Partilhar

Como evitar ter ciúmes

Como evitar ter ciúmes

Durante a nossa vida, é possível que alguma vez tenhamos sido vítimas dos ciúmes: durante a infância, a adolescência ou na vida em casal. O ciúme é um sentimento natural do ser humano que, no entanto, se aparece de forma contínua pode virar um problema na hora de se relacionar com os outros.

Em umComo queremos dar-lhe alguns truques que ajudarão você a aprender como evitar sentir ciúmes para poder ter uma vida social mais saudável.

A origem do ciúmes

O sentimento de ciúmes é uma emoção muito estudada por muitos psicólogos, entre eles, Freud, que determinou que o ciúmes começa na nossa infância quando precisamos da atenção dos nossos pais e outra pessoa o impede, passando a ser nosso "inimigo": quando os pais decidem ter um segundo filho é muito provável que o primeiro sinta ciúmes e o demonstre de forma externa.

Este mesmo sentimento pode ser produzido ao longo da vida: ciúmes com os amigos de infância e adolescência, ciúmes no casal quando adultos ou ciúmes no trabalho durante sua vida profissional.

Se o ciúmes for um sentimento que aparece de maneira constante em você, existe uma série de técnicas para aprender como evitar ter ciúmes e poder relaxar um pouco mais em sua vida social.

Como são as pessoas ciumentas

Existem algumas características que se repetem nas pessoas que costumam sentir ciúmes; são padrões emocionais que devem ser trabalhados de maneira individual ou com a ajuda de um especialista se o problema for grave.

  • Pessoas com baixa autoestima: as pessoas que se valorizam pouco costumam sentir ciúmes porque para poder estabelecer qualquer tipo de relação afetiva é imprescindível amar a si mesmo.
  • Pessoas com sentimento de inferioridade: as pessoas que tendem a se sentir menos do que os outros têm mais probabilidades de sentir ciúmes, pois costumam se comparar com os outros.
  • Pessoas com necessidade constante de aprovação: são pessoas que são inseguras e que para fazer qualquer coisa precisam da aprovação dos outros.
  • Pessoas com padrões afetivos inadequados: as pessoas que cresceram em um ambiente violento, pouco afetivo ou com modelos de relações inadequados, costumam repetir o que viveram em suas próprias experiências pessoais.
  • Pessoas com perdas afetivas na infância: são pessoas que perderam algum ente querido na infância e que podem desenvolver ciúmes porque já experimentaram a sensação de perda, temendo que volte a acontecer em suas relações.

Conselhos para evitar sentir ciúmes

Para saber como evitar sentir ciúmes, a primeira coisa que deve fazer é determinar as situações que lhe causam ciúmes: é quando vê seu namorado falando com outras garotas? É quando sua amiga sai com outra amiga ao invés de sair com você? É porque seu namorado foi promovido no trabalho? É porque sua mãe dá mais bola para seu irmão? Determinar a origem do ciúme é vital para trabalhá-lo e conseguir que desapareça.

A segunda coisa que deve fazer é trabalhar sua empatia; isto é, quando começar a sentir ciúmes é aconselhável que se coloque na pele do outro e reflita sobre seus sentimentos. Por exemplo, se seu namorado foi jantar com uma amiga dele e você sente ciúmes, pense se gostaria que ele ficasse bravo com você por um motivo similar. O ciúme, muitas vezes, mostra uma insegurança sem fundamento; antes de ser injusto/a com a outra pessoa, você deve entender a natureza deste sentimento.

Trabalhe sua autoestima. Como comentamos anteriormente, uma das principais causas de ciúmes é ter uma baixa autoestima. Para aprender como evitar sentir ciúmes é imprescindível se amar, por isso, é importante que pense em você, nas coisas que gosta, para ter a vida que quer ter e poder aumentar sua autoestima.

Esqueça o passado. Este fato é fundamental: muitas vezes, a origem do ciúmes é fruto de relações do passado. Você deve lembrar, cada vez que iniciar um relacionamento, que o placar deve ser zerado. Confiar no outro é vital para poder estabelecer uma relação sadia e sem ciúmes.

Recomendações

Para poder ter uma relacionamento saudável é importante que trabalhe suas emoções e aprenda como evitar sentir ciúmes. Ter uma vida própria, amar a si mesmo e confiar nos outros são três elementos básicos para poder começar a ter um relacionamento satisfatório.

Se sentir que o ciúmes é muito forte e algumas vezes sem controle, é recomendável consultar um especialista que ajudará você no caminho para conseguir ter relacionamentos saudáveis.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar ter ciúmes, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário sobre Como evitar ter ciúmes

1 comentário
dany
Não consigo mais controlar meu ciumes!! Nao sei pq isso me possui...qria ajuda

Como evitar ter ciúmes
Como evitar ter ciúmes

Voltar ao topo da página