Como funciona o anel vaginal

Como funciona o anel vaginal
Imagem: quoteko.com

O anel vaginal ou anel contraceptivo é um método para o controle da natalidade altamente eficaz com 99% de sucesso, as mesmas porcentagens obtidas pela pílula anticoncepcional. Sua colocação não requer ajuda médica e é um método contraceptivo ideal para as mulheres que se esquecem de tomar a pílula. Em umComo.com.br vamos explicar a você como funciona o anel vaginal e quais são suas vantagens.

Como funciona o anel vaginal

O anel vaginal funciona do mesmo modo que a pílula anticoncepcional, mas ao invés de liberar progesterona e estrogênio na corrente sanguínea, que é o que acontece quando tomamos o comprimido, o faz diretamente por via vaginal através da inserção de um anel flexível nesta região.

O anel anticoncepcional contém os hormônios, que vão sendo liberados à medida que passam os dias para serem absorvidos pelo corpo. Ao usá-lo não é necessário tomar uma pílula todos os dias para estar protegida, basta inserir o anel para conseguir os resultados desejados.

Deverá usar o anel durante três semanas exatas, retirá-lo e esperar uma semana exata para colocá-lo novamente. Todo o processo acontece nos mesmos dias da semana.

Dúvidas frequentes sobre o uso do anel vaginal

O anel vaginal, apesar de ser um método muito eficaz, costuma levantar certas dúvidas nas mulheres por não se tratar de um contraceptivo de uso tão popular. Entre as mais comuns estão:

  • Eu mesma posso colocar? Sim, você mesma coloca o anel vaginal sem a necessidade de ir ao ginecologista.
  • Posso ter sexo normalmente com o anel vaginal? Sim, seu uso não afeta em nada os encontros sexuais.
  • Estou protegida contra a transmissão de doenças sexuais? Não, só está protegida contra gravidez indesejada. O único método capaz de proteger contra as DST são os preservativos, cujo uso é recomendável principalmente em encontros de sexo casual.
  • Posso usar absorvente interno com o anel vaginal? Sim, não existe nenhum problema.
  • Sentirei ele dentro de mim? Se colocou direito não deveria sentir, pois a parte superior da vagina não possui sensibilidade. Se sente é porque não colocou direito: basta empurrar um pouco mais para dentro.
  • O anel vaginal pode se perder no meu corpo? Não, não existe a possibilidade de que isto ocorra nem quando faz exercício, nem quando pratica sexo.

Vantagens de usar o anel vaginal

O uso do anel vaginal possui várias vantagens, como por exemplo:

  • Quando coloca não precisa fazer mais nada até três semanas depois, que é quando precisa retirar. Portanto não existe possibilidade de esquecer, como acontece com a pílula oral.
  • Seus efeitos não diminuem por causa de vômitos, diarreia ou antibióticos como acontece com a pílula, pois os hormônios se absorvem por via vaginal e não gastrointestinal.
  • Trata-se de um método discreto que não interfere na sua rotina diária.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como funciona o anel vaginal, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.