Partilhar

Como evitar a infidelidade

Como evitar a infidelidade
Imagem: denverparent.net

Todos nós sentimos alguma vez o medo profundo de que nosso/a parceiro/a nos seja infiel, isso às vezes é o que leva muitas pessoas a assumir uma atitude de ciúmes constante que, somado à tensão e aos problemas quotidianos, acabam gerando um coquetel explosivo difícil de manter. Evitar a infidelidade depende de muitos fatores a considerar. Na umComo.com.br o abordaremos a partir do ponto de vista de um relacionamento saudável e os elementos necessários para que a infidelidade não se converta em um monstro que nos persegue.

Também lhe pode interessar: Como evitar ser possessivo
Passos a seguir:
1

É bom esclarecer que nem sempre a infidelidade é produzida pelos mesmos motivos. Algumas vezes as pessoas se comprometem com indivíduos que não os respeitam, que tiveram diversos romances fora do relacionamento e que consideram que a fidelidade não é um valor importante. Nestes casos é muito difícil evitar que nos sejam infiéis, e a solução melhor e mais saudável é terminar o relacionamento.

2

Nos relacionamentos de casal não costuma haver culpados totais. Os relacionamentos constroem-se entre duas pessoas e também se mantêm entre as duas. Lembrar disso é importante na hora de procurar manter uma união saudável onde a fidelidade esteja sempre presente.

3

A rotina e a monotonia sexual costumam ser causas importantes que levam à infidelidade, por isso é importante manter o fogo aceso na intimidade, não temer explorar, provar, se divertir, realizar fantasias e passar um momento agradável na cama, sem importar o tempo que estão juntos. O sexo é fundamental em um relacionamento de casal e possui uma importância muito alta, aumentando a cumplicidade e a união, por isso não devemos abandoná-lo.

4

A comunicação e a atenção também são chaves em qualquer relacionamento e peças importantes para evitar a infidelidade. Muitas pessoas alegam ter enganado seu parceiro por não se sentir ligados a essa pessoa. A falta de comunicação e de pequenas atenções com nosso parceiro leva a um isolamento dentro da própria relação, gerando um panorama complexo e abrindo espaço para a possível entrada de um terceiro.

5

É importante dizer e demonstrar ao outro o quanto ele é importante para nós. O carinho, a atenção física e emocional são formas de manter vivo o vínculo do amor. O respeito e a confiança são também valores fundamentais que estão presentes nas relações saudáveis e que ajudam a manter um ambiente de carinho onde a infidelidade dificilmente tem lugar.

6

No aspecto da comunicação há um ponto que é importante destacar: ser honestos. Comunicar-nos com nosso parceiro não quer dizer só falar, mas também dizer a verdade, falar quando algo nos incomoda, nos desagrada, nos preocupa. Deste modo, se alguma coisa não está bem, ambos terão a capacidade de resolver o conflito de forma saudável, sem se distanciar ou deteriorar a relação.

7

Preocupar-se pelo seu parceiro e passar tempo ao seu lado é importante para fazer que ambos se sintam mais compenetrados e evitar infidelidades. No entanto, tudo deve ter um equilíbrio. Nunca é recomendável absorver o outro ou ficar dependente, isto poderia gerar um sentimento de pressão que, longe de ajudar, prejudicaria.

8

Os ciúmes, as inseguranças, a desconfiança, são sentimentos negativos que destroem a relação e em muitas ocasiões empurram o outro a uma infidelidade. Se seu parceiro for fiel mas você sempre o acusar do contrário, o que lhe impede de ser infiel realmente, se não existe a confiança?

9

São muitas as causas que podem levar a outra pessoa a ser infiel, no entanto quando existe um relacionamento saudável onde há respeito e comunicação por parte de ambos, as possibilidades de engano são reduzidas. Se você passou por uma experiência de engano com seu parceiro, existe a possibilidade de superar a infidelidade com o trabalho de ambos e a ajuda de uma terapia de casal. No entanto, é uma decisão que traz com ela uma enorme dedicação e esforço por parte de ambos, com o objetivo de salvar o relacionamento.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar a infidelidade, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário sobre Como evitar a infidelidade

1 comentário
Leonardo
No meu caso é o contrário. Sou impotente há 10 anos., gostaria de saber se alguém poderia me ajudar para a minha esposa ,arrumar outro homem para ter relações sexuais, fora do casamento.

Como evitar a infidelidade
Imagem: denverparent.net
Como evitar a infidelidade

Voltar ao topo da página