Partilhar

Como evitar discutir com seu parceiro

Como evitar discutir com seu parceiro

Uma discussão de casal é um dos momentos mais desagradáveis que enfrentamos de maneira cotidiana em uma relação. E ambos acabam aborrecidos, sensíveis, dizem coisas que não queriam/deviam, e no final o que fica é um enorme mal-estar entre ambos. Mas muitas vezes é possível evitar milhares de discussões se vamos direto ao ponto ou se aprendemos a refletir e ser mais pacientes. Em umComo.com.br damos alguns conselhos para que você descubra como evitar discutir com seu parceiro e melhorar a relação.

Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar é bom entender que evitar uma discussão com seu parceiro não é o mesmo que se calar e não dizer o que sente, ou ignorar aquilo que é desagradável no outro. Trata-se mais de simplificar aquelas situações cotidianas que geram mal-estar e definir qual é a raiz do problema, o que nos aborrece, em lugar de ter mil discussões sempre pelo mesmo motivo, usando diferentes desculpas.

2

Quando discutimos com nosso parceiro muitas vezes usamos desculpas ou situações para falar de um problema que sempre é o mesmo, mas refletido em diferentes aspectos, o que sem dúvida se traduz em muitas discussões cuja origem é realmente uma só.

"Sinto que não estamos nos comunicando bem" em lugar de "você não chegou na hora que combinamos" "sempre me pergunta a mesma coisa ", "parece que não entende o que falo", "às vezes sinto que você não me escuta", etc.

Refletir sobre o que nos aborrece em relação ao outro e ter tempo de avaliar a verdadeira raiz do problema é uma boa forma de evitar discussões.

3

Compartilhar nossa vida como um casal porque, ao menos na teoria, o amor e o respeito nos une. Por isso é importante entender que não se trata de uma concorrência constante para ver quem tem razão e quem não tem.

Para evitar discussões e consequências posteriores, ou seja, o típico desconforto após uma briga, é importante diminuir a hostilidade e aumentar o esforço para entender o que realmente nos aborrece e como podemos mostrar isso ao outro sem ser ofensivo ou perder o controle.

4

Algumas vezes, para evitar discutir com nosso parceiro, concordamos em fazer coisas que nos aborrecem. Essa é uma estratégia que funciona para contratempos simples e cotidianos, mas quando se trata de verdadeiros problemas, é necessário mais do que concordar sem querer, é importante aprender a escutar-se mutuamente.

Às vezes nosso casal expõe um ponto em que um deles tem razão, mas nosso desejo de ganhar a batalha e tão grande, que nos custa escutar o outro e concordar com ele. Uma vez que compreendemos que não se trata de uma concorrência, também entendemos que não se trata de ganhar nada e que escutar o que o outro tem para dizer é importante para avançar.

5

Se um contratempo diário reflete uma situação mais profunda que te aborrece, não perca o controle nem energia em intensas discussões que não levam a lugar nenhum. Cheguem a uma solução imediata para resolver aquilo que devem resolver e, quando ambos estiverem mais calmos, conversem a respeito do ocorrido, deste modo a maneira de abordar o conflito é completamente diferente, e poderão ir direto à raiz do problema.

6

Quando vivemos como casal, é importante aprender a lidar com nosso ego, e muitas vezes nos sentimos culpados por gerar discussões desnecessárias. Ceder quando acreditamos ser correto é uma ferramenta importante que devemos incluir em nossa relação, e que ajudará a evitar muitas discussões.

Lembre-se de que a negociação é parte da relação e que viver como casal não se trata de um jogo de poderes.

7

Uma discussão deve conduzir à resolução do problema. Se não for assim, tudo acontece em vão. Por isso é importante compreender que cada vez que discutimos com nosso parceiro devemos tentar encontrar soluções para o conflito de forma que ambas as partes se sintam satisfeitos.

Uma discussão que seja só para ofender é inadequada, nociva, desgastante e não leva a lugar nenhum.

8

Quando a situação sai de nossas mãos e chegamos a um ponto em que é impossível evitar qualquer tipo de discussão, é importante parar e refletir.

Há casos em que é necessário a ajuda de um especialista para recuperar o controle da relação e aprender a viver de uma forma mais respeitosa e adequada, por isso não o descarte se for o caso. Uma terapia de casal pode ser de grande utilidade.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar discutir com seu parceiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário sobre Como evitar discutir com seu parceiro

Como evitar discutir com seu parceiro
Como evitar discutir com seu parceiro

Voltar ao topo da página