segura peça-lhe tempo para pensar. Se ele realmente a ama entenderá que para si é um passo sério e importante que merece uma boa analise, não tenha medo de dizer que não se não se sente segura.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se estou preparada para viver em casal, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário sobre Como saber se estou preparada para viver em casal

Voltar ao topo da página