Partilhar

Como diminuir as dores menstruais

Por Sara Viega. Atualizado: 13 junho 2018
Como diminuir as dores menstruais

As dores menstruais fortes são uma condição comum para muitas mulheres, causando incômodos tão intensos que por vezes torna-se complicado realizar as atividades cotidianas. As cólicas durante a menstruação são normais, no entanto quando a dor é muito intensa e frequente é essencial consultar o ginecologista para descobrir qual é a causa da dismenorreia e tratar dela o quanto antes. Enquanto o faz, em umComo.com.br explicamos-lhe como diminuir as dores menstruais e alguns aspetos importante desta condição.

Passos a seguir:
1

A dor na menstruação, especialmente durante os primeiros dias, é uma coisa comum e até certo ponto normal. Os incômodos e as cólicas costumam ser habituais para muitas mulheres, no entanto quando a dor é muito intensa impede-nos de realizar as nossas atividades cotidianas e, nestes casos é importante prestar atenção. Se o mal-estar vier acompanhando de náuseas, vômitos, quedas de tensão ou é tão forte que não nos permite fazer mais nada, sendo este um quadro habitual cada vez que menstrua, é muito importante que consulte um ginecologista.

2

Algumas mulheres têm dores menstruais fortes durante os primeiros anos da menstruação, condição que com o tempo desaparece ou diminui consideravelmente, a isto conhece-se como dismenorreia primária.

Existe outro tipo de dor menstrual intensa que ocorre em mulheres adultas com menstruações até ao momento normais, estas dores repentinas e intensas podem ser um sinal de dismenorreia secundária, uma condição que se pode dever a patologias como:

A atenção ginecológica para determinar a causa da dismenorreia é fundamental, por isso deve-se consultar um médico quando as dores menstrual forem frequentes.

3

A prevenção é um fator essencial para diminuir as dores menstruais, por isso recomenda-se que um ou dois dias antes da data prevista para ter a sua menstruação comece a ingerir a cada 8 horas analgésicos de venda livre como o ibuprofeno. Isto permitirá diminuir de forma notável as dores e incômodos, além disso é conveniente continuar tomando-o pelo menos durante os 2 primeiros dias da menstruação para manter os incômodos longe.

Como diminuir as dores menstruais - Passo 3
4

O calor é um simples e muito eficaz aliado para diminuir as dores da menstruação eficazmente. Por isso, recomenda-se aplicar uma compressa quente na zona quando apenas começarem os primeiros sinais de dor, ela pode ficar na área até que os incômodos diminuam. Isto pode-se realizar tantas vezes como seja necessário ao longo do dia, além disso recomenda-se tomar banhos quentes que ajudarão da mesma forma a reduzir os incômodos e inflamação.

5

Deitar-se e elevar as pernas é uma forma eficaz de combater a dor menstrual pois ajuda-nos a melhorar a circulação sanguínea favorecendo assim a fluidez do fluxo menstrual. Esta medida pode se levar a cabo enquanto aplicamos uma compressa quente na zona ou se estivermos tentando descansar para recuperar da dor.

6

É muito importante cuidar da sua alimentação, especialmente alguns dias antes da menstruação chegar para diminuir as dores menstruais. Alguns ingredientes aumentam as chances de sofrer cólicas durante estes dias, por isso recomendamos-lhe limitar a ingestão de:

  • Café, refrescos, chás, álcool e bebidas energéticas por serem fortes estimulantes que aumentam a dor.
  • Chocolate, que conta com os mesmos efeitos.
  • Alimentos ricos em açúcar como doces, sobremesas e pastelaria.

Além disso, recomenda-se reduzir as gorduras saturadas, a comida de lixo e as frituras, que poderiam piorar o mal-estar, e aumentar a ingestão de fibra e água para diminuir a inflamação abdominal.

7

Outras alternativas para diminuir as dores menstruais são:

  • Realizar esporte de forma frequente, inclusive durante aqueles dias em que tem desconfortos. As mulheres que realizam atividade física contam com menos chances de apresentar dismenorreia. Recomendam-se todo o tipo de exercícios cardiovasculares além de atividades de relaxamento como o yoga ou o pilates.
  • Deixar de fumar se tem este hábito, pois o tabaco piora a dor menstrual.
  • Durante as menstruações de maior dor é recomendável comer em pequenas quantidades várias vezes ao dia ao invés de grandes proporções de uma vez só.

Leia também: Como fazer a menstruação descer o mais rápido possível

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como diminuir as dores menstruais, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Conselhos
  • Consulte seu médico se sofre de dores menstruais agudas.

Escrever comentário sobre Como diminuir as dores menstruais

Como diminuir as dores menstruais
1 de 5
Como diminuir as dores menstruais

Voltar ao topo da página