Partilhar

Como funciona a terapia sexual

Por Ana Caseiro. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como funciona a terapia sexual
Imagem: sobreasaude.com.br

A terapia sexual é uma intervenção clínica que pretende compreender os motivos pelos quais existe uma disfunção sexual e, posteriormente, tratá-la. É geralmente uma intervenção breve que se foca na informação e no estímulo emocional, comunicacional e sensorial da pessoa ou casal.

A terapia sexual pode ser feita por um médico ou um psicólogo, pois a grande maioria dos casos onde se verifica disfunções sexuais têm origem no campo psicológico ou relacional / comunicacional do casal.

Veja nesse artigo de umComo.com.br como funciona a terapia sexual.

Também lhe pode interessar: Como é uma terapia de casal

Primeiras Sessões

As primeiras sessões da terapia sexual são exploratórias, ou seja, pretendem explorar e perceber a origem da disfunção sexual. Para tal são feitos questionários e entrevistas ao paciente que serão posteriormente analisadas no sentido de criar um plano de intervenção.

Se a origem da disfunção sexual for apenas psicológica, dá-se início ao tratamento. Se, por outro lado, puder ter algum tipo de causa orgânica, poderá ser necessário recorrer primeiro a exames de especialista (urologia, ginecologia, cardiologia, etc.).

Como funciona a terapia sexual - Primeiras Sessões
Imagem: tuvozentuvida.com

Restantes Sessões

Depois de diagnosticado o problema, as restantes sessões destinam-se à intervenção e solução da disfunção sexual. Estas sessões poderão ser semanais ou quinzenais e requerem a presença de ambos os parceiros, para que o trabalho possa ser mais harmonioso.

Nestas sessões é comum a prática de exercícios tanto no gabinete médico como em casa, na intimidade, tendo como intuito o aumento da capacidade comunicativa do casal, bem como da sua auto-estima.

Se o médico considerar pertinente, poderá haver lugar para consultas individuais, de forma a compreender situações, sentimentos ou posturas que podem não estar a ser reveladas perante o parceiro.

Como funciona a terapia sexual - Restantes Sessões
Imagem: discoverymujer.com

Impacto na vida do casal

A terapia sexual pode ser muito eficiente na vida de um casal, não só por tratar um problema do momento, mas também por estimular e ensinar um novo modo de estar na relação.

A terapia tem um enorme enfoque na comunicação do casal, sendo um dos seus objetivos primordiais, pois acredita que comunicar e falar abertamente com o parceiro é meio caminho para a solução de todos os problemas.

Assim, através desta intervenção é possível conhecer melhor a relação sexual entre o casal, conhecer melhor o próprio parceiro e seus gostos e desejos, perceber de que forma as rotinas e vida quotidiana poderão estar a interferir na vida sexual, etc.

Se você tem algum tipo de disfunção sexual, se nota que seu desejo sexual está diminuindo, se está tendo problemas com ereção ou lubrificação, não tenha receio... procure um especialista e melhore sua vida sexual, isso fará toda a diferença na sua relação com o seu parceiro!

Como funciona a terapia sexual - Impacto na vida do casal
Imagem: claudiagraichen.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como funciona a terapia sexual, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário sobre Como funciona a terapia sexual

Como funciona a terapia sexual
Imagem: sobreasaude.com.br
Imagem: tuvozentuvida.com
Imagem: discoverymujer.com
Imagem: claudiagraichen.com.br
1 de 4
Como funciona a terapia sexual

Voltar ao topo da página