Como detectar as verrugas genitais

Como detectar as verrugas genitais
Imagem: www.vidaysalud.com

As verrugas genitais são uma infecção de transmissão sexual causada pelo chamado vírus do papiloma humano (HPV). Este é transmitido muito facilmente através do contato com a pele de uma pessoa infectada, e apesar de existirem muitas variedades de HPV, estima-se que a grande maioria seja transmitida por meio do contato sexual. Ainda que em muitos casos a infecção possa ser assintomática, há outros em que se desenvolvem as denominadas verrugas ou papilomas genitais, as quais devem ser identificadas e tratadas a fim de curar esta doença e evitar problemas de maior gravidade. Se você quer saber mais, no seguinte artigo de umComo damos alguns conselhos úteis sobre como detectar as verrugas genitais. Continue lendo!

Passos a seguir:
1

As verrugas genitais caracterizam-se por serem caroços delgados, pequenos, flexíveis e suaves ao tato que aparecem na pele. Costumam apresentar a mesma cor da pele, um tom branco cinzento ou branco rosáceo e podem ser tão pequenas que impossibilite serem vistas. Em outros casos, por exemplo, chegam a formar uma espécie de cacho maior de verrugas, e o crescimento das mesmas pode ser bem mais rápido naqueles pacientes que tenham um sistema imunológico debilitado e em mulheres grávidas.

2

Além de conhecer suas características físicas, para detectar as verrugas genitais também é importante saber em que áreas concretas elas podem se manifestar.

  • No caso das mulheres, as verrugas genitais podem aparecer no interior da vagina ou uretra, na pele em volta da abertura vaginal, no colo uterino e dentro ou ao redor do ânus.
  • No caso dos homens, podem ser encontradas no pênis, no escroto, na uretra ou na pele em volta do ânus.
Imagem: www.mujeryvida.com
3

Geralmente, as verrugas genitais desenvolvem-se pela primeira vez de 6 semanas a 6 meses após haver ocorrido o contágio pelo vírus do papiloma humano. Além da presença de verrugas genitais, é possível experimentar alguns dos seguintes sintomas:

  • Aumento do fluxo vaginal.
  • Cheiro desagradável do fluxo vaginal.
  • Prurido genital.
  • Dor ao manter relações sexuais.
  • Sangramento após ter relações sexuais devido às lesões causadas pelo roçar e o contato direto com as verrugas.
4

Por tudo isso, é imprescindível que mesmo que você não veja ou note a existência das verrugas genitais, procure seu médico antes de se manifestar qualquer um dos sintomas anteriormente mencionados. Esta é a única forma segura de determinar se você sofre desta infecção de transmissão sexual e de poder começar o tratamento correspondente para sua cura.

5

Como dissemos, detectar as verrugas genitais é uma tarefa que só um profissional médico realizará com sucesso. Normalmente, são diagnosticadas através de um exame pélvico exaustivo e um exame de Papanicolau ou citologia vaginal, no caso das mulheres. Cabe a possibilidade também de que o especialista ache conveniente realizar uma biopsia do tecido afetado para analisar. Lembre-se sempre da importância de fazer os exames ginecológicos oportunos e de usar o preservativo como método contraceptivo, pois é a única forma de prevenir doenças deste tipo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como detectar as verrugas genitais, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.