Como funciona o anel vaginal com dapivirine

Como funciona o anel vaginal com dapivirine

O anel vaginal é feito à base de silicone, sendo flexível e transparente. Este método anticoncepcional é inserido no fundo da vagina, onde libera doses de hormônios. Absorvidos pelo organismo estes hormônios trabalham para impedir a ovulação. A vantagem deste método anticoncepcional em relação à pílula é que apenas precisa de ser aplicado uma vez por mês. A eficácia destes produtos aumentou significativamente ao longo dos anos, tendo, hoje em dia, eficácias perto dos 100%. O problema é que o anel vaginal continua a não proteger contra doenças transmitidas sexualmente. O novo anel vaginal com dapivirine foi criado pela International Partnership for Microbicides, uma organização sem fins lucrativos. Este anel libera antirretrovirais, que combatem na replicação do vírus. Perceba com umComo como funciona o anel vaginal com dapivirine.

Anel vaginal com dapivirine

O Anel vaginal com dapivirine foi desenvolvido pela International Partnership for Microbicides, dentro dos projetos que tem vindo a desenvolver no combate à HIV. Esta organização não governamental, há muitos anos que trabalha para conceber produtos acessíveis a todas as mulheres, que possam prevenir a infeção de HIV. Este anel vaginal tem na sua composição a substância química anti-retroviral dapivirine. Este composto é já usado para combater a transmissão deste vírus de mães para filhos. Acredita-se que o novo anel tem a capacidade de proteger as mulheres deste vírus que tanto preocupa a sociedade, através da liberação de dapivirine, que interfere na replicação do vírus. Ele deve ser usado durante um mês, altura em que deve ser trocado pela própria mulher. São perto de 37 milhões, as pessoas que vivem com o vírus HIV no mundo. Cerca de metade são do sexo feminino e a maioria vive nos países da África Subsaariana.

Eficácia do anel vaginal

Este novo anel vaginal com dapivirine foi divulgado como um produto capaz de reduzir o risco de contaminação nas mulheres, por parte do vírus que provoca a HIV. Vários estudos têm sido feitos para testar a eficácia deste anel vaginal com dapivirine. Novos resultados foram publicados este mês e indicam uma redução no risco da propagação do vírus. A equipa de investigação conclui, após os últimos estudos, que o anel diminuiu em 56% a probabilidade de desenvolvimento do vírus HIV. Os valores chegam a 75% nas mulheres que testaram o seu uso durante mais tempo, sendo que eram sobretudo mulheres mais velhas.

A International Partnership for Microbicides recorreu a mais de quatro mil mulheres da África do Sul, do Uganda e do Zimbabué. Todas elas tinham entre os 18 e os 45 anos e não eram portadoras do vírus. Esta organização não governamental promete continuar a testar o aparelho e mais dois estudos serão iniciados nos próximos meses. O projeto continuará a testar o anel, tentando oferecer às mulheres um produto que se pretende que seja seguro. A associação não governamental ainda está a aguardar que o anel seja aprovado pelas autoridades reguladoras da saúde.

Como usar o anel vaginal

Este anticoncepcional é bastante fácil de usar e você só precisar de fazer uma aplicação mensal. Comece por se colocar como se fosse introduzir um tampão. Esta é uma das posições aconselhadas, mas você pode fazê-lo da maneira que se sentir mais confortável. Dobre o anel com os dedos e insira-o dentro da vagina, empurrando ele até ao fundo. No final tem de se sentir confortável para saber que o anel foi bem colocado. Aprenda a usar o anel vaginal com umComo em como usar o NuvaRing.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como funciona o anel vaginal com dapivirine, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.