Como cuidar da higiene se tenho fimose

Como cuidar da higiene se tenho fimose
Imagem: fimose.net

A Fimose é o estreitamento da uma pele que cobre a glande do pênis do homem, dificultando assim o simples passo de expor a glande. A fimose geralmente é operada, para que os homens possam ficar livres dos problemas gerados por essa pela. Se você deseja saber como cuidar da higiene se tenho fimose veja as dicas e informações que o umComo.com.br preparou para te ajudar.

Higiene para quem tem fimose

O homem que ainda não operou a fimose precisa ter atenção redobrada com a higiene da região. Alguns cuidados importantes precisam ser tomados para evitar problemas como as infecções, para que você descubra quais cuidados tomar com a Higiene para quem tem fimose veja as recomendações a seguir.

Durante o banho o pênis com fimose precisa receber uma atenção especial, é importante retrair o máximo possível o prepúcio (pele que cobre a glande) e lavar com sabonete ou sabonete íntimo que tenha um ph fisiológico que esteja entre 5 e 6.

Essa limpeza é importante para prevenir problemas comuns como o mau cheiro, as infecções causadas por bactérias e fungos e principalmente o câncer de pênis.

Lave bem toda a pele da glande e procure retirar todos os resíduos como:

  • Esmegma (secreção branca de células epiteliais descamadas)
  • Óleos
  • Gorduras produzidas pelas glândulas do pênis

É também muito importante realizar a higiene do pênis logo após as relações sexuais, para remover todas as secreções que permanecem no pênis. Mesmo que a relação sexual seja feita com o uso do preservativo e importante lavar o pênis para retirar a lubrificação do preservativo do pênis.

A vantagem em realizar a cirurgia para remoção da fimose é que você ficará muito menos propenso a contrair uma infecção e ainda terá mais facilidade para realizar a sua limpeza íntima.

Imagem: beta788.humortadela.com.br

Consequência da falta de Higiene

Um dos problemas mais comuns em uma pessoa que não realiza uma higiene adequada quanto possuem a fimose são as infecções.

Problemas mais sérios podem ocorrer, um deles é o aumento das probabilidades de surgir um câncer de pênis. Pesquisas relatam que 2% dos homens com fimose acabam gerando tumores malignos. Quando não tratado corretamente esse problema pode causar amputação do pênis e em casos mais graves até óbito.

Uma pesquisa feita pelo INCA (Instituto Nacional do Câncer) no ano de 2009 constatou que ocorreram 4637 novos casos de tumores penianos.

A probabilidade de desenvolver esse tipo de tumor aumenta quando a passagem da glande é muito estreita devido ao prepúcio, isso porque o fato da glande estar coberta pela pele dificulta a percepção dos sintomas.

A cirurgia de fimose é então umas das maneiras para se prevenir o desenvolvimento de um desses tumores.

A falta de higiene por parte de pessoas com fimose pode ainda causar uma inflamação conhecida como Balanite, que é uma infecção que se desenvolve no prepúcio ou na glande do homem.

Essa infecção causa sintomas como:

  • Sensação de coceira,
  • Ardor
  • Dor na glande
  • Superfície da glande avermelhada
  • Secreções purulentas
  • Prepúcio avermelhado
  • Região do prepúcio dolorida.

Alguns dos problemas causados pela má higiene da região intima pode causar problemas até mesmo para as parceiras sexuais desses homens.

Imagem: noticias.uol.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar da higiene se tenho fimose, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.