Como ajudar um parceiro com disfunção erétil

Como ajudar um parceiro com disfunção erétil

A disfunção erétil afeta milhões de homens em todo o mundo, porém esta não deve ser apenas uma preocupação do sexo masculino, sendo o papel da mulher fundamental para ultrapassar este problema e retomar uma vida sexual em pleno.

Muitas mulheres não sabem como reagir quando o seu parceiro sofre de problemas de ereção, achando melhor afastar-se e não debater o problema por medo de ferir os sentimentos do homem e agravar a situação. Esta pode ser a solução mais fácil, mas não é de certo a solução que levará ao fim do problema, aumentando a pressão no homem relativamente à sua prestação sexual. Ignorar o problema pode ajudar, mas apenas no caso de ser uma situação esporádica. Caso o seu parceiro sofra de problemas de ereção de forma constante e em muitas das vezes em que têm relações, deve proceder de maneira diferente e seguir os seguintes conselhos:

Passos a seguir:
1

Fale com o seu parceiro: Conversar sobre o assunto é um dos fatores que contribui para ultrapassar a disfunção erétil. Comece por explicar que a disfunção erétil afeta vários homens e que o seu parceiro não é o único com este problema. Tente não se focar demasiado na incapacidade do homem conseguir levar a relação sexual, mas refira que este problema pode estar relacionado com outras condições de saúde como a diabetes ou o colesterol alto e que a sua avaliação não deve passar despercebida.

2

Considere outras atividades que possam fazer juntos: Focar a sua atenção apenas no sexo de forma a querer resolver este problema, apenas irá agravar a situação. Não quer dizer que o sexo não seja uma parte importante da vida do casal, porque é, mas existem outras atividades que podem fazer juntos que irão permitir que o casal se relacione mais intimamente. Adicione à sua rotina idas ao cinema, a restaurantes, bares ou passeios, que possam contribuir para que o seu parceiro fale mais abertamente sobre o assunto. Cerca de 20% dos casos de disfunção erétil têm causas psicológicas como o stress e a ansiedade, pelo que alterar o quotidiano do casal pode ajudar a reverter a situação.

3

Opte por diferentes formas de estimulação: Não quer dizer que a culpa seja sua, mas a verdade é que a monotonia na cama em nada ajuda no caso da disfunção erétil. Considere outros tipos de estimulação para além da penetração que possam ajudar o homem a conseguir e a manter a sua ereção, como por exemplo o sexo oral ou a estimulação manual.

4

Incentive a procura de ajuda médica: A disfunção erétil é um problema de saúde que não só tem tratamento, como deve ser diagnosticado por um médico. Se o seu parceiro não se sente à vontade em procurar ajuda, convença-o de que esta é a melhor solução e que está disposta a acompanhá-lo nas consultas se isso o fizer sentir melhor. Em muitos casos é a mulher que dá o primeiro passo no que diz respeito à ajuda médica para tratar a disfunção erétil, ponha o seu parceiro confortável relativamente a esta condição.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ajudar um parceiro com disfunção erétil, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.