Como aumentar a libido feminina

Como aumentar a libido feminina

Para muitas mulheres, o trabalho, o abaixamento dos níveis hormonais, os problemas na relação e não só, podem levar a consequências negativas na sua vida sexual. A falta de desejo sexual, também conhecida como disfunção sexual feminina, pode coincidir com o início ou o fim de uma nova relação, com alterações do quotidiano, com a gravidez, menopausa ou outra doença. Apesar de os homens também poderem ser afetados pela falta de libido, esta disfunção é muito mais prevalente nas mulheres, estimando-se que cerca de 43% das mulheres sexualmente ativas sofrem deste problema.

Conheça as causas

A sexualidade feminina é um processo complexo que exige a interação de vários componentes, afetando a intimidade, a saúde psicológica, o bem estar emocional e o estilo de vida. Qualquer alteração num destes fatores pode levar à falta de desejo sexual e a problemas na relação.

As causas físicas incluem:

  • Problemas sexuais: Dor durante o sexo ou incapacidade de atingir o orgasmo.
  • Condições de saúde: Algumas doenças podem afetar o desejo sexual, como a artrite, o cancro, a diabetes, a tensão arterial elevada e as doenças neurológicas.
  • Álcool e drogas: O abuso do álcool e das drogas por levar à falta de libido, bem como a outros problemas de saúde.
  • Fadiga: A exaustão pode levar frequentemente à falta de desejo sexual, especialmente quando se tem crianças pequenas ou outras tarefas mais exigentes.

As causas psicológicas incluem:

  • Problemas psicológicos: ansiedade e depressão.
  • Estresse: quer seja por problemas financeiros ou no trabalho.
  • Fraca imagem corporal e baixa autoestima.
  • Historial de abuso sexual

Melhorar o desejo sexual

A falta de libido pode relacionar-se com o cansaço e falta de energia, pelo que deve descansar e dormir mais horas para recuperar a sua vitalidade. Por outro lado, se estiverem implicadas causas hormonais, pode ser necessário recorrer a terapias com testosterona, administradas geralmente em forma de creme ou adesivo. Viva a vida de forma descontraída e tente resolver quaisquer problemas que permaneçam na sua relação, transmita ao seu parceiro os seus desejos e não tema falar abertamente sobre as suas preocupações e receios.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aumentar a libido feminina, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.