Partilhar

Como lidar com um amor platônico

Por Ana Caseiro. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como lidar com um amor platônico
Imagem: umjeitomisticodeser.blogspot.com

Amor platônico é, por definição, um amor puro, genuíno e absolutamente desprovido de interesse, até mesmo sexual.

Este amor centra-se e fundamenta-se nos atributos intelectuais e sentimentais de alguém e não nos seus atributos físicos, colocando a virtude no centro do sentimento. Este amor é casto e especial, repleto de afetos simples e unicamente sentimentais.

Correntemente é considerado um amor impossível e inalcançável, possível de viver apenas em sonhos, pelo que acaba trazendo sofrimento e frustração.

Se você está vivendo um amor assim, saiba nesse artigo de umComo.com.br como lidar com um amor platônico.

Também lhe pode interessar: Frases de amor

Reconheça o amor platônico

Para conseguir lidar com um amor platônico, você deverá primeiro reconhecê-lo. Tenha em conta o seu sentimento e as circunstâncias do mesmo, analise as possibilidades de concretizar e viver esse amor e analise se efetivamente se trata de um amor platônico, impossível.

Se considerar que sim, tente seguir em frente! Mentalize-se de que se trata de um belíssimo sentimento mas que este só lhe trará sofrimento e frustração e que jamais a levará a algum lado. Supere e parte para outra!

Como lidar com um amor platônico - Reconheça o amor platônico
Imagem: temporadadasflores.com

Se relacione com novas pessoas

Geralmente pessoas que experienciam um amor platônico apresentam características comuns como timidez, baixa auto-estima, pouca vida social ou um passado doloroso, pelo que acabam se refugiando em um amor platônico, que lhe permite vivenciar um amor de fantasia e desfrutar de sentimentos que, na realidade, não existem.

Desta forma, é importante que você tente combater essas características, que aprenda a gostar mais de si, a valorizar-se e a reconhecer-se como alguém de valor! É fundamental que alargue suas relações sociais, dessa forma irá ganhar mais confiança em si e nas suas relações interpessoais e acabará conhecendo mais gente, quem sabe o seu verdadeiro e possível amor!

Se, por algum motivo, não se sente capaz de o fazer sozinha, procure ajuda... seja um amigo, um familiar ou até mesmo um psicólogo! O importante é que você se abra para alguém e que supere essa fase menos positiva da sua vida!

Como lidar com um amor platônico - Se relacione com novas pessoas
Imagem: lembrancasdesencapadas.com

Dê tempo ao tempo

Como acontece em todo o amor não correspondido ou em relações que terminaram, o tempo acaba curando tudo! Por mais que pareça difícil, que seja doloroso e que você pense que jamais irá passar... acredite, tudo passa! O tempo é seu melhor conselheiro e aliado e, quando você menos esperar, terá feito seu trabalho!

Aos poucos você vai-se distraindo desse amor que a consome, vai desligando um pouco mais a cada dia e, quando der por ela, não passará de uma doce lembrança, de um sentimento nostálgico ou até mesmo de uma memória de humor!

E enquanto isso... deixe seu coração aberto para novos sentimentos, novas pessoas, novos amores!

Como lidar com um amor platônico - Dê tempo ao tempo
Imagem: tudosou.blogspot.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como lidar com um amor platônico, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário sobre Como lidar com um amor platônico

Como lidar com um amor platônico
Imagem: temporadadasflores.com
Imagem: lembrancasdesencapadas.com
Imagem: tudosou.blogspot.com
1 de 4
Como lidar com um amor platônico

Voltar ao topo da página