Partilhar

Como fazer uma carta de amor

Por Ana Caseiro. Atualizado: 18 setembro 2019
Como fazer uma carta de amor
Imagem: lerialerita.blogspot.com

Não há nada mais romântico e intemporal que uma linda carta de amor! Cartas onde, se expondo o coração, se revelam sentimentos e pensamentos nutridos pela outra pessoa.

Quem a recebe adora e não mais esquece... seja para conquistar alguém, para surpreender ou apenas para abrir o coração, a carta de amor tem sempre um impacto positivo, pois é um gesto bonito e encantador.

Se você quer se abrir com alguém ou surpreender a sua cara-metade mas está um pouco enferrujado, não hesite, veja nesse artigo de umComo.com.br as nossas dicas para saber como fazer uma carta de amor.

Vai precisar de:

Escolha o papel e a caneta

O papel é o rosto da carta de amor. Quanto mais bonito e delicado, mais encanto terá à primeira impressão.

Escolha um papel que se adeque ao seu gosto mas, principalmente, ao gosto de quem irá receber a carta. Outra ideia é escrever a carta no verso de uma fotografia!

Escolha também uma caneta! Prefira sempre a cor preta e experimente num papel teste, pois o bico da caneta pode influenciar até mesmo a sua caligrafia e o aspeto visual da carta.

Se inspire

Antes de começar a escrever sua carta, se inspire! Pense na pessoa a quem a carta se dirige e o que gostaria de lhe dizer. Pode usar ferramentas para ajudar os sentimentos a fluírem, como música romântica, fotografias da pessoa, vídeos, etc.

Escreva a carta

Antes de iniciar a carta, não esqueça colocar a data, escrita por extenso.

Comece sempre a carta com uma saudação ou apenas com o nome da pessoa a quem ela se dirige ou, se preferir, o nome carinhoso que lhe costuma chamar.

Inicie "explicando" o porquê da sua carta: "Quis-lhe escrever para lhe dizer..."; "As saudades apertam e por isso..."; "Ao olhar o mar senti vontade de lhe escrever..."; etc.

Ao longo da carta, relembre um marco ou um episódio especial da vossa relação e o que significou para si. Recorde o momento em que se conheceram, o momento em que passaram a fazer parte da vida um do outro e mostre-lhe o quanto isso significa para si.

Sublinhe a importância da outra pessoa na sua vida, o modo como ela alterou a sua maneira de viver e pensar, a forma como ela faz com que tenha vontade de ser sempre mais e melhor, o modo como ela alegra os seus dias e o faz sentir especial.

Mostre-lhe todas as qualidades que fizeram você se apaixonar e, em tom de brincadeira, alguns defeitos: "eu adoro até o seu mau humor!". Referencie sempre aspetos da sua personalidade, mas não esqueça de referir também alguns atributos físicos.

Você pode mencionar os planos futuros, o que você gostaria de fazer com a pessoa, o que espera que aconteça, o que sonha para vocês.

No final da carta, escreva uma frase em tom de conclusão: "Só queria que soubesse..."; "Com minhas palavras espero..."; "Que seja sempre assim..."; etc. E, por fim, assine o seu nome.

Você poderá juntar um toque pessoal, um pequeno pormenor, um desenho, um autocolante, uma inicial ou até mesmo borrifar a carta com o seu perfume, para que, ao ler a carta, a pessoa se lembre automaticamente de si.

Depois de pronta, coloque a sua carta dentro de um envelope com o seu nome no canto esquerdo superior e o nome do destinatário no centro à direita. Se preferir um impacto mais original, pode enrolar a carta, fazendo um cilindro e colocar uma fitinha em torno; pode dobrar a folha em 4 e colocar uma fitinha com laço a prender; pode dobrar o papel a meio e colocar um pouco de lacre para a selar; pode colocar dentro de uma garrafa de vidro; etc.

Atenção

Ao escrever a sua carta, tenha muita atenção a alguns aspetos importantes:

- deixe a carta com um aspeto limpo e cuidado, sem estar amachucada ou suja;

- tenha muito cuidado com os erros ortográficos e gramaticais, fica muito feio e dá um ar descuidado;

- releia sempre o seu texto no final (o melhor é fazer sempre um rascunho primeiro também);

... E não se sinta embaraçado com as suas palavras, não poupe nos elogios, afinal, como dizia Fernando Pessoa, "Todas as cartas de amor são ridículas. / Não seriam cartas de amor se não fossem ridículas."

Leia também: Como começar uma carta de amor

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer uma carta de amor, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário sobre Como fazer uma carta de amor

1 comentário
rafaele
como fazer para que ele goste de mim

Como fazer uma carta de amor
Imagem: lerialerita.blogspot.com
Como fazer uma carta de amor

Voltar ao topo da página