Partilhar

Como manter uma relação estável

Como manter uma relação estável

Parece que todos querem procurar a sua cara-metade, e formar uma relação estável. Não se trata de um trabalho fácil, e há diferentes fatores que entram em jogo e que podem ser a diferença entre atingir o objetivo ou ficar a meio do caminho. Atualmente, com as redes sociais e os novos meios de comunicação, as relações parecem ter-se tornado mais esporádicas e, de certo modo, mais digitais. No entanto, ter claras algumas coisas pode ser determinante para ter um relacionamento, conservá-lo e fazer com que a relação cresça. Se você for das pessoas que procuram algo sério, deixando de lado o esporádico ou passageiro, neste artigo de umComo.com.br explicamos como manter uma relação estável.

Também lhe pode interessar: Como salvar uma relação amorosa

Não se conforme

Inicialmente, a maioria das pessoas tem a ideia de que quando decidimos ter um parceiro, é porque estamos apaixonados ou essa pessoa nos atrai muito. No entanto, não é raro encontrar alguém que costuma se conformar com a primeira pessoa que aparece na sua vida. Se a pessoa com a qual decidimos ficar não nos completa, ou se nós não completamos o nosso parceiro, dificilmente a relação durará. Temos que valorizar o nosso parceiro e nos sentirmos valorizados por ele, e se duas pessoas não se completam mutuamente, existe um vazio que mais cedo ou mais tarde acabará destruindo a relação. Você não deve ter a sensação de que está com a pessoa que tem na frente porque não é capaz de conseguir nada melhor ou porque simplesmente se acomodou, porque uma relação implica muitas coisas.

Conhecer-se leva tempo

Seguindo o ponto anterior, é possível conhecer uma pessoa com a qual não tenha se sentido atraído à primeira vista. De fato, muitas pessoas começam a sair muito tempo depois de se terem conhecido. Isto pode acontecer, porque ocorre uma nova situação que nunca antes havia ocorrido, ou porque as pessoas se conhecem melhor ou vivem uma experiência juntos que acende uma faísca que nunca existiu antes. Quando iniciamos uma relação e queremos conseguir um relacionamento estável, o importante é conhecer-se mutuamente, e isso leva tempo.

Como manter uma relação estável - Conhecer-se leva tempo

A pressa não é amiga

Conhecer leva tempo, e conseguir um relacionamento estável também. Apesar de não existirem segredos ou regras estabelecidas, algumas relações podem ser ruins por acontecerem rápido demais. Para entender melhor isto, poderíamos traçar várias linhas imaginárias, e cada uma implica em subir mais um degrau na relação. Se passarmos do primeiro nível para o quinto muito depressa ou, inclusive, pularmos alguns dos passos anteriores, chegar ao ponto de conseguir um relacionamento estável poderá ser muito complicado. Cada relação pode ser desenvolvida de uma forma diferente, mas tratar de saborear cada novo passo que damos junto ao nosso parceiro é algo que deve ser desfrutado.

Como manter uma relação estável - A pressa não é amiga

A confiança

A confiança é um dos passos que explicávamos no ponto anterior. A confiança é um dos objetivos a serem atingidos na relação, pois é algo que se consegue com o tempo. Mais uma vez vemos que, para construir um relacionamento estável, temos que repassar os pontos anteriores, para ver que tudo se encaixa e tem seu sentido. A confiança é um dos bens mais preciosos em uma relação, e também um dos mais difíceis de conseguir. A confiança é acreditar em seu parceiro, deixar o ciúme de lado, obtendo um nível mútuo de liberdade que, ao mesmo tempo, une vocês mais do que nunca. Construir um relacionamento estável é impossível sem confiança, porque é como viajar em um carro com uma roda esvaziando.

Como manter uma relação estável - A confiança

Pensar em um futuro

Alguém que deseja construir um relacionamento estável é alguém que vive no presente desfrutando cada momento, mas que olha para o futuro, pensando em planos e projetos com seu parceiro. Se tudo o que foi dito anteriormente funcionou, duas pessoas que gostam uma da outra pensarão em traçar uma viagem juntos que vai bem além de uma viagem de ida e volta. É uma viagem longa que precisa de esforço e sacrifício, mas que tem a vantagem de ser feita acompanhado. Pensar no futuro é confiar na relação e é um sinal de que nos importa formar uma relação da melhor forma que sabemos, garantindo que fazemos e faremos as coisas direito. Ao mesmo tempo, pensar no futuro ajuda-nos a manter um relacionamento estável, porque podemos saber que caminhos queremos seguir e quais devem ser evitados.

Neste artigo poderá encontrar algumas dicas para viver em casal.

Como manter uma relação estável - Pensar em um futuro

Aceitar defeitos, apreciar virtudes

Se realmente quisermos manter uma relação estável, deveremos olhar para a pessoa à nossa frente e assumir que não é perfeita e que nunca será, bem como você também não é e não será. A magia está em saber ver aquelas virtudes que fazem do nosso parceiro uma pessoa especial e que nos atraem, bem como aceitar e tratar de entender os seus defeitos, assumindo que todos nós temos defeitos. Isto permite-nos, ao mesmo tempo, admirar as coisas do nosso parceiro e tratar de aprender com elas. De certa forma, é uma forma de criar empatia, o que é algo difícil de atingir, mas muito desejável pela maioria das pessoas que procuram construir uma relação estável. Entender-se leva tempo, mas quando se consegue, um olhar pode substituir qualquer palavra.

Como manter uma relação estável - Aceitar defeitos, apreciar virtudes

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como manter uma relação estável, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário sobre Como manter uma relação estável

Como manter uma relação estável
1 de 6
Como manter uma relação estável

Voltar ao topo da página