Partilhar

Como começar a tomar a pílula

Por Vanessa Lopes. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como começar a tomar a pílula
Imagem: revistadonna.clicrbs.com.br

A pílula é um dos contraceptivos mais utilizados pelas mulheres dada a sua eficácia na prevenção da gravidez ser de 98%. Este contraceptivo é composto por dois hormônios, a progesterona e o estrogênio, que juntos evitam o amadurecimento dos óvulos. E, se o óvulo não estiver maduro não existe fecundação e, consequentemente não há gravidez. No entanto, são muitas as dúvidas que surgem na hora de começar a tomar a pílula, o que fazer em caso de esquecimento ou até como mudar de pílula. Para esclarecer todas as suas dúvidas, neste artigo de umComo vou explicar para você tudo o que precisa saber.

Também lhe pode interessar: Tomar pílula anticoncepcional engorda?

Como tomar a pílula pela primeira vez

Antes de começar a tomar a pílula, deve consultar o seu médico ou ginecologista. Será ele quem lhe dirá qual a melhor pílula para você. É muito importante começar a tomar a pílula com a orientação do seu médico.

Se você vai tomar a pílula pela primeira vez ou, reiniciar após alguns anos ou meses de pausa, saiba que o recomendável é começar a tomar a cartela no primeiro dia da menstruação. Ao começar a tomar a pílula no primeiro dia da menstruação, você garante proteção de imediato, não sendo necessário utilizar camisinha durante os primeiros dias, uma vez que a proteção contra a gravidez ocorre desde o primeiro dia de uso.

No entanto, você não tem de seguir esta forma de começar a tomar a pílula, pois na verdade você pode iniciar a cartela em qualquer momento do seu ciclo. Caso você decida começar a cartela em outro momento do ciclo, saiba que só estará completamente protegida contra a gravidez a partir do sétimo dia de uso da pílula. Se houver suspeita de gravidez, o melhor é esperar pela menstruação antes de iniciar a pílula, lembrando que os testes de gravidez só ficam positivos normalmente após um ou dois dias de atraso menstrual.

Uma vez iniciada a pílula, você deve tomar um comprimido durante 21 dias sempre à mesma hora. Após isso, deverá fazer uma pausa de 7 dias em que ocorrerá a menstruação. No oitavo dia deverá iniciar uma nova cartela, mesmo que ainda esteja menstruando.

No caso da minipílula, ela também pode ser iniciada em qualquer momento do ciclo, sendo que nos primeiros 7 dias de uso não existe uma garantia que proteja contra a gravidez. Após esses 7 dias, já poderá ter relações sexuais sem correr o risco de engravidar. Como no caso anterior, da pílula combinada, se iniciar a minipílula no primeiro da menstruação ficará de imediato protegida.

Como começar a tomar a pílula - Como tomar a pílula pela primeira vez
Imagem: hercampus.com

Como mudar de pílula

Pode ser que seja necessário mudar de pílula anticoncepcional porque está sentindo os efeitos colaterais ou qualquer outro tipo de desconforto. Seja porque razão for, é sempre importante consultar o seu médico para que este lhe indique outra marca para utilizar. Durante este processo de troca de pílulas é preciso seguir alguns cuidados, de forma a evitar uma gravidez indesejada.

Para mudar de pílula anticoncepcional, deve-se acabar a pílula atual e só depois iniciar a pílula nova. Caso faça a pausa de 7 dias, saiba que só estará completamente protegida após 7 dias de uso da nova pílula. No entanto, se iniciar a nova pílula no dia seguinte ao término da pílula anterior a eficácia contraceptiva é imediata.

Como começar a tomar a pílula - Como mudar de pílula
Imagem: vidanairlanda.com

O que fazer em caso de esquecimento

Para uma maior eficácia da pílula, deve tomar a pílula todos os dias à mesma hora ou em horas próximas. Caso se esqueça de tomar a pílula durante 12 horas, o que deverá fazer é tomar de imediato a drágea esquecida e continuar a tomar a cartela de forma habitual. Durante as primeiras 12 horas de esquecimento continuará protegida.

Se o esquecimento passar as 12 horas, deverá tomar a pílula assim que se lembrar mesmo que isso signifique tomar duas drágeas ao mesmo tempo. Depois continue com o seu horário de toma normalmente. Perante um esquecimento de mais de 12 horas, a eficácia da pílula diminui pelo que deverá ter em conta algumas recomendações. Para saber mais sobre o que fazer em caso de esquecimento, entre no nosso artigo e esclareça as suas dúvidas.

Como começar a tomar a pílula - O que fazer em caso de esquecimento
Imagem: mamaeonline.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como começar a tomar a pílula, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Conselhos
  • Pode tomar a pílula com água, de maneira a ser mais fácil engolir o comprimido.
  • Tente criar uma rotina em torno da toma da pílula, assim evitará esquecimentos. Por exemplo, tome sempre a pílula antes de deitar ou depois do café da manhã ou do jantar.

Escrever comentário sobre Como começar a tomar a pílula

Como começar a tomar a pílula
Imagem: revistadonna.clicrbs.com.br
Imagem: hercampus.com
Imagem: vidanairlanda.com
Imagem: mamaeonline.com.br
1 de 4
Como começar a tomar a pílula

Voltar ao topo da página