Partilhar

Como não me esquecer de tomar a pílula

Como não me esquecer de tomar a pílula

A pílula anticoncepcional continua sendo, há muito tempo, o método contraceptivo mais utilizado e mais eficaz do mundo. Isso não significa que tomar pílula seja algo que esteja livre de seus problemas. A oscilação de horário e o esquecimento de tomar a mesma provocam quebras na regularidade, diminuindo a eficácia do comprimido. Por isso, uma pergunta ronda a cabeça de mulheres de várias idades: Como não esquecer de tomar a pílula?

Passos a seguir:
1

O primeiro cuidado a ter com esse método contraceptivo é certificar-se de que você está tomando a pílula certa para você. Para isso, é necessário consultar um especialista. Apesar de ser um método contraceptivo extremamente eficaz, a pílula tem muitas contraindicações e deve ser administrada com cuidado.

2

Já se certificou de que está tomando a pílula ideal para você? Então, agora é hora de evitar de tomar a pílula “antes de dormir”: isso mesmo! Na correria do dia a dia, a pílula muitas vezes acaba sendo esquecida. Um dos erros mais comuns é tomá-la “antes de dormir”; primeiro, porque se você dorme cada dia em um horário, vai tomar a pílula cada dia em um horário. Segundo, porque você vai demorar muitas horas para se lembrar de tomá-la, já que estará dormindo por um período de tempo. Fuja desse risco! Nada de se programar para tomar a pílula “antes de dormir”.

3

O ideal é escolher um horário pela manhã para tomar o comprimido. Assim, você terá muito tempo para se lembrar dele caso tenha passado do horário sem perceber (a chance de se lembrar antes que passem as primeiras 12 horas é bem grande, diferente do que ocorre se você se esquece de tomar antes de dormir). Outro bom motivo para ingerir a pílula de manhã é que a ingestão de bebida alcoólica em certas quantidades, próxima ao horário da pílula, também diminui a sua eficácia. Ou seja, nada de tomar a pílula e ir para a balada em seguida, certo?

4

Caso tenha esquecido de tomar a pílula, não entre em desespero: assim que se lembrar, tome-a. Se você só se lembrar de tomar a pílula do dia anterior no horário de tomar a pílula atual, não tem problema: ingira as duas ao mesmo tempo.

5

Caso tenham se transcorrido mais de 12 horas entre o horário marcado para tomar a pílula e a efetiva ingestão da mesma, a eficácia do método contraceptivo pode ser afetada. Nesses casos, é preciso prestar bastante atenção à semana da cartela: se você esquece de tomar a pílula na primeira semana, há certo risco de engravidar. Tome a pílula assim que se lembrar e use por 7 dias a camisinha masculina ou feminina (“método de barreira”). Caso o comprimido seja esquecido durante a segunda semana da cartela, a utilização do método de barreira não é imperativa, a não ser que mais de uma pílula seja esquecida durante essa semana. Na última semana é quando o risco volta a ser maior: nesse caso, é necessário utilizar o método de barreira e não dar intervalo ente a cartela atual e a posterior, tomando-as continuamente.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como não me esquecer de tomar a pílula, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Conselhos
  • Consulte o seu ginecologista para que este a informe sobre lhe diga qual é a pílula mais indicada para si.

Escrever comentário sobre Como não me esquecer de tomar a pílula

1 comentário
Patricia Machado
Bom dia tomo pilula minigeste a2 meses e esqueci tomar a de ontem as 21h e só poderei tomar as 15h pois não a tenho comigo ... Estou na última semana puja segunda era a última pilula da saqueia ... Não tenho tido relações à um mês .. Como faço ? Tomo uma mal possa ou duas na hora habitual ? Queria fazer a pausa acho que não há problema como não tive relações não há perigo ...
Editor umComo.com.br
Oi Patricia, então você toma a pílula esquecida assim que se lembrar, no seu caso às 15h e depois toma o outro comprimido à hora habitual. Uma vez que não teve relações sexuais pode fazer a pausa à mesma, no entanto se durante a pausa tiver relações sexuais deverá utilizar outro método contraceptivo como a camisinha. Obrigada pelo comentário e espero ter esclarecido as duas dúvidas :)

Como não me esquecer de tomar a pílula
Como não me esquecer de tomar a pílula

Voltar ao topo da página