Partilhar

Como lidar com um amor platônico

Por Ana Caseiro. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como lidar com um amor platônico
Imagem: umjeitomisticodeser.blogspot.com

Amor platônico é, por definição, um amor puro, genuíno e absolutamente desprovido de interesse, até mesmo sexual.

Este amor centra-se e fundamenta-se nos atributos intelectuais e sentimentais de alguém e não nos seus atributos físicos, colocando a virtude no centro do sentimento. Este amor é casto e especial, repleto de afetos simples e unicamente sentimentais.

Correntemente é considerado um amor impossível e inalcançável, possível de viver apenas em sonhos, pelo que acaba trazendo sofrimento e frustração.

Se você está vivendo um amor assim, saiba nesse artigo de umComo.com.br como lidar com um amor platônico.

Também lhe pode interessar: Frases de amor

Reconheça o amor platônico

Para conseguir lidar com um amor platônico, você deverá primeiro reconhecê-lo. Tenha em conta o seu sentimento e as circunstâncias do mesmo, analise as possibilidades de concretizar e viver esse amor e analise se efetivamente se trata de um amor platônico, impossível.

Se considerar que sim, tente seguir em frente! Mentalize-se de que se trata de um belíssimo sentimento mas que este só lhe trará sofrimento e frustração e que jamais a levará a algum lado. Supere e parte para outra!

Como lidar com um amor platônico - Reconheça o amor platônico
Imagem: temporadadasflores.com

Se relacione com novas pessoas

Geralmente pessoas que experienciam um amor platônico apresentam características comuns como timidez, baixa auto-estima, pouca vida social ou um passado doloroso, pelo que acabam se refugiando em um amor platônico, que lhe permite vivenciar um amor de fantasia e desfrutar de sentimentos que, na realidade, não existem.

Desta forma, é importante que você tente combater essas características, que aprenda a gostar mais de si, a valorizar-se e a reconhecer-se como alguém de valor! É fundamental que alargue suas relações sociais, dessa forma irá ganhar mais confiança em si e nas suas relações interpessoais e acabará conhecendo mais gente, quem sabe o seu verdadeiro e possível amor!

Se, por algum motivo, não se sente capaz de o fazer sozinha, procure ajuda... seja um amigo, um familiar ou até mesmo um psicólogo! O importante é que você se abra para alguém e que supere essa fase menos positiva da sua vida!

Como lidar com um amor platônico - Se relacione com novas pessoas
Imagem: lembrancasdesencapadas.com

Dê tempo ao tempo

Como acontece em todo o amor não correspondido ou em relações que terminaram, o tempo acaba curando tudo! Por mais que pareça difícil, que seja doloroso e que você pense que jamais irá passar... acredite, tudo passa! O tempo é seu melhor conselheiro e aliado e, quando você menos esperar, terá feito seu trabalho!

Aos poucos você vai-se distraindo desse amor que a consome, vai desligando um pouco mais a cada dia e, quando der por ela, não passará de uma doce lembrança, de um sentimento nostálgico ou até mesmo de uma memória de humor!

E enquanto isso... deixe seu coração aberto para novos sentimentos, novas pessoas, novos amores!

Como lidar com um amor platônico - Dê tempo ao tempo
Imagem: tudosou.blogspot.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como lidar com um amor platônico, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário sobre Como lidar com um amor platônico

O que lhe pareceu o artigo?

Como lidar com um amor platônico
Imagem: umjeitomisticodeser.blogspot.com
Imagem: temporadadasflores.com
Imagem: lembrancasdesencapadas.com
Imagem: tudosou.blogspot.com
1 de 4
Como lidar com um amor platônico

Voltar ao topo da página