PARTILHAR

Como funciona o ciclo menstrual

Como funciona o ciclo menstrual

Muitas mulheres não sabem quais são seus dias mais férteis ou qual é exatamente o processo que acontece no ciclo menstrual. Explicamos para você as diferentes fases existentes (4) para poder calcular, entre outras coisas, qual é o melhor momento para ficar grávida ou inclusive preparar as suas férias sem a incomodidade da menstruação. O ciclo menstrual compreende os dias existentes entre o primeiro dia de uma menstruação e o primeiro da menstruação seguinte. Esse período costuma durar entre 21 e 35 dias, mas o mais normal são 28 dias.

Também lhe pode interessar: Como usar o coletor menstrual
Passos a seguir:
1

Começa no primeiro dia de menstruação, que pode durar entre 2 e 7 dias. Durante a menstruação desprende-se o endométrio (revestimento interior do útero) junto com uma pequena quantidade de sangue, e saem ao exterior do corpo através da vagina.

2

Após a menstruação começa a fase de pré-ovulação, que costuma durar do 8º até o 13º dia do ciclo. Durante esses dias o ovário começa a produzir estrogênios e o óvulo amadurece. No útero, o endométrio fica mais grosso.

3

Na ovulação, que acontece mais ou menos no 14º ou 15º dia do ciclo (sempre que seus ciclos forem de 28 dias) o óvulo acaba de amadurecer e é expulso do ovário. A trompa de Falópio recebe e conduz o óvulo até o útero. Se tiver relações sexuais, o óvulo e o espermatozoide podem se unir e produzir a fecundação (nesse caso, inicia-se uma gravidez). O momento mais fértil começa umas 17 horas após a ovulação.

4

Na fase da pós-ovulação, que vai do 16º até o 28º dia do ciclo aproximadamente, se o óvulo não tiver sido fecundado, desintegra-se e é expulsado através da menstruação, voltando a começar um novo ciclo.

5

Se os seus ciclos são de 28 dias, o mais normal é que você ovule perto do dia 14 do ciclo. Você estará fértil nesse dia, nos 3 ou 4 anteriores e nos 3 ou 4 posteriores - ou seja, entre o 10º e o 19º dia do ciclo.

Veja também: É possível adiantar a primeira menstruação?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como funciona o ciclo menstrual, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Conselhos
  • A ovulação pode variar de uma mulher para outra e inclusive de um ciclo para outro na mesma pessoa. Se não quiser engravidar, deve tomar medidas anticoncepcionais sempre que mantiver relações sexuais, pois uma gravidez indesejada também pode ser produzida em qualquer outra fase do ciclo.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
13 comentários
A sua avaliação:
Ana Paula Tavares
Olá minha menstruação está atrasada 3 meses, não tenho nenhum sintoma de gravidez e não me lembro a última data da minha menstruação. por favor pode me ajudar nessa dúvida ?
Editor umComo.com.br
Oi Ana Paula! Recomendo que você dê uma olhada nesse artigo: https://saude.umcomo.com.br/artigo/o-que-pode-atrasar-a-menstruacao-alem-da-gravidez-28245.html
A sua avaliação:
Jaiane
Tenho muito medo ainda n tive minha primeira metruaçao mais estou muito apavorada tenho estudado bastante sobre isso para que eu saiba o que faze quando acontecer
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Jaiane! Compreendo o seu medo, mas fica tranquila que é tudo muito simples. Nestes artigos pode encontrar mais algumas informações sobre a menstruação:
https://educacao.umcomo.com.br/artigo/o-que-fazer-se-menstruar-na-escola-20102.html
https://saude.umcomo.com.br/artigo/o-que-e-a-menstruacao-4986.html
https://saude.umcomo.com.br/artigo/quanto-tempo-dura-a-menstruacao-15029.html
Luana
Minha menstruação tá vindo adiantada durante 3/2 meses, veio adiantada em dezembro e era pra ter vindo em janeiro, aí no final de janeiro veio a que era pra vir em fevereiro e hoje (24) eu fiquei de novo menstruada o que era pra acontecer no próximo mês! O que pode ser? Gravidez?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Luana! Isso pode querer apenas significar que você tem um ciclo menstrual desregular. Para regular a menstruação confira estas informações: https://relacoes.umcomo.com.br/artigo/como-regular-a-menstruacao-4431.html
Ana beatriz
eu tiver relação com meu namora com camisinha.... aí ele gozou dentro e depois nos saiu e ele nao lavou depois de 2 Hrs Nos voltou nos teve relação dnv será qui tem risco de engravida???
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Ana! E da segunda vez que vocês tiveram relações usaram camisinha? Se não, corre o risco de engravidar sim.
Camilla
SOCORR!! Tive relações sexuais hoje, 2 dias antes da menstruação vir, a camisinha estourou, horas depois desceu um sangue (não sei se é a menstruação ) veio (Meio rosada e aguada e adiantada) posso estar gravida?
nice
Oi Sara, complementando a minha pergunta: Gostaria de saber se qdo tiver relação sem proteção em 19/02 se eu estava no período fértil, fiquei em dúvida visto q menstruei 2 vezes no mês, 02/02 a 07/02 e 15/02 a 18/02.
nice
Menstruei dia 02/02 até 07/02, depois menstruei novamente no msm mês, 15/02 a 18/02. Tive relação dia 19/02 sem proteção. Tem probabilidade de ter engravidado?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Nice! Se você teve relações desprotegidas, corre sempre o risco de engravidar. Por isso, se a sua menstruação atrasar, o melhor seria fazer um teste de gravidez para confirmar se está ou não grávida. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Ana carolina
Depois da primeira mestruação demora quanto tempo pra vim a segunda mestruação?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Ana! Isso não é bem certo, não existe agora uma data certa, até porque nas primeiras vezes é normal que a menstruação não venha regulada.
Rozangela Duarte
Parei de tomar anteconcepcional 18/09 e minha última menstruação foi dia 25/09;não tive relação sexual e meu período está atrasado,o que pode ser?
zondane Muanambane
quais são os alimentos que precipitam o ciclo menstrual
zondane Muanambane
quais são as principais causas das mutações no ciclo menstrual
Cá *-*
quem toma injeção anticoncepcional ovula e tem período fértil ?
evaristo lilmonada
A minha namorada está à 4 dias sem menstruar e queremos fazer sexo, é a melhor ocasião?
Zondane Muanambane
se for para fazer sexo sem objectivo de engravidar, na minha opinião podem começar a partir do sétimo dia ate ao 9º dia.
Como funciona o ciclo menstrual
Como funciona o ciclo menstrual

Voltar ao topo da página ↑