Partilhar

Como evitar discutir com o namorado por dinheiro

Quando vivemos em casal o fator econômico é sem dúvida essencial, sendo muitas vezes uma fonte de discussões e desgostos. As dívidas pendentes, as despesas quotidianas, os pagamentos inesperados e inclusive as exigências econômicas dos filhos podem se converter em uma causa de conflito quando não são tratados de forma adequada. Para diminuir as tensões e abordar os problemas de forma adequada é importante estabelecer uma boa comunicação, mas fazê-lo nem sempre é uma tarefa fácil. Por isso, em umComo.com.br damos algumas dicas para que descubra como evitar discutir com o namorado por dinheiro.

Também lhe pode interessar: Como evitar discutir com seu parceiro
Passos a seguir:
1

As discussões por dinheiro costumam ser muito estressantes para ambos os membros do casal, por isso deve saber manter a calma. A primeira coisa que ambos devem considerar para reduzir as tensões é que é importante saber quanto dinheiro é necessário para as despesas comuns de cada mês, assim poderão fixar um orçamento e livrar-se das tensões.

Deverão calcular as despesas básicas de:

  • Aluguel ou hipoteca.
  • Serviços e contas da casa.
  • Comida.

O orçamento estabelecido nunca deve ser muito ajustado pois podem sempre surgir imprevistos e devem estar preparados para eles.

Como evitar discutir com o namorado por dinheiro - Passo 1
2

É imprescindível ter uma conta bancária comum para todas as despesas compartilhadas e uma conta pessoal onde cada um tenha o resto do seu dinheiro para o que desejar. Viver em casal não quer dizer viver amarrado, continuamos sendo seres individuais com direito a contar com o nosso próprio dinheiro.

Na conta em comum cada um depositará mensalmente a quantidade de dinheiro estabelecida no orçamento calculado previamente, mas pensando sempre de forma flexível. Terá meses nos quais vão precisar de depositar mais dinheiro porque veio alguma conta mais alta, mas isto não deve representar um problema se ambos forem organizados com o dinheiro.

3

Ter uma conta em comum permitirá evitar discutir por dinheiro, pois todas as despesas serão equitativas e poderão ser monitoradas através do acompanhamento da conta. No geral, o ideal é que ambos coloquem todos os meses a mesma quantia de dinheiro, mas se por exemplo algum dos membros do casal almoça todos os dias no refeitório do seu trabalho e o outro deve levar comida de casa, o mais normal é que quem come todos os dias no refeitório coloque um pouco menos de dinheiro pois não consumirá a mesma quantidade de alimentos.

Tentar equilibrar a balança de despesas de forma justa também é importante para diminuir as tensões.

4

Outro fator que pode desencadear discussões por dinheiro são as despesas em compras de comida ou em contas da casa, para evitá-las devemos:

  • Detectar o problema: estamos comprando mais comida do que o necessário? Adquirimos produtos muito caros? Estabelecer exatamente o que está falhando e realizar os ajustes oportunos é muito importante.
  • Se a pessoa responsável de fazer as compras se caracteriza por gastar muito, é importante que o outro membro do casal ajude a equilibrar a balança indo também à compras e levando uma lista dos alimentos que realmente precisam.
  • As contas estão chegando muito altas? Determinem o motivo e façam os ajustes necessários. No nosso artigo como economizar nas contas da casa damos algumas soluções.
5

Qualquer despesa importante deve ser sempre discutida em casal, nunca deveremos tomar uma decisão sozinhos pois isto poderia causar discussões importantes. O dinheiro em comum deve ser administrado por ambos; da mesma forma, é importante falar com o nosso parceiro/a quando tivermos uma despesa grande planejada com o nosso próprio dinheiro, pois mesmo que seja nosso, informar o outro e escutar a sua opinião é um ato de cortesia.

6

Se temos problemas para controlar as nossas despesas é muito importante procurar ajuda. Quando vivemos em casal é necessário realizar um planejamento econômico eficaz para poder realizar planos juntos. Se por exemplo desejam, em um futuro próximo, fazer uma viagem, pagar um carro ou comprar um apartamento, ambos deverão realizar uma contribuição econômica similar e portanto os dois devem ter a mesma capacidade para economizar e se organizar; se isto não for assim, inevitavelmente terão discussões.

7

Perante uma despesa excessiva por parte do seu namorado/a ou uma decisão financeira pouco acertada, é importante manter a calma. Tentem ver se a despesa pode ser reversível, ou seja, se podem devolver o produto adquirido, cancelar a transação ou resolver a questão de outra forma; se não for possível, é hora de analisar como essa despesa afeta as finanças de ambos e quais as medidas a tomar em relação a isso.

Se isso acontecer com frequência é importante procurar ajuda, pode ir a um assessor econômico que ensine a vocês o modo de economizar ou gastar o seu dinheiro, ou recorrendo aos diversos apps disponíveis para monitorar as despesas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar discutir com o namorado por dinheiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário sobre Como evitar discutir com o namorado por dinheiro

1 de 4

Voltar ao topo da página