Partilhar

Como agir no fim de um relacionamento

Por Sara Silva. Atualizado: 25 abril 2019
Como agir no fim de um relacionamento
Imagem: fashionnorules.com

Lidar com o fim do namoro é uma situação complicada para ambas as partes, porque significa mágoa e sofrimento. De forma a diminuir o sofrimento, evitar conflitos e seguir em frente surge a questão de como agir no fim de um relacionamento: será que existe um caminho certo que resulta para toda a gente? Algumas pessoas parecem lidar e recuperar melhor que outras do fim de uma relação, qual será o seu segredo? Se você se encontra nesse estágio em que a relação acabou mas a pessoa ainda significa muito para si, saiba que preparámos este artigo umComo.com.br para o ajudar. Continue lendo e descubra as respostas que o ajudarão a superar esta fase.

Também lhe pode interessar: Como aceitar que um relacionamento acabou

Encarar o fim

Chega aquele momento em que você percebe que esse relacionamento não vai dar mais, ou porque a outra pessoa lho disse, porque você descobriu algo que quebra toda a confiança, as coisas não estão resultando há algum tempo, já não existe amor... podem ser muitas as razões.

Encarar o que está acontecendo é difícil sobretudo se não foi você quem quis acabar com a relação. No entanto, e apesar de tudo, esta é a fase em você deve se consciencializar que chegou ao fim, que não existe mais nada que você possa fazer e que está na hora de seguir em frente.

Como agir no fim de um relacionamento - Encarar o fim
Imagem: quoteeveryday.com

Seguir em frente

Depois de ter a certeza que a relação está mesmo terminada, não se deixe ir abaixo procurando conforto nos pensamentos começados por "mas" e "se". É natural que nesta primeira fase tenha tendência para desvalorizar o que aconteceu e tentar voltar atrás independentemente de tudo.

Isso é errado, você deve aprender a praticar o desapego e se consciencializar que está começando um novo ciclo, que olhar para trás somente dificultará sua recuperação e o impedirá de receber outras coisas boas que a vida tem reservadas para si.

Como agir no fim de um relacionamento - Seguir em frente
Imagem: garagemgospel.com.br

Ficar em paz

Por outro lado, algumas pessoas não encaram o fim do relacionamento como algo que pode ser emendado pacificamente, e começam gerando grande raiva e rancor. Isso acontece porque está sendo difícil digerir a informação e encontrar uma explicação que as tranquilize.

Para conseguir lidar com essa negatividade, que não é saudável, será necessário se afastar e colocar as ideias em ordem. Se distraia, mantenha sua cabeça ocupada, deixe passar um tempo, espere a poeira assentar e, quando se sentir mais preparado para resolver as questões pendentes, fale com seu ex e procure respostas às suas questões, faça questão de resolver e esclarecer tudo de forma a não guardar rancores.

Como agir no fim de um relacionamento - Ficar em paz
Imagem: iansommerville.com

Não se isolar

Viver nossos problemas sozinhos pode destruir-nos por dentro, pelo que é importante poder contar com alguém que nos ajude a ultrapassá-los e a olhar para as coisas de outra forma.

Quando você se deparar com o fim do seu relacionamento, procure conforto junto das pessoas que lhe são mais próximas, conte-lhes o que aconteceu e com certeza elas o tentarão ajudar da melhor forma.

Contatar com outra pessoa durante esse período de luta é importante também para que você não fique obcecado com certas questões pendentes, que o poderão deitar ainda mais abaixo ou levá-lo a cometer erros.

Como agir no fim de um relacionamento - Não se isolar
Imagem: fotolog.com

Se desligar

Ao aceitar o fim do relacionamento há que encarar que aquela pessoa não faz mais parte da sua vida, por isso ficar tentando vigiá-la ou saber dela através das redes sociais, na rua ou pelo celular apenas lhe fará pior.

Se está sendo realmente difícil para si digerir o que aconteceu, se desligue completamente dessa pessoa: delete sua amizade no Facebook, delete o número de celular, evite ir aos sítios que ela frequenta, esconda os presentes e recordações... faça tudo o que estiver ao seu alcance para tirar essa pessoa da sua vida, como se ela nunca tivesse existido.

Como agir no fim de um relacionamento - Se desligar
Imagem: madeleinelamarre.com

Voltar a ser você

Quando estamos em uma relação muitas vezes passamos a agir, a pensar e, no fundo, a viver em função da outra pessoa: o "nós" substitui o "eu" e perdemos parte da nossa identidade. Se você se revê nisso é natural que, no fim da relação, se sinta perdido, como se já não soubesse quem você realmente é.

Procurar sua identidade é outro aspeto muito importante para lidar com a perda, e isso significa também cultivar amor próprio e perceber que, neste momento, apenas você importa. Assim sendo se dedique a realizar atividades que gosta, com as quais se identifica, melhore sua autoestima e aprenda de novo a viver de forma independente.

Como agir no fim de um relacionamento - Voltar a ser você
Imagem: lounge.obviousmag.org

Aproveitar

Se você não está mais em um relacionamento significa que está novamente solteiro, e esse estado civil não tem de ser necessariamente ruim. Aliás, é possível ser feliz solteiro quando você encara que está melhor assim do que numa relação que o destrói e que não lhe traz nada de novo.

No fim de um relacionamento você pode mesmo chegar à conclusão que é como solteiro que quer viver sua vida daí em diante, ou encarar esse estado como um período de renovação e escape que você tanto precisa.

Coloque o passado para trás das costas e aproveite essa nova fase acreditando que algo melhor está para vir!

Como agir no fim de um relacionamento - Aproveitar
Imagem: maalacerdaa.blogspot.pt

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como agir no fim de um relacionamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário sobre Como agir no fim de um relacionamento

Como agir no fim de um relacionamento
Imagem: fashionnorules.com
Imagem: quoteeveryday.com
Imagem: garagemgospel.com.br
Imagem: iansommerville.com
Imagem: fotolog.com
Imagem: madeleinelamarre.com
Imagem: lounge.obviousmag.org
Imagem: maalacerdaa.blogspot.pt
1 de 8
Como agir no fim de um relacionamento

Voltar ao topo da página