Como melhorar a auto-estima do companheiro

Como melhorar a auto-estima do companheiro
Imagem: seligamulher.com.br

A auto-estima é uma das peças fundamentais para a felicidade em diversas áreas da vida. Afinal de contas, não adianta amar alguém que não se ama. Embora seja o chamado “amor próprio”, existem coisas que podemos fazer para melhorar a auto-estima do companheiro. Nesse artigo da umComo, confira as melhores maneiras de aumentar o amor próprio do outro e, com isso, melhorar o relacionamento.

Passos a seguir:
1

Não deixe que seu companheiro tenha uma atitude vitimista. Nem sempre as coisas dão certo. Às vezes, por mais que tomemos cuidado no planejamento e execução de algo, a coisa simplesmente não funciona. É assim para todo mundo. Não deixe que seu parceiro fique se lamentando sobre o como ele é azarado e infeliz, e que nada na vida dele dá certo. Ficar triste é uma coisa, se lamentar eternamente é outra.

2

Sonhos são bons, mas se esforce para aquilo virar realidade. Todo mundo tem algum sonho que já é impossível de realizar por diversos fatores. Sonhos são bons, e não há problema em perder um tempinho imaginando se aquele sonho impossível fosse verdade. Mas é preciso que a realidade sempre seja a prioridade. Não deixe que o seu companheiro sempre seja a pessoa que fica sonhando, sem nunca se esforçar para tornar aquilo real.

Imagem: solucaoperfeita.com
3

Conheça de verdade quem ele é. Não adianta esperar coisas que nunca irão acontecer, correto? É o tipo de frustração que dá para se livrar. E, uma das maneiras de fazer isso, é conhecendo a pessoa que está do nosso lado. Ficar exigindo qualidades e atitudes que a ṕessoa simplesmente não possui só vai frustrar o relacionamento e jogar a auto-estima do seu companheiro no chão, já que ele vai querer te agradar e nunca vai conseguir.

4

Cuidado com as críticas. Todo adulto bem resolvido deve saber lidar com as críticas. Afinal, nem sempre nosso trabalho ou atitude agradam. Mas para quem critica, a moderação é importante. Imagine que chato deve ser ficar com alguém que só sabe reclamar, falar dos pontos negativos e apontar defeitos em qualquer coisa? Impossível agradar alguém assim, né? Seu companheiro vai ficar desesperado, esperando uma aprovação sua, mas são sempre críticas. Então, se quer melhorar a auto-estima do companheiro, critique, mas sempre com moderação e carinho, utilizando palavras doces, ao invés de sentir prazer em procurar defeitos.

Imagem: trifm.com.br
5

Elogie. Elogie o cabelo, as unhas ou alguma habilidade que você ache interessante no seu companheiro. São essas coisinhas pequenas que podem fazer toda a diferença. Procure coisas para elogiar, foque sempre nos pontos positivos da pessoa. Isso vai levantar a auto-estima do seu companheiro e fazer um enorme bem para a relação, já que agora não se procuram defeitos, e sim elogios de coisas pequenas.

6

Nunca deixe de viver sua vida. Uma pessoa com a auto-estima baixa tende a ficar insegura com tudo. E essa insegurança pode fazer com que o casal deixe de fazer qualquer coisa que possa despertar o ciúme em um dos dois lados. Só que esse isolamento não traz benefícios a ninguém. Ao abrir mão das coisas que costumava fazer, simplesmente para agradar o companheiro, é natural que, após um tempo, essa frustração seja descontada nele. E seu companheiro, por sua vez, vai ficar com a auto-estima cada vez mais destruída tentando te agradar.

Imagem: amulherquemanda.sapo.pt

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como melhorar a auto-estima do companheiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.