Partilhar

Como funciona a pílula contraceptiva

Por Yuri Ferreira. Atualizado: 1 março 2018
Como funciona a pílula contraceptiva
Imagem: hypescience.com

A pílula anticoncepcional ou contraceptiva é um dos métodos contraceptivos mais consumidos pelas mulheres do mundo todo. Esse remédio, tão consumido, certas vezes tem seu funcionamento desconhecido inclusive pelas mulheres que fazem uso da tão famosa “Pílula”. Esse método contraceptivo é conhecido como um dos mais efetivos, mas também como um daqueles que mais causam malefícios à saúde da mulher que a consome. Para saber como funciona pílula contraceptiva, continue a ler esse artigo feito por umComo para você.

Também lhe pode interessar: Como funciona a pílula do dia seguinte

Como funciona a pílula contraceptiva

Nos anos 60, alguns cientistas gostariam de saber como aumentar a fertilidade das mulheres através de tratamento hormonais. Os cientistas resolveram superdosar a mulher de hormônios como progesterona, progestogênio e estrogênio. Adivinhe o que aconteceu com essas mulheres? Elas ficavam inférteis durante o processo de tratamento hormonal. Isso só se repetia. No que pensaram os cientistas? Eles descobriram finalmente um método contraceptivo (ou anticoncepcional) exclusivamente químico que não dependia, por exemplo, do coito interrompido, camisinhas ou dispositivos intrauterinos.

Ou seja, o funcionamento da pílula anticoncepcional é bastante simples. É mais ou menos assim: os hormônios que as mulheres tomam periodicamente regulam a hipófise (glândula produtora de progestogênio e estrogênio) e dois processos básicos ocorrem dentro do corpo da mulher. Primeiramente, a ovulação é interrompida e o útero se contrai levemente, tornando impossível a fecundação, pois não há óvula. Depois, existe a expansão do colo do útero, que impede a entrada de espermatozoides dentro do útero ou do endométrio. Por isso, é um dos métodos contraceptivos mais eficazes do mundo.

Precauções e efeitos colaterais

A pílula anticoncepcional é chamada assim pois é uma pílula que deve ser tomada diariamente. No entanto, existem outros métodos anticoncepcionais hormonais que podem ser tomadas. Uma boa saída pode ser a injeção hormonal, que deve ser tomada a cada mês. Ela é boa porque evita que as mulheres esqueçam de tomar algum dia e isso podendo causar uma gravidez indesejada.

Além disso, é importante falar sobre a questão da ininterrupção do consumo da pílula. Tomar anticoncepcionais pode ser muito prejudicial à saúde, dependendo do aspecto que for observado. Porém, alguns médicos alertam de que fazer interrupções no uso aumentar a probabilidade de gravidez indesejada. Isso se dá pois a carga hormonal é a todo momento ajustada, causando defeitos nas cargas hormonais e gerando maior probabilidade de gravidez.

Não podemos deixar de dizer que tomar pílula contraceptiva pode ser benéfico no aspecto de regular as menstruações e regular a carga hormonal de mulheres que possuem menstruação variável e menstruação de fluxo muito forte. Porém, não podemos esquecer-nos dos possíveis efeitos colaterais que os medicamentos anticoncepcionais podem causar no seu organismo e atrapalhar o funcionamento do seu corpo. As doenças relacionadas ao consumo excessivo de anticoncepcionais são a trombose, o câncer de útero, o câncer de hipófise e o câncer de colo de útero, majoritariamente.

De qualquer forma, você deve saber se esse é o método contraceptivo que mais combina contigo. Com a ajuda de seu ginecologista, muitas coisas irão se esclarecer e você terá certeza acerca dos benefícios, malefícios e também acerca do funcionamento da pílula anticoncepcional.

Sugestão: Acesse também e descubra a resposta - Posso voltar a tomar anticoncepcional antes dos 7 dias?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como funciona a pílula contraceptiva, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário sobre Como funciona a pílula contraceptiva

Como funciona a pílula contraceptiva
Imagem: hypescience.com
Como funciona a pílula contraceptiva

Voltar ao topo da página