Partilhar

Como saber se devo ir ao sexólogo

Como saber se devo ir ao sexólogo

Por vezes temos problemas na nossa vida sexual e, em vez de recorrermos a uma consulta de um especialista para que nos ajude a superar o dito problema, deixamos passar sem dar muita importância. No entanto, do mesmo modo que quando lhe dói os dentes vai ao dentista ou quando sente algo estranho no seu corpo vai ao médico, se existe alguma disfunção na sua vida sexual deve recorrer ao médico especialista: o sexólogo.

Este médico profissional ajudará a superar qualquer alteração que possa existir no terreno sexual (disfunção erétil, vaginismo, etc) assim como também lhe dará a informação que precisa. Neste artigo do umComo dizemos-lhe quando deve ir a um sexólogo para que cuide de si como você merece.

Também lhe pode interessar: Como saber se estou viciado em masturbação

O trabalho de um sexólogo

Para quer serve um sexólogo? Este médico especializado no campo da sexualidade sobre três campos essenciais: a educação sexual, o aconselhamento e a terapia. O primeiro deles encarrega-se de oferecer a informação necessária e resolver dúvidas das pessoas que recorram à consulta, o segundo é indicado para aconselhar o paciente em concreto ou a pessoa com o objetivo de melhorar a sua vida sexual e o último campo é indicado para tratar algumas disfunções ou problemas que possam acontecer na cama.

Encontramo-nos numa sociedade que não presta atenção nem dá importância aos problemas que podem surgir no sexo, mas no umComo queremos reafirmar que, tal como recorremos a um médico quando não estamos bem, temos que recorrer a um sexólogo quando existe alguma coisa no sexo que não funciona. Este profissional médico é especialista neste campo e, assim sendo, poderá oferecer-lhe a ajuda que precisa para resolver qualquer alteração que esteja vivendo.

Antes de nada deve saber que NÃO está sozinho. Existem muitas pessoas ou casais que têm quebras sexuais e que podem ver-se parados ou bloqueados para resolver estes problemas. Não somos peritos neste tema e, além disso, temos que recordas que intervêm outros aspetos de índole psicológico (medo, auto-estima, etc) que podem afetar as boas práticas. por isso é importante que visite uma consulta de um especialista que pode aconselhá-lo e ajudá-lo.

Como saber se devo ir ao sexólogo - O trabalho de um sexólogo

Quando devo ir ao sexólogo

Uma vez esclarecida a função deste especialista, em seguida vamos indicar-lhe alguns momentos que ajudarão a determinar quando deve ir ao sexólogo. Existem diferentes situações e disfunções que podem tratar-se recorrendo a este profissional, portanto, no umComo recomendamos que caso se encontre em alguma das seguintes situações contate um sexólogo:

  • Informação sexual

Existem pessoas, sobretudo jovens, que estão um pouco perdidos sobre temas sexuais tais como os métodos contraceptivos, as doenças de transmissão sexual ou, inclusivamente, a sua própria identidade sexual. Durante a adolescência é quando o sexo começa a ser descoberto e costumam aparecer muitas dúvidas sobre isso, dúvidas essas pode podem ser esclarecidas por um sexólogo.

  • Melhorar as relações sexuais

Existem algumas pessoas que não se sentem bem com a sua vida sexual, seja porque motivo for. Recorrer a um sexólogo nestes casos pode ser muito útil porque ajuda-o a melhorar aspetos da sua vida sexual e a atrever-se a descobrir outros terrenos que certamente irá adorar. Nesta sessão pode falar sem tabus sobre a intimidade do casal, fazer críticas e escutar o profissional para que dê o seu ponto de vista e o aconselhe.

É provável que recomende inovar na cama experimentando diferentes fantasias, brinquedos sexuais, prolongar os preliminares, etc. Dependendo da situação de cada casal, o especialista aconselhará diferentes técnicas de forma a melhorar a vossa vida.

  • Problemas psicossexuais

Um sexólogo também é o médico recomendado para tratar alguns problemas que têm a ver com temas psicológicos. Nesse sentido, a sessão será focada mais para a terapia sexual que ajudará a superar esse baixo ânimo e voltar a recuperar a segurança e a vontade de fazer sexo.

Esta situações costuma acontecer quando ocorre algo na relação que possa afetar a auto-estima ou a segurança em si mesmo (por exemplo uma infidelidade, uma traição, etc) mas também pode acontecer por estar a passar um momento de estresse, se passou por uma situação complicada ou se tem um excesso de problemas na sua vida pessoal.

No sexo tudo está relacionado e se não está bem consigo mesmo ou com a outra pessoa, certamente isso irá notar-se na cama. O sexólogo encarregar-se-á de tratar esta alteração psicológica para procurar restaurar o estado anímico normal.

Como saber se devo ir ao sexólogo - Quando devo ir ao sexólogo

Disfunção que um sexólogo pode tratar

Além de poder dar conselhos, informação e tratar aspetos que tenham a ver com conceitos psicológicos, um sexólogo também se encarrega de tratar outras disfunções que acontecem no campo sexual e que afetam a vida passional do casal. Em seguida mostramos-lhe as alterações que mais costumam ser tratadas por estes especialistas:

  • Disfunção erétil: falamos desta patologia quando o homem não é capaz de conseguir manter uma ereção. Neste tipo de situação é importante que os dois membros do casal estejam unidos e se apoiem para tentar solucionar esta circunstância.
  • Desejo sexual hipoativo: isto acontece quando uma pessoa não tem vontade de fazer amor de forma regular e continuada. As causas podem ser várias (desde incompatibilidade sexual, falta de comunicação ou inclusivamente estresse) e nestes casos um sexólogo pode ajudar a que você fale sem tabus e possa desfrutar ao máximo desta parte tão vital da vida.
  • Ejaculação precoce: quando um home tem u orgasmo e expulsa o sêmen de forma muito rápida e sem o conseguir controlar, é deste tipo de disfunção que falamos. É uma das mais comuns e que podem ser tratadas por um sexólogo.
  • Anorgasmia: as pessoas que são incapazes de chegar ao orgasmo dizem-se pessoas que sofrem de anorgasmia, um tipo de condição que afeta sobretudo as mulheres e que entre as suas causas podemos encontrar motivos emocionais, baixa auto-estima, falta de desejo sexual, etc.
  • Vaginismo: as pessoas que sofrem desta condição sentem um espasmo de forma involuntária na vagina quando se tenta penetrar, impossibilitando assim o ato sexual.

Qualquer desta condições pode ser tratada na consulta de um especialista que ajudará a superar qualquer trauma ou situação física, conseguindo fazer com que volte a desfrutar plenamente da sua vida amorosa.

Como saber se devo ir ao sexólogo - Disfunção que um sexólogo pode tratar

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se devo ir ao sexólogo, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário sobre Como saber se devo ir ao sexólogo

1 comentário
Jovelino Oliveira
Boa tarde, eu tô com poblemas de desanimado triste desmotivado tem dias que estou bem tem dias que estou mal, nem vontade de fazer sexos eu não tenho mais, como faço p favor mim responde!

Como saber se devo ir ao sexólogo
1 de 4
Como saber se devo ir ao sexólogo

Voltar ao topo da página