Partilhar

Como evitar uma discussão

Como evitar uma discussão

Perder o controle e acabar aos gritos com uma pessoa é um cenário realmente desagradável, principalmente quando o outro é alguém que conhecemos bem. Todos já ouvimos as recomendações de respiração profunda e tentar não sair do sério, mas nem sempre é simples. Por isso, em umComo.com.br, oferecemos outras sugestões úteis para que descubra como evitar uma discussão e não ser protagonista da discórdia.

Também lhe pode interessar: Como evitar discutir com seu parceiro
Passos a seguir:
1

Às vezes, acabamos em uma discussão sem perceber como ocorreu, talvez porque a outra pessoa reagiu de uma forma inesperada e a tempestade foi instaurada. Entretanto, na maior parte das vezes, a hostilidade pode ser percebida, e a discussão pode ser evitada com inteligência.

2

Em primeiro lugar, lembre-se de que nem todos os assuntos ou pessoas são adequados para uma conversa. Não finja falar de religião com um fanático ou de preferências sexuais com um conservador, pois é possível que acabem discutindo. São exemplos extremos que servem para alertar que não é necessário que meta o dedo na ferida ou a colher em qualquer caldo.

3

Antes de iniciar uma conversa polêmica com alguém próximo (por exemplo, falar com o seu filho a respeito de sua conduta ou com sua amiga a respeito de seu parceiro/a), lembre-se de que deverá usar o tom e a linguagem adequada e iniciar o diálogo no lugar propício (evite reuniões familiares, festas e lugares públicos).

4

Evite a todo o custo, durante uma conversa acalorada, ofender o outro com algum comentário, levantar a voz ou recorrer a qualquer tipo de violência. Se você realmente quiser evitar a discussão, deve provocar a calma com suas palavras e atitude corporal.

5

As discussões ocorrem porque as duas partes acabam cedendo a seus impulsos, mas se uma delas mantiver o controle e evitar cair na tentação, terminando com o tema a tempo e convidando o oponente a continuar em um momento em que ambos estejam mais tranquilos, o conflito não se perpetuará (pelo menos por hora), não se trata de ter a razão, e sim de não perder a razão.

6

Identifique o que faz com que você perca a calma e tente se controlar, esta é a melhor forma de evitar discussões, sabendo o que o faz explodir e trabalhar nisso.

7

Não se deixe levar pelo que o outro possa dizer: em um momento em que ambos estão ofuscados, podem ser ditas coisas muito desagradáveis a respeito da outra pessoa que poderiam acabar fazendo você se sentir ferido. Não responda. O melhor é cortar o mal pela raiz.

8

Ao convidar o seu interlocutor para continuar a conversa outro dia quando estiverem mais calmos, pode ser que a fúria dele exploda por completo. O importante é se manter firme. Não interessa você se aprofundar nesta discussão e ambos saírem ainda mais feridos e aborrecidos.

9

Antes de se envolver em uma briga, pare para pensar: Realmente vale a pena? Conseguirei mudar algo com isto? Se a resposta for afirmativa, a questão certamente merece uma conversa, porém, esta deve ser calma. Os gritos e o aborrecimento não levarão à solução de suas diferenças ou aclarará o panorama.

10

E se as coisas saírem do controle, reconheça os seus erros e não tenha medo de pedir desculpas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar uma discussão, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Conselhos
  • Respire fundo e pense com clareza pois funciona realmente e ajuda a evitar muitas discussões.
  • Lembre-se de manter a razão e não se deixar levar pelo problema.

Escrever comentário sobre Como evitar uma discussão

Como evitar uma discussão
Como evitar uma discussão

Voltar ao topo da página