Como é o sexo depois da histerectomia

Como é o sexo depois da histerectomia

A endometriose grave, diferentes tipos de câncer e tumores na zona do útero, entre outras complicações, podem fazer com que a mulher seja submetida a uma histerectomia, uma intervenção com a qual se remove de forma parcial ou total o útero. Depois desta operação é normal que a mulher se sinta bastante afetada a nível psicológico, e um dos aspetos que mais medo desperta é o desempenho sexual depois da intervenção. Para esclarecer todas as dúvidas que possa ter a este respeito, em umComo.com.br explicamos-lhe como é o sexo depois da histerectomia.

Passos a seguir:
1

Dado que a histerectomia é uma operação em que o órgão reprodutivo feminino é removido, é normal que a mulher se sinta bastante afetada, sentindo muitas vezes que parte da sua feminidade foi eliminada, o que a leva a pensar que a intimidade também será comprometida.

A realidade é que a histerectomia não prejudica em nada o sexo, pelo contrário muitas vezes melhora de forma notável a vida sexual.

2

Existem muitas condições que afetam o prazer sexual e que se resolvem com a histerectomia. A endometriose e diversos problemas uterinos que geram dor e desconfortos na mulher durante a penetração, desaparecem com esta intervenção, dando lugar a encontros de muito mais prazer, em que não têm nenhum tipo de dor.

3

Várias investigações revelam que a libido feminina fica favorecida com a histerectomia. Normalmente quando se sofrem muitas dores durante o sexo é habitual não sentir desejo sexual, pois o prazer está comprometido. Mas, uma vez que a mulher foi operada e a fonte das suas dores foi removida, abre-se a porta a um importante bem-estar físico que faz com que a libido aumente, dando lugar a uma vida íntima muito mais plena.

4

Nos casos de histerectomia em que além do útero também se removem os ovários, o desejo sexual pode ficar afetado, tendo alguns sintomas idênticos aos da menopausa, como a secura vaginal e a diminuição da libido. No entanto, seguindo alguns conselhos para combater a secura vaginal e realizando exercícios para estimular o desejo sexual, é possível levar uma vida íntima completamente normal.

5

Dependendo do tipo de histerectomia a que se tenha submetido, deverá esperar entre um mês e oito semanas para voltar à sua vida sexual, garantindo a correta cicatrização. Não tenha medo de consultar o seu médico sobre quando pode voltar à sua vida íntima e anime-se a viver novas experiências desfrutando do sexo sem dor e desconfortos.

6

Se a histerectomia a afetou a nível psíquico, é importante que saiba que se trata de algo completamente normal. No entanto, é necessário superar todas aquelas ideias negativas em torno desta operação e seguir em frente.

Se se sente muito deprimida e desanimada, não hesite em consultar um psicólogo para procurar orientação profissional.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como é o sexo depois da histerectomia, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.