Partilhar

Como entender melhor os homens

Por Sara Viega. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como entender melhor os homens

Eles dizem que não conseguem entender as mulheres e nós nos queixamos de que eles não nos escutam, não são sensíveis ou não comunicam. A guerra entre os sexos parece nunca acabar, e ainda que no final sejamos apenas humanos, parece que o sexo determina nossa visão do mundo.

Mas como o objetivo é nos aproximar um pouco mais deles, em umComo.com.br, oferecemos alguns conselhos simples para que descubra como entender melhor os homens. Está preparada?

Passos a seguir:
1

Um dos principais sinais que determinam uma pessoa com inteligência emocional, é o de aprender a aceitar o seu parceiro como ele é, sem a intenção de impor mudanças ou critérios de maneira forçada. Certamente, em todas as relações há um período de adaptação, mas o fato de desejarmos que eles modifiquem algum comportamento determinado, não significa que o nosso parceiro deverá fazê-lo.

Antes de fazer o exercício de tentar entender os homens, convém primeiro compreender que efetivamente ambos os sexos concebem o mundo de forma diferente. Compreendendo as diferenças, será mais fácil lidar com elas.

2

"Ele nunca me ouve"

Entenda que nos comunicamos de forma diferente. Nós gostamos de falar, às vezes até demais, e cada detalhe deve ser conversado. Por outro lado, eles gostam de analisar a linguagem corporal e se comunicar através de gestos e olhares.

Se deseja conversar com um homem, sem querer expor uma situação que a desagrade, tente dar menos voltas e ir direto ao assunto. E ainda que seja difícil, conseguirá que a comunicação seja bem mais efetiva.

3

"Você não me entende. É um insensível."

Dificilmente um homem poderia chegar a compreender todos os estados emocionais pelos quais uma mulher passa, principalmente quando os hormônios trabalham contra nós. Eles dizem muitas vezes que exageramos, que somos dramáticas, explosivas ou hipersensíveis. A verdade é que o nosso parceiro pode estar disponível para nos apoiar, mas quando estão sob uma onda de emoções, talvez custem a entender o que ocorre verdadeiramente.

Nossos parceiros estão disponíveis para nos ouvir e também para nos apoiar, o que não significa que devam aguentar cada ataque emocional que temos. Se quer melhorar a comunicação e torná-la mais eficaz, talvez convenha acalmar-se um pouco antes de expor qualquer situação ou problema, e dar-lhe a oportunidade de sentir empatia e entendê-la melhor.

4

"Por que nunca faz as coisas quando peço?"

Mulheres! Eles têm reações diferentes das nossas, e para conseguir que o seu parceiro atue no momento necessário, você deve aplicar a psicologia e evitar ser brusca ou muito imperativa.

É bom lembrar que as relações a dois são formadas como uma espécie de equipe, mas nenhum dos dois está ao serviço do outro. Nós costumamos reagir de forma mais rápida e imediata e temos um nível de adaptação muito elevado, enquanto eles adaptam-se um pouco mais lentamente às situações. Isto não é bom nem mau, simplesmente indica que devemos aceitar esta diferença e trabalhar com ela.

5

"Ele não gosta de compartilhar seu tempo comigo"

Muitas mulheres (ainda que isso pouco a pouco esteja mudando) têm a tendência de esperar que cada momento livre do nosso parceiro, seja dedicado a nós, uma vez que as relações sentimentais têm um enorme peso para nós.

Por isso quando ele diz que deseja passar a tarde de sábado vendo o jogo de futebol com os seus amigos, ou passar o domingo escalando a montanha com seus primos, nós nos sentimos ofendidas, agredidas e deslocadas. Por quê? Será que ele não tem o direito de ter o seu espaço sem a nossa presença? Ele deve passar todo o tempo disponível ao nosso lado?

É bom lembrar que o que importa é a qualidade de tempo que passamos junto do nosso parceiro e não a quantidade, e que um bom conselho é começar a imitar um pouco mais esta atitude dos homens, e não abandonar nossa vida por estar em uma relação.

6

Muitos especialistas em relações conjugais concordam em um mesmo ponto: grande parte do sucesso de uma relação baseia-se no respeito mútuo. E respeito quer dizer compreender que somos diferentes e tentar adaptar essas diferenças à rotina diária, para que trabalhem a nosso favor e não contra. Somos diferentes, mas isso não é tão mau, ou você se imagina junto a um homem exatamente igual a você?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como entender melhor os homens, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário sobre Como entender melhor os homens

O que lhe pareceu o artigo?

Como entender melhor os homens
Como entender melhor os homens

Voltar ao topo da página