Como dar uma noticia ruim

Como dar uma noticia ruim
Imagem: The Huffington Post

Há coisas e papeis na vida que ninguém imagina que vai enfrentar, mas vez ou outra é preciso encarar alguns desafios. Um deles é informar falecimentos, demissões e perdas de qualquer natureza. Se você está numa situação dessas, veja no umComo.com.br como dar uma noticia ruim de maneira mais estruturada e gentil possível.

Prepare-se primeiro antes de falar com os outros

Depois de ter acesso à informação ruim, como a morte de um familiar, é preciso moderar suas próprias reações. Se você estiver tão chocado a ponto de chorar ou apresentar outro tipo ainda mais grave de reação, melhor se acalmar antes de comunicar aos outros.

Tome água, chá e se tiver tempo, relaxe com um banho. Busque respirar profundamente para diminuir a ansiedade e oxigenar seu cérebro por alguns minutos.

Se mesmo assim você não está confiante de que é a melhor pessoa para dar a notícia, procure por um conhecido ou familiar que possa assumir a tarefa.

Formule suas palavras com calma

Outra técnica que ajuda a preparar o portador de más notícias é treinar antes seu discurso e escolher o meio de comunicação. Sempre que possível, não informe notícias ruins por e-mails ou redes sociais.

Além de impessoal e insensível, a notícia espalhada pela internet pode causar reações desagradáveis e até acidentes. Um exemplo é provocar uma crise nervosa ou o infarto de um familiar preso no trânsito, no carro, lendo a notícia on line no celular.

Escolha com calma as palavras e se tiver tempo, escreva-as num papel. Ordene-as buscando sempre a forma mais gentil e educada de comunicar um fato negativo.

Olhe nos olhos e fale pausadamente. Algumas frases parecem clichês, mas podem amenizar os impactos e reações. Veja alguns exemplos:

  • Infelizmente eu tenho más notícias;
  • “Houve um acidente e…;
  • “Não há uma maneira fácil de dizer…”.

Espere pelo melhor momento

Na pressa, fica difícil moderar o tom de voz e as emoções. O senso de urgência confunde o pensamento. Quando possível, espere um pouco antes de dar a má notícia.

Se precisar falar com alguém chegando em casa, espere a pessoa sentar-se ou desvencilhar-se de bolsas, pastas ou casacos.

Respire profundamente e diga calmamente o que é preciso, olhando no olho da outra pessoa. Se a conversa for por telefone, mantenha a voz calma e seja clara com as palavras. Pergunte se a pessoa está acompanhada, e sonde qual o ambiente em que se encontra. Peça delicadamente para que se sente.

Se no ambiente houver TV ou rádio ligados, peça que sejam desligados. Feche a porta para evitar interrupções.

 

Treine frases gentis e empáticas

Empatia é uma das grandes habilidades humanas. Mesmo que você não tenha a capacidade de sentir as mesmas emoções ou entender as reações dos outros, para dar notícias ruins é preciso muita sensibilidade.

A pessoa com quem você vai falar pode entrar em choque ou ter uma reação nervosa, dependendo da gravidade da notícia.

Esteja preparado para acolhê-la, se preciso, com palavras que a acalmem como “Eu entendo sua reação, mas tente se acalmar”.

Continue calmo, mas em caso de violência, procure por ajuda imediatamente. Respeite o tempo de cada pessoa para lidar com a informação. Silêncio e choro são compreensíveis. Seja atencioso e educado.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como dar uma noticia ruim, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Conselhos
  • Antes de dar uma notícia ruim, seja sincero com você mesmo. Você é a melhor pessoa para fazê-lo? Se não tiver escolha, procure ser o mais claro e gentil possível com a pessoa com quem vai falar. Notícia ruim é a última coisa que as pessoas esperam. Esteja preparado para lidar com reações emocionais como choro e gritos. Se possível, busque a ajuda de amigos ou profissionais como psicólogos.