Partilhar

Como escolher o melhor método anticoncepcional

Por Marina Vieira. Atualizado: 16 janeiro 2017
Imagem: bekiapareja.com

Escolher o melhor método anticoncepcional é essencial para quem não quer engravidar, hoje em dia existem diversas maneiras, os mais comuns são as camisinhas e as pílulas, mas para saber qual você deve escolher é preciso levar vários itens em consideração. Cada mulher se adapta a um método específico, e por isso se você quer aprender como evitar uma gravidez de forma segura veio ao lugar certo! Aqui em umComo.com.br vamos lhe explicar como escolher o melhor método anticoncepcional.

Também lhe pode interessar: Como escolher um método anticonceptivo
Passos a seguir:
1

Método anticoncepcional pós parto

Você já teve um filho e agora quer fazer de tudo para não ter outro? Então não se preocupe, existem métodos que podem ser simples mas muito eficientes. Um deles é a pílula de uso contínuo, porém para utilizá-la é necessário perguntar para o seu médico qual a pílula mais indicada para você, principalmente se estiver amamentando.

Como escolher o melhor método anticoncepcional - Passo 1
Imagem: temdicas.com
2

E se eu não quiser tomar pílula?

Existem várias mulheres que não gostam de tomar pílulas, principalmente porque não se adaptam a elas, e até adquirem efeitos colaterais. Nesse caso é preciso saber que a pílula não é o único método anticoncepcional existente, você também pode optar por utilizar o DIU. O dispositivo intrauterino é inserido no útero por um médico especializado nisso, e se for de cobre pode durar 10 anos, se for hormonal poderá durar 5 anos, e se for feito um DIU do tipo implante, terá que ser trocado de 3 em 3 anos.

3

Outra opção para quem não quer usar pílula de uso contínuo, é o diafragma. Trata-se de um anel flexível envolto por uma borracha finíssima, que impede a entrada do espermatozoide no útero. É importante lembrar que para que esse método funcione ele precisa ser inserido dentro da vagina de 15 a 30 minutos antes do ato sexual, e deve ser retirado depois de 12 horas.

Imagem: gravidezematernidade.weebly.com
4

Um outro método para não engravidar, muito conhecido, é a pílula do dia seguinte. É um medicamento com doses altíssimas de hormônio que ajudam a evitar a gravidez, ele é utilizado por mulheres que se esqueceram de tomar a pílula ou não utilizaram a camisinha durante o ato sexual. Esse método anticoncepcional não deve ser utilizado sempre, apenas quando há realmente uma emergência.

Imagem: natalia-chamarelli.blogspot.com
5

Além de não engravidar, os métodos anticoncepcionais podem ser essenciais para se proteger das doenças sexualmente transmitidas (DSTs), que são transmitidas por relações sexuais, o melhor deles nesse caso é a camisinha, que pode ser usada tanto por homens quanto por mulheres.

6

Outras considerações

Toda mulher deve procurar um ginecologista para conseguir escolher o seu método anticoncepcional, principalmente para saber como está o seu útero. Várias mulheres ficam inférteis por não se preocuparem com a saúde uterina, por isso não deixe de visitar rotineiramente o seu ginecologista.

Mulheres de 40 anos podem ter sérias complicações por escolher o método errado, mas uma das opções é o DIU de cobre ou hormonal. Lembrando que mesmo nessa fase é essencial buscar ajuda médica sempre, algumas mulheres nessa faixa etária, principalmente que já tiveram vários filhos, ficam negligentes a esse assunto e acabam tendo sérias complicações.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escolher o melhor método anticoncepcional, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Conselhos
  • Gostou das nossas dicas? Então deixe um comentário com a sua opinião!

Escrever comentário sobre Como escolher o melhor método anticoncepcional

1 comentário
Aline
Tomei injeção de Depo Provera dia 07/08 segundo dia do ciclo.Quantos dias depois estou protegida tive relação depois de 12 e tomei pilula do dia seguinte>tive ontem novamente coito interrompido.Devo tomar pilulaPDS de novo???

Imagem: bekiapareja.com
Imagem: temdicas.com
Imagem: gravidezematernidade.weebly.com
Imagem: natalia-chamarelli.blogspot.com
1 de 4

Voltar ao topo da página