Partilhar

Com que frequência posso tomar a pílula do dia seguinte

A pílula do dia seguinte é considerada como um anticoncepcional de emergência, uma alternativa revolucionária que nos ajuda a diminuir a possibilidade de uma gravidez não desejada depois de um coito de risco, ou seja, um encontro sexual que tenha tido lugar nos dias férteis ou quando outro método anticoncepcional tenha falhado. Mas, esta alternativa pode ser usada habitualmente? No umComo.com.br explicamos-lhe com que frequência pode tomar a pílula do dia seguinte.

Também lhe pode interessar: Como tomar a pilula do dia seguinte

Posso tomar a pílula do dia seguinte todos os meses?

NÃO, a pílula do dia seguinte é um anticoncepcional de emergência e portanto não se pode tomar todos os meses. Tampouco é recomendável usá-la como uma opção habitual, uma vez que se trata de uma pílula com altas doses de hormônios e muitos efeitos secundários.

A frequência de toma desta pílula deve ser eventual e em ocasiões muito pontuais, os especialistas recomendam não tomá-la mais que duas vezes por ano. No caso de praticar sexo frequentemente deve usar outros métodos anticoncepcionais como a camisinha, as pílulas anticoncepcionais, o DIU ou a injeção hormonal.

No nosso artigo sobre como funciona a pílula do dia seguinte explicamos-lhe detalhadamente o modo de atuação deste anticoncepcional, os seus efeitos secundários e outras observações que são importantes ter em conta no momento da sua ingestão.

O que acontece se tomar a pílula do dia seguinte com frequência?

O anticoncepcional de emergência conta com uma forte carga de progesterona que pode levar ao aparecimento de diversos efeitos colaterais depois da sua ingestão, como por exemplo o atraso do ciclo menstrual, náuseas, vômitos e dor de cabeça.

Se toma a pílula do dia seguinte mais de uma vez por ano ou de forma muito frequente, aumenta o risco de sofrer de:

Quando tomar a pílula do dia seguinte?

A pílula do dia seguinte deve ser tomada apenas em casos pontuais, como por exemplo:

  • Quando tem relações sem proteção durante os seus dias férteis ou um par de dias antes da data de ovulação.
  • Quando o método de proteção habitual falha e se encontra nos seus dias férteis, por exemplo quando a camisinha de rompe.
  • Quando teve relações sexuais contra a sua vontade, por exemplo no caso de uma violação.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Com que frequência posso tomar a pílula do dia seguinte, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário sobre Com que frequência posso tomar a pílula do dia seguinte

Voltar ao topo da página