Como aceitar que um relacionamento acabou

Como aceitar que um relacionamento acabou

Quando chega esse momento, quando as coisas entre duas pessoas acabam por uma falta de amor e compromisso, muitas vezes custa-nos assimilar, inclusive aceitar. É normal, são fases pelas quais passamos quando um relacionamento termina e estávamos completamente entregados e com sentimentos claros e reais em relação à outra pessoa. Quando chegamos a esse ponto, é preciso aceitar que esse relacionamento acabou e começar uma vida nova, no entanto isso nem sempre é simples. Em umComo vamos dar alguns conselhos sobre como aceitar que um relacionamento acabou para que possa seguir em frente e superar essa fase o quanto antes.

Passos a seguir:
1

Quando uma relação entre duas pessoas termina, passamos por várias fases, como se estivéssemos de luto. De fato, é como sentir que alguém já não está conosco, por isso devemos saber que viveremos etapas diferentes enquanto durar a aceitação de que o relacionamento terminou.

Primeiro, passamos pela fase da negação, achando que é um pesadelo e que realmente isso não está acontecendo. Pouco a pouco, passaremos por sensações de tristeza, euforia, isolamento, todas elas são fases normais quando sofremos uma perda. Por isso, temos que saber muito bem quem somos, o que queremos, e aceitar as fases que vamos viver, sabendo que tudo passa, que nada dura para sempre e que voltaremos a ser quem éramos antes.

2

Pense em você mesmo: tem que trabalhar sua autoestima, dar-se valor e convencer de que é uma pessoa forte, capaz de enfrentar qualquer mudança. As mudanças, no geral, sempre nos desestabilizam e, assim como acontece em qualquer situação, quando se trata do fim de um relacionamento, temos que assumir isso, nos valorizando como merecemos. Aceite que merece viver algo melhor, diferente do que tinha e não importa quem tenha terminado o relacionamento, o que importa é que vai sobreviver a isso e avançar com sua vida sem a necessidade de ter alguém do seu lado.

3

Não se culpe. Se terminaram com você por outra pessoa, não pense que a culpa é sua; as pessoas mudam e crescem de forma diferente e em tempos diferentes, por isso pode ser normal que os gostos da outra pessoa ou as suas ambições tenham mudado em relação a quando se conheceram.

Se foi você quem terminou, não se culpe por isso, por muito que pretendam te machucar e fazer sentir que é responsável. É o mesmo que dissemos antes: nem todos agem nem crescem ao mesmo tempo, por isso tem todo o direito do mundo de querer mudar a sua vida se a atual não o fazia feliz. Não se trata de um fracasso pessoal porque o relacionamento fracassou, já que é uma coisa de dois.

4

Aprenda a desfrutar da solidão. Quando estamos há muito tempo com uma pessoa, nos acostumamos a essa presença contínua, chegando a uma segurança de apoio contínuo em algo. É então quando deixamos de passar tempo sozinhos ou de aproveitar. Um dos erros mais comuns é começar outro relacionamento por esse medo da solidão, quando não estamos preparados e provavelmente nem queremos. Por isso, aproveite os momentos para si mesmo e aprenda a viver com isso.

5

Tenha personalidade suficiente para saber onde estão os limites aos quais está disposto a chegar. O que é que você aceita e o que não, o que quer viver e o que não viveria nunca. Estar com alguém de qualquer jeito, sem ter claro o que queremos, não é o melhor para a nossa felicidade. Seja você mesmo.

Pense que só tem uma vida e deve vivê-la como realmente quer e com felicidade. É a sua própria vida e não vai querer viver com tristeza ou insegurança.

6

Faça planos. Aproveite para retomar as amizades que talvez deixou de lado quando estava em um relacionamento ou se esforce para conhecer gente nova. Para isso, não se tranque em casa, obrigue-se a sair quando estiver triste, deste modo aceitará melhor que um relacionamento terminou ao ver todo mundo que espera por você lá fora, pessoas que estão do seu lado e amam você ou querem passar um tempo com você, assim como outras pessoas que vão gostar de você. Apoie-se na sua família, faça coisas diferentes que não lembrem o antigo relacionamento, improvise e se surpreenda aprendendo todas as coisas novas que pode fazer.

Quando nos arrumamos e ficamos bonitos, nos sentimos mais seguros e fortes, por isso é importante que não nos abandonemos.

7

Não pretenda substituir uma pessoa por outra, já que cada uma é diferente e insubstituível. Primeiro, tem que superar a dor e o luto que provoca o fim de uma relação, se sentir seguro e tranquilo consigo mesmo para começar outra relação. Por isso, é bom que conheça pessoas novas, mas vá com calma, pois o famoso ditado de "um amor se cura com outro" pode servir no momento, mas não poderá evitar as comparações que levarão a relembrar lembranças que agora são dolorosas. Dê um tempo para si e depois poderá usá-lo com uma pessoa nova.

8

Aceitaremos que o relacionamento terminou quando deixarmos de pensar que voltaremos com ele assim que nos encontrarmos e que ainda resta algo vivo. Quando chegarmos a esta fase de não pensar em voltar com a pessoa e quando só restar as boas lembranças e não os rancores nem as culpas, teremos chegado à fase da aceitação. E acredite, será mais feliz, aproveitando bem mais as coisas da vida, que são muitas!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aceitar que um relacionamento acabou, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.