Como lidar com pessoas ignorantes

Como lidar com pessoas ignorantes
Imagem: valcabral.blogspot.com

Ninguém é perfeito, mas existem pessoas que parecem se aproveitar desse ditado e são muito difíceis de lidar. Exemplo disso são as pessoas ignorantes, que podem tirar qualquer um do sério em diversas situações, seja no trabalho seja na faculdade ou mesmo dentro de casa. Para não se aborrecer, o umComo.com.br separou algumas dicas de como lidar com pessoas ignorantes.

O que é uma pessoa ignorante

Literalmente, uma pessoa ignorante é aquela que possui pouca cultura e que por isso desconhece determinados assuntos. No entanto, o problema em lidar com esses indivíduos ocorre quando eles criticam outras pessoas ou reclamam de situações que desconhecem.

O indivíduo ignorante não necessariamente desconhece tudo, mas sim, um tema em especial. Perante o seu desconhecimento, posiciona-se de forma agressiva e ofensiva ao outro, sem admitir que é um ignorante sobre o assunto.

Um dos sinônimos para ignorante mais usado é burro, porém, consiste em uma ofensa. Essa expressão tem, aliás, o seu significado mais associado ao não saber de algo por ingenuidade ou incapacidade.

Ignorante, em termos de conceito, também se refere àquela pessoa que simplesmente desconhece um assunto, sem manifestar isso com hostilidade. O indivíduo pode até mesmo taxar a si próprio dessa forma.

Como agir com indivíduos ignorantes

O mais comum é que a pessoa taxada de ignorante tenha mostrado a sua falta de cultura e/ou conhecimento com agressividade. Além disso, o sujeito pode não ser ignorante, mas estar sendo ignorante em um determinado momento.

Exemplos, infelizmente, estão em todas as partes, no motorista imprudente que não respeita outros condutores ou pedestres, assim como na pessoa preconceituosa seja a respeito da raça, da opção sexual ou mesmo do gênero.

A ignorância do indivíduo pode se manifestar com hostilidade pública ou por meio de comentários entre amigos. Quando você identificar uma pessoa ignorante, o jeito mais apropriado de lidar com ela é por meio do diálogo.

Já que o ignorante tece comentários inapropriados pela sua falta de conhecimento você pode ajudá-lo a compreender a situação, com argumentos que estejam ao seu alcance. Essa forma de lidar com pessoas ignorantes é mais fácil quando se trata de indivíduos conhecidos.

Se quem está se mostrando ignorante é um colega de trabalho, amigo ou familiar tente fazer com que ele perceba que a sua atitude é desrespeitosa ou incoerente. Porém, nem sempre se obtém sucesso e você deve ir até onde for possível.

Imagem: biaratesnoamazonas.blogspot.com

Quando ignorar pessoas ignorantes

Ignorar pessoas ignorantes é uma forma de lidar com elas. Existem momentos em que simplesmente não há argumentos possíveis, pois o próprio indivíduo faz questão de não dar atenção a eles.

Ignorar também é uma possibilidade de como lidar com pessoas ignorantes quando elas são desconhecidas. Isso vai evitar, muitas vezes, o ignorante de se tornar agressivo, ainda mais se o insulto dele for contar você.

Em determinados casos, se você é a pessoa que sofreu insulto verbal ou mesmo agressão física é possível buscar os meios legais para punir o ignorante. Ação judicial de danos morais e fazer um boletim de ocorrência na Brigada Militar são direitos seus como cidadão.

Imagem: guiadobebe.uol.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como lidar com pessoas ignorantes, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.