Partilhar

Como agir no fim de um relacionamento

Por Sara Silva. Atualizado: 25 abril 2019
Como agir no fim de um relacionamento
Imagem: fashionnorules.com

Lidar com o fim do namoro é uma situação complicada para ambas as partes, porque significa mágoa e sofrimento. De forma a diminuir o sofrimento, evitar conflitos e seguir em frente surge a questão de como agir no fim de um relacionamento: será que existe um caminho certo que resulta para toda a gente? Algumas pessoas parecem lidar e recuperar melhor que outras do fim de uma relação, qual será o seu segredo? Se você se encontra nesse estágio em que a relação acabou mas a pessoa ainda significa muito para si, saiba que preparámos este artigo umComo.com.br para o ajudar. Continue lendo e descubra as respostas que o ajudarão a superar esta fase.

Também lhe pode interessar: Como aceitar que um relacionamento acabou

Encarar o fim

Chega aquele momento em que você percebe que esse relacionamento não vai dar mais, ou porque a outra pessoa lho disse, porque você descobriu algo que quebra toda a confiança, as coisas não estão resultando há algum tempo, já não existe amor... podem ser muitas as razões.

Encarar o que está acontecendo é difícil sobretudo se não foi você quem quis acabar com a relação. No entanto, e apesar de tudo, esta é a fase em você deve se consciencializar que chegou ao fim, que não existe mais nada que você possa fazer e que está na hora de seguir em frente.

Como agir no fim de um relacionamento - Encarar o fim
Imagem: quoteeveryday.com

Seguir em frente

Depois de ter a certeza que a relação está mesmo terminada, não se deixe ir abaixo procurando conforto nos pensamentos começados por "mas" e "se". É natural que nesta primeira fase tenha tendência para desvalorizar o que aconteceu e tentar voltar atrás independentemente de tudo.

Isso é errado, você deve aprender a praticar o desapego e se consciencializar que está começando um novo ciclo, que olhar para trás somente dificultará sua recuperação e o impedirá de receber outras coisas boas que a vida tem reservadas para si.

Como agir no fim de um relacionamento - Seguir em frente
Imagem: garagemgospel.com.br

Ficar em paz

Por outro lado, algumas pessoas não encaram o fim do relacionamento como algo que pode ser emendado pacificamente, e começam gerando grande raiva e rancor. Isso acontece porque está sendo difícil digerir a informação e encontrar uma explicação que as tranquilize.

Para conseguir lidar com essa negatividade, que não é saudável, será necessário se afastar e colocar as ideias em ordem. Se distraia, mantenha sua cabeça ocupada, deixe passar um tempo, espere a poeira assentar e, quando se sentir mais preparado para resolver as questões pendentes, fale com seu ex e procure respostas às suas questões, faça questão de resolver e esclarecer tudo de forma a não guardar rancores.

Como agir no fim de um relacionamento - Ficar em paz
Imagem: iansommerville.com

Não se isolar

Viver nossos problemas sozinhos pode destruir-nos por dentro, pelo que é importante poder contar com alguém que nos ajude a ultrapassá-los e a olhar para as coisas de outra forma.

Quando você se deparar com o fim do seu relacionamento, procure conforto junto das pessoas que lhe são mais próximas, conte-lhes o que aconteceu e com certeza elas o tentarão ajudar da melhor forma.

Contatar com outra pessoa durante esse período de luta é importante também para que você não fique obcecado com certas questões pendentes, que o poderão deitar ainda mais abaixo ou levá-lo a cometer erros.

Como agir no fim de um relacionamento - Não se isolar
Imagem: fotolog.com

Se desligar

Ao aceitar o fim do relacionamento há que encarar que aquela pessoa não faz mais parte da sua vida, por isso ficar tentando vigiá-la ou saber dela através das redes sociais, na rua ou pelo celular apenas lhe fará pior.

Se está sendo realmente difícil para si digerir o que aconteceu, se desligue completamente dessa pessoa: delete sua amizade no Facebook, delete o número de celular, evite ir aos sítios que ela frequenta, esconda os presentes e recordações... faça tudo o que estiver ao seu alcance para tirar essa pessoa da sua vida, como se ela nunca tivesse existido.

Como agir no fim de um relacionamento - Se desligar
Imagem: madeleinelamarre.com

Voltar a ser você

Quando estamos em uma relação muitas vezes passamos a agir, a pensar e, no fundo, a viver em função da outra pessoa: o "nós" substitui o "eu" e perdemos parte da nossa identidade. Se você se revê nisso é natural que, no fim da relação, se sinta perdido, como se já não soubesse quem você realmente é.

Procurar sua identidade é outro aspeto muito importante para lidar com a perda, e isso significa também cultivar amor próprio e perceber que, neste momento, apenas você importa. Assim sendo se dedique a realizar atividades que gosta, com as quais se identifica, melhore sua autoestima e aprenda de novo a viver de forma independente.

Como agir no fim de um relacionamento - Voltar a ser você
Imagem: lounge.obviousmag.org

Aproveitar

Se você não está mais em um relacionamento significa que está novamente solteiro, e esse estado civil não tem de ser necessariamente ruim. Aliás, é possível ser feliz solteiro quando você encara que está melhor assim do que numa relação que o destrói e que não lhe traz nada de novo.

No fim de um relacionamento você pode mesmo chegar à conclusão que é como solteiro que quer viver sua vida daí em diante, ou encarar esse estado como um período de renovação e escape que você tanto precisa.

Coloque o passado para trás das costas e aproveite essa nova fase acreditando que algo melhor está para vir!

Como agir no fim de um relacionamento - Aproveitar
Imagem: maalacerdaa.blogspot.pt

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como agir no fim de um relacionamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário sobre Como agir no fim de um relacionamento

O que lhe pareceu o artigo?

Como agir no fim de um relacionamento
Imagem: fashionnorules.com
Imagem: quoteeveryday.com
Imagem: garagemgospel.com.br
Imagem: iansommerville.com
Imagem: fotolog.com
Imagem: madeleinelamarre.com
Imagem: lounge.obviousmag.org
Imagem: maalacerdaa.blogspot.pt
1 de 8
Como agir no fim de um relacionamento

Voltar ao topo da página