Partilhar

Como evitar uma gravidez não desejada

Como evitar uma gravidez não desejada
Imagem: fotosimagenes.org

Quando iniciamos a nossa vida sexual sentimo-nos cheias de dúvidas, e são muitas as perguntas sobre o nosso corpo, o seu funcionamento e a nossa sexualidade, e por vezes sentimos que não temos ninguém que as responda. Este cenário é o que leva muitas vezes os casais a enfrentar uma gravidez não desejada, uma situação que é fácil de prevenir se estivermos informados e seguirmos as recomendações dos especialistas.

Se é sexualmente ativa e quer saber como evitar uma gravidez não desejada, em umComo.com.br damos-lhe algumas recomendações fundamentais a ter em conta.

Também lhe pode interessar: Como evitar a gravidez de forma natural

Como evitar uma gravidez não desejada: entenda como funciona o seu corpo

Iniciar a atividade sexual não se trata apenas de prazer, trata-se também de assumir uma responsabilidade importante, por isso é necessário entender como funciona o nosso corpo para compreender em que momentos do mês é possível engravidar, em quais é que não é e que situações de risco existem. Nem sempre é fácil conhecer toda esta informação, por isso convidamos a consultar o nosso artigo sobre como funciona a ovulação para descobrir o funcionamento do seu ciclo menstrual com detalhe.

Como evitar uma gravidez não desejada: utilize preservativos

Se realmente quer evitar uma gravidez não desejada é importante assumir o sexo com responsabilidade utilizando sempre o preservativo. O preservativo conta com 97% de eficácia prevenindo a gravidez não desejada, além de ser o único método anti-conceptivo capaz de prevenir o contágio de doenças de transmissão sexual como o vírus do papiloma humano e o HIV, com 95% de eficácia.

Atualmente os preservativos não comprometem em nada o prazer, e no mercado pode encontrar versões que oferecem as melhores sensações, por isso não tenha medo de o usar e defina-o como uma regra entre si e o seu parceiro. Antes de ter sexo, certifique-se sempre que tem um preservativo à mão.

Como evitar uma gravidez não desejada - Como evitar uma gravidez não desejada: utilize preservativos

Como evitar uma gravidez não desejada: utilize outros métodos anti-conceptivos

Os métodos anti-conceptivos são a forma mais eficaz de prevenir a gravidez não desejada. Existem vários métodos anti-conceptivos hormonais: o mais popular de todos é a pílula anti-conceptiva, mas além disso poderá encontrar o adesivo, o anel vaginal e o implante hormonal, cada um adaptado às diversas necessidades femininas. Lembre-se que os métodos anti-conceptivos hormonais não evitam o contágio de doenças de transmissão sexual, previnem unicamente uma gravidez não desejada.

É importante que antes de escolher qualquer um destes métodos, visite o seu ginecologista, pois será este quem melhor lhe indicará o mais adequado para si.

Como evitar uma gravidez não desejada - Como evitar uma gravidez não desejada: utilize outros métodos anti-conceptivos

Como evitar uma gravidez não desejada: visite o seu ginecologista

Porque é que é tão importante visitar o nosso ginecologista quando nos iniciamos na atividade sexual? Porque um médico é capaz de esclarecer todas as nossas dúvidas sem nenhum tipo de problema, sem vergonha ou confusões, sem ideias erradas. Nem todas as raparigas gostam de falar com os seus pais ou familiares maiores sobre sexo, por isso recorrer a um ginecologista irá ajudá-la a saber tudo o que necessita de conhecer e entender o funcionamento do seu próprio corpo para evitar uma gravidez não desejada.

Além disso, após examina-la, o seu médico poderá recomendar-lhe o melhor método anti-conceptivo hormonal para si.

Como evitar uma gravidez não desejada - Como evitar uma gravidez não desejada: visite o seu ginecologista

Como evitar uma gravidez não desejada: informe-se e esclareça as suas dúvidas

Se tem alguma dúvida sobre como evitar uma gravidez não desejada, é muito importante informar-se, de preferência com um especialista, desta forma reduzirá o risco e terá mais possibilidades de levar uma vida sexualmente ativa e saudável.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar uma gravidez não desejada, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário sobre Como evitar uma gravidez não desejada

Como evitar uma gravidez não desejada
Imagem: fotosimagenes.org
1 de 4
Como evitar uma gravidez não desejada

Voltar ao topo da página