Como reconhecer e lidar com uma chantagem emocional

Como reconhecer e lidar com uma chantagem emocional
Imagem: aztecanoticias.com.mx

A chantagem emocional, ou chantagem psicológica, é uma estratégia usada por pessoas próximas de si que, para obterem o que pretendem, manipulam os seus sentimentos, induzindo-lhe sentimentos de culpa, pena e remorsos que, na verdade, não deveriam existir.

É uma forma desleal de persuadir outra pessoa a agir de uma determinada forma, fazendo chantagem através dos seus sentimentos e emoções.

É muito importante saber identificar este tipo de comportamento e não se deixar corromper por ele. Em umComo.com.br explicamos-lhe como reconhecer e lidar com uma chantagem emocional.

Frases usuais de um chantagista emocional

Os chantagistas emocionais são, normalmente, pessoas inteligentes que conhecem bem os pontos fracos de seus alvos. Por isso, recorrem muitas vezes a frases que consideram ser significativas para a outra pessoa, de forma a fazê-la sentir-se mal e adequar o seu comportamento ao que o chantagista pretende.

Você poderá ouvir frases como:

- "Como você tem coragem de fazer isso comigo?";

- "Eu não mereço isso...";

- "Depois de tudo o que fiz por você é assim que você me trata";

- "Se você me amasse fazia isso por mim";

Choro

Outra estratégia muito usada pelo chantagista é o choro, numa tentativa de provocar pena e sentimento de culpa. Você não concorda com algo e já está... o chantagista começou chorando, dizendo-se muito machucado com você.

Ameaças

Muitas vezes o chantagista recorre também a ameaças, tentando produzir medo na outra pessoa. Ameaças que não precisam ser físicas, mas sim psicológicas: "Você vai-se arrepender"; "Se fizer assim, vai ver o que eu faço depois..."; etc.

Identificar o chantagista

Antes de mais, é importante que você identifique se está perante um chantagista emocional. Todos nós temos, dentro de nós, um pouco desse "cara", quando fazemos olhinhos tristes ou pedimos "por favor, eu mereço isso...". Há que saber reconhecer quando alguém passa a barreira do "normal" para o "chantagista".

Reflita sobre o modo como a pessoa o está tratando, sobre a frequência com que estratégias dessas estão sendo utilizadas e sobre o modo como você está-se sentindo com isso. Quando você se começa a sentir mal muitas vezes, sempre sentido que dá pouco de si, que não faz nada correto, então talvez você esteja mesmo se deixando embarcar em uma chantagem emocional.

Desenvolva a sua inteligência emocional para identificar o chantagista.

Lidar com a situação

Quando você estiver perante uma situação de chantagem emocional, pare e pense. Se estiver sobre muita pressão e não conseguir dar uma resposta, diga simplesmente "Eu vou pensar e depois falamos". Se prepare, fundamente suas respostas e volte seguro de si!

Saiba dizer "basta"! Relembre-se de todos os motivos pelos quais a outra pessoa não está sendo justa e diga para ela.

Não ceda, explique seus pontos de vista e o porquê de você não concordar com a situação e enfrente o chantagista. Ele perceberá que sua estratégia não está mais tendo efeito.

Não tenha medo de lutar pelo que acredita e de enfrentar a outra pessoa. Afinal, é conversando que nos entendemos e conseguimos chegar a um consenso favorável a ambos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como reconhecer e lidar com uma chantagem emocional, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.