Entender o amor

Como saber se estou apaixonada ou amando

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 5 novembro 2019
Como saber se estou apaixonada ou amando

Se você é uma das pessoas que acredita que nunca se apaixonou, mesmo já tendo tido relacionamentos com algumas pessoas, não se preocupe. O amor é algo muito subjetivo e cada pessoa vive o sentimento de um jeito diferente. No entanto, existem algumas mudanças emocionais que todas sentimos quando nos apaixonamos. Também devemos ter em conta que a paixão inicial, o momento em que você está conhecendo a pessoa e iniciando o relacionamento, não é a mesma passados vários meses ou até mesmo anos. O amor de verdade é sentido do início ao fim, mas muitos casais terminam antes de experienciar essa alteração no modo de ver o parceiro. Nesse artigo do umCOMO, ajudamos a esclarecer essa dúvida intemporal: Como saber se estou apaixonada por alguém? Continue lendo e descubra!

Também lhe pode interessar: Como saber se estou apaixonado

Índice

  1. O que significa borboletas no estômago?
  2. Coração acelerado
  3. Emoções alteradas
  4. Você quer estar junto da pessoa
  5. Você se preocupa
  6. Idealizar a outra pessoa

O que significa borboletas no estômago?

Quantas vezes escutamos a famosa expressão "borboletas no estômago" quando alguém se apaixona? Na verdade, esta expressão é uma referência à sensação de nó no estômago que sentimos quando gostamos de alguém, sobretudo na fase inicial do relacionamento. isto não é mais do que uma reação mediante os nervos que sentimos quando conhecemos alguém a nível sentimental.

O estômago é conhecido como o segundo cérebro, uma vez que também possui neuronas. Os dois combinados reagem e produzem essa sensação de formigamento no estômago, ou até mesmo nó. Os primeiros encontros são muito excitantes e emocionantes e é normal sentir nervosismo nesses momentos. É por isso que, nos primeiros dias ou até mesmo semanas, sentimos borboletas no estômago cada vez que vemos essa pessoa.

Coração acelerado

Se as borboletas no estômago já são populares, quem não lembra do coração acelerado? Outra das sensações que temos quando nos apaixonamos por alguém é o batimento cardíaco mais rápido que o normal. Parece mesmo que vai sair correndo do peito! isto também se deve a uma combinação de excitação e nervosismo.

Se te chega uma mensagem no Whatsapp, uma chamada ou qualquer notificação dessa pessoa, o seu coração dispara e o mesmo acontece quando você vai encontrá-la.

Seu coração pode não se acelerar demasiado e apenas "saltar uma batida", um momento em que você fica sem fôlego e cheia de emoção. Quando o coração bate mais rápido, recebemos mais oxigênio e, por isso, nossa respiração também aumenta por momentos.

Como saber se estou apaixonada ou amando - Coração acelerado

Emoções alteradas

Durante a fase em que a pessoa se está apaixonando, suas emoções vão mudando. No início, nos sentimos eufóricas e emocionadas: somos uma explosão de sentimentos de alegria, nervos e exaltação.

Com o passar do tempo, as emoções vão se equilibrando e, embora continuemos atraídas e sentindo afeto pela pessoa especial, já não ficamos nervosas.

No início, é até normal sentir alterações que afetam o nosso estado, como a perda de apetite. À medida que o tempo vai passando, as emoções se equilibram e dão lugar a uma relação com menos euforia e mais calma, embora igualmente cheia de amor.

Você quer estar junto da pessoa

É normal que, durante os primeiros dias, semanas ou até mesmo meses, você queira passar muito tempo junto da pessoa que você gosta.

Para que o relacionamento seja duradouro e saudável, você deve dividir seu tempo sozinha ou com amigos e com essa pessoa, evitando assim que a relação se torne dependente.

Quando você se apaixona, quer estar junto da pessoa amada todos as horas de todos os dias. No entanto, se apaixonar de verdade, amar alguém genuinamente, significa querer continuar compartilhando a sua vida com essa pessoa. Quando você se apaixona por alguém, não necessita passar todo tempo pensando nele ou possuí-lo a toda a hora, mas sim o contrário: você quer que a pessoa siga a vida dela, que tenha a sua liberdade e que compartilhe os momentos dela com você. Este momento marca a diferença entre uma paixão passageira e um amor verdadeiro, o amor incondicional com respeito e liberdade.

Se apaixonar de verdade não significa possuir uma pessoa e não deixar ela fazer o que quer por necessidade de passar todo o tempo junto a ela. Significa o oposto, que cada um tenha a sua vida e que escolham compartilhá-la.

Como saber se estou apaixonada ou amando - Você quer estar junto da pessoa

Você se preocupa

À medida que o relacionamento avança, outra coisa que acontece é a sua crescente preocupação: essa pessoa significa cada vez mais para você. Embora no princípio você também se preocupe com ele ou ela, à medida que os anos e messes passam, os problemas dessa pessoa se tornam seus, e isso é amor de verdade.

Idealizar a outra pessoa

Quando você se apaixona no início de uma relação, está idealizando a outra pessoa. Você acredita que é a melhor pessoa para passar o resto da vida a seu lado e que é perfeita. Contudo, esta sensação não permanece para sempre.

Apaixonar-se de verdade não significa encontrar a pessoa perfeita, já que ela não existe. Quando você ama de verdade, sabe que a outra pessoa tem os seus defeitos, quer você goste ou não, mas você continua do lado dela e ama do jeito que ela é.

É muito frequente que, quando nos cai a venda dos olhos e vemos os defeitos dessa pessoa, tentamos que ela mude e que volte a ser como era. Mas, na verdade, essa essa pessoa sempre foi assim, apenas você estava olhando com olhos diferentes. Se você quer que essa pessoa mude, talvez essa não seja apessoa ideal para você.

O que você sente quando está amando alguém de verdade é um carinho incondicional por essa pessoa, apesar de conhecer os defeitos dela.

Como saber se estou apaixonada ou amando - Idealizar a outra pessoa

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se estou apaixonada ou amando, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Angela Moreira
Amor de verdade ou paixão?
1 de 4
Como saber se estou apaixonada ou amando