Partilhar

Como evitar discutir com seu parceiro

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como evitar discutir com seu parceiro

Uma discussão de casal é um dos momentos mais desagradáveis que enfrentamos de maneira cotidiana em uma relação. E ambos acabam aborrecidos, sensíveis, dizem coisas que não queriam/deviam, e no final o que fica é um enorme mal-estar entre ambos. Mas muitas vezes é possível evitar milhares de discussões se vamos direto ao ponto ou se aprendemos a refletir e ser mais pacientes. Em umComo.com.br damos alguns conselhos para que você descubra como evitar discutir com seu parceiro e melhorar a relação.

Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar é bom entender que evitar uma discussão com seu parceiro não é o mesmo que se calar e não dizer o que sente, ou ignorar aquilo que é desagradável no outro. Trata-se mais de simplificar aquelas situações cotidianas que geram mal-estar e definir qual é a raiz do problema, o que nos aborrece, em lugar de ter mil discussões sempre pelo mesmo motivo, usando diferentes desculpas.

2

Quando discutimos com nosso parceiro muitas vezes usamos desculpas ou situações para falar de um problema que sempre é o mesmo, mas refletido em diferentes aspectos, o que sem dúvida se traduz em muitas discussões cuja origem é realmente uma só.

"Sinto que não estamos nos comunicando bem" em lugar de "você não chegou na hora que combinamos" "sempre me pergunta a mesma coisa ", "parece que não entende o que falo", "às vezes sinto que você não me escuta", etc.

Refletir sobre o que nos aborrece em relação ao outro e ter tempo de avaliar a verdadeira raiz do problema é uma boa forma de evitar discussões.

3

Compartilhar nossa vida como um casal porque, ao menos na teoria, o amor e o respeito nos une. Por isso é importante entender que não se trata de uma concorrência constante para ver quem tem razão e quem não tem.

Para evitar discussões e consequências posteriores, ou seja, o típico desconforto após uma briga, é importante diminuir a hostilidade e aumentar o esforço para entender o que realmente nos aborrece e como podemos mostrar isso ao outro sem ser ofensivo ou perder o controle.

4

Algumas vezes, para evitar discutir com nosso parceiro, concordamos em fazer coisas que nos aborrecem. Essa é uma estratégia que funciona para contratempos simples e cotidianos, mas quando se trata de verdadeiros problemas, é necessário mais do que concordar sem querer, é importante aprender a escutar-se mutuamente.

Às vezes nosso casal expõe um ponto em que um deles tem razão, mas nosso desejo de ganhar a batalha e tão grande, que nos custa escutar o outro e concordar com ele. Uma vez que compreendemos que não se trata de uma concorrência, também entendemos que não se trata de ganhar nada e que escutar o que o outro tem para dizer é importante para avançar.

5

Se um contratempo diário reflete uma situação mais profunda que te aborrece, não perca o controle nem energia em intensas discussões que não levam a lugar nenhum. Cheguem a uma solução imediata para resolver aquilo que devem resolver e, quando ambos estiverem mais calmos, conversem a respeito do ocorrido, deste modo a maneira de abordar o conflito é completamente diferente, e poderão ir direto à raiz do problema.

6

Quando vivemos como casal, é importante aprender a lidar com nosso ego, e muitas vezes nos sentimos culpados por gerar discussões desnecessárias. Ceder quando acreditamos ser correto é uma ferramenta importante que devemos incluir em nossa relação, e que ajudará a evitar muitas discussões.

Lembre-se de que a negociação é parte da relação e que viver como casal não se trata de um jogo de poderes.

7

Uma discussão deve conduzir à resolução do problema. Se não for assim, tudo acontece em vão. Por isso é importante compreender que cada vez que discutimos com nosso parceiro devemos tentar encontrar soluções para o conflito de forma que ambas as partes se sintam satisfeitos.

Uma discussão que seja só para ofender é inadequada, nociva, desgastante e não leva a lugar nenhum.

8

Quando a situação sai de nossas mãos e chegamos a um ponto em que é impossível evitar qualquer tipo de discussão, é importante parar e refletir.

Há casos em que é necessário a ajuda de um especialista para recuperar o controle da relação e aprender a viver de uma forma mais respeitosa e adequada, por isso não o descarte se for o caso. Uma terapia de casal pode ser de grande utilidade.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar discutir com seu parceiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário sobre Como evitar discutir com seu parceiro

O que lhe pareceu o artigo?

Como evitar discutir com seu parceiro
Como evitar discutir com seu parceiro

Voltar ao topo da página