Como funciona o ciclo menstrual

Como funciona o ciclo menstrual

Muitas mulheres não sabem quais são seus dias mais férteis ou qual é exatamente o processo que acontece no ciclo menstrual. Explicamos para você as diferentes fases existentes (4) para poder calcular, entre outras coisas, qual é o melhor momento para ficar grávida ou inclusive preparar as suas férias sem a incomodidade da menstruação. O ciclo menstrual compreende os dias existentes entre o primeiro dia de uma menstruação e o primeiro da menstruação seguinte. Esse período costuma durar entre 21 e 35 dias, mas o mais normal são 28 dias.

Passos a seguir:
1

Começa no primeiro dia de menstruação, que pode durar entre 2 e 7 dias. Durante a menstruação desprende-se o endométrio (revestimento interior do útero) junto com uma pequena quantidade de sangue, e saem ao exterior do corpo através da vagina.

2

Após a menstruação começa a fase de pré-ovulação, que costuma durar do 8º até o 13º dia do ciclo. Durante esses dias o ovário começa a produzir estrogênios e o óvulo amadurece. No útero, o endométrio fica mais grosso.

3

Na ovulação, que acontece mais ou menos no 14º ou 15º dia do ciclo (sempre que seus ciclos forem de 28 dias) o óvulo acaba de amadurecer e é expulso do ovário. A trompa de Falópio recebe e conduz o óvulo até o útero. Se tiver relações sexuais, o óvulo e o espermatozoide podem se unir e produzir a fecundação (nesse caso, inicia-se uma gravidez). O momento mais fértil começa umas 17 horas após a ovulação.

4

Na fase da pós-ovulação, que vai do 16º até o 28º dia do ciclo aproximadamente, se o óvulo não tiver sido fecundado, desintegra-se e é expulsado através da menstruação, voltando a começar um novo ciclo.

5

Se os seus ciclos são de 28 dias, o mais normal é que você ovule perto do dia 14 do ciclo. Você estará fértil nesse dia, nos 3 ou 4 anteriores e nos 3 ou 4 posteriores - ou seja, entre o 10º e o 19º dia do ciclo.

Veja também: É possível adiantar a primeira menstruação?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como funciona o ciclo menstrual, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Conselhos
  • A ovulação pode variar de uma mulher para outra e inclusive de um ciclo para outro na mesma pessoa. Se não quiser engravidar, deve tomar medidas anticoncepcionais sempre que mantiver relações sexuais, pois uma gravidez indesejada também pode ser produzida em qualquer outra fase do ciclo.