Como aumentar a libido masculina

Como aumentar a libido masculina

O baixo desejo sexual não afeta apenas as mulheres, sendo que muitos homens durante a sua vida também experienciam diminuições na sua libido. Saber como aumentar a libido masculina pode ajudar o homem a recuperar tanto a sua vida sexual como a da sua parceira, permitindo que esta seja vivida em pleno.

É um erro comum pensar que apenas o sexo feminino sofre de baixa libido, mas a verdade é que cerca de 1 em cada 5 homens sofre de baixo desejo sexual e deixa o sexo para segundo plano quando comparado com outras atividades.

Causas da baixa libido masculina

O envelhecimento é dos principais fatores causais da baixa libido masculina, porém, não é o único motivo para esta condição. Todos os homens são diferentes e ainda que muitos mantenham o seu desejo sexual ao longo da vida, outros sofrem uma quebra em certos momentos e devido a várias causas. As principais causas podem ser:

Causas psicológicas: O stress e a ansiedade presentes no dia-a-dia, os problemas no relacionamento, a depressão e o seu tratamento, podem afetar o desejo sexual.

Problemas médicos: Problemas de saúde como a diabetes, a obesidade, a hipertensão ou o colesterol elevado, também influenciam o desejo sexual, bem como alguns medicamentos antiaids e para a queda do cabelo.

Causas hormonais: A testosterona é a hormona, que tanto no sexo masculino, como no sexo feminino, é responsável pelo desejo sexual. Em algumas doenças crónicas, devido a alguma medicação ou após a andropausa, os níveis de testosterona podem sofrer uma quebra, tendo consequências a nível da libido masculina. A sexualidade pode também ser afetada por baixos níveis de hormonas tiroides ou pela prolactina, produzida no cérebro.

Dopamina: A dopamina é uma substância mensageira do cérebro, estando este órgão ligado intimamente ao desejo sexual. Baixos níveis de dopamina, frequentes em pessoas com depressão ou outras doenças neurológicas, estão comprovados interferir com o desejo sexual.

Tratamento para a baixa libido masculina

O tratamento para a baixa libido masculina depende dos fatores causais, pelo que se estiverem presentes condições de saúde subjacentes, estas devem ser tratadas primeiro.

Para além disto, existem algumas alterações que podem melhorar a sua vida sexual, como por exemplo:

Deixe-se levar pelo momento: Se a sua parceira ou parceiro quer fazer sexo e a sua vontade não é muita, não diga logo que não. Ceda às suas investidas e deixe-se levar pelo momento. O mais certo é que o desejo sexual adormecido desperte a meio da estimulação e consiga ter prazer.

Durma bem: Dormir bem aumenta a produção de testosterona durante a noite, o que permitirá níveis mais constantes durante o dia e o aumento do desejo sexual, especialmente pela manhã.

Avalie outras disfunções sexuais: A disfunção erétil pode abalar a confiança masculina, o que por sua vez tem um impacto no desejo sexual. Se a incapacidade em conseguir ereções suficientes para penetração o preocupam, deve ver avaliada a sua condição, podendo ser necessária a toma de tratamentos orais para a impotência, que ajudem a eliminar esta preocupação.

Faça sexo noutros locais: A ideia pré-concebida de que vai fazer sexo na mesma cama e no mesmo quarto de sempre podem ser desmotivadores. Considere outras divisões da casa que possam estimular mais o seu desejo sexual pelo simples fato de serem diferentes.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aumentar a libido masculina, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.