Partilhar

Causas da amenorreia

Causas da amenorreia

Os ciclos menstruais regulares geralmente sinalizam uma ótima saúde, porém existem mulheres que possuem ciclos irregulares ou amenorreia. Este é o termo médico recebido pela ausência da menstruação de forma prolongada, algo que pode ser causado por uma gravidez ou por outros fatores secundários que implicam problemas de saúde ou anomalias graves. Se quer saber quais são as causas da amenorreia e conhecer muitos mais detalhes sobre esta condição, preste atenção neste artigo de umComo.

O que é a amenorreia

Como dissemos anteriormente, amenorreia significa a ausência de menstruação de forma prolongada e pode afetar as mulheres de qualquer idade. Para determinar as possíveis causas é importante distinguir entre dois tipos de amenorreia:

  • Amenorreia primária. Aparece quando uma mulher adolescente ainda não menstruou e o limite é estabelecido ao redor dos 16 anos. Caso tenham se desenvolvido outras características sexuais secundárias, a falta de menstruação pode ser considerado normal até os 18 anos.
  • Amenorreia secundária. Este tipo de amenorreia é produzida quando uma mulher que menstruava regularmente deixa de ter menstruação durante pelo menos três ou mais ciclos menstruais consecutivos.

Causas da amenorreia primária

Entre as causas comuns da amenorreia primária encontramos:

  • Atraso na puberdade. O desenvolvimento hormonal de uma adolescente pode ser mais lento, algo que é considerado normal se houverem outras características sexuais próprias desta etapa, como o desenvolvimento das mamas.
  • Alterações genéticas ou problemas congênitos no aparelho reprodutor feminino.
  • Hímen não perfurado. Esta situação acontece quando o hímen, que é a membrana que se localiza na entrada da vagina, cobre completamente a abertura genital impossibilitando que o fluxo da primeira menstruação saia adequadamente.
  • Os transtornos alimentares como a anorexia ou a bulimia também influem na ausência da menstruação na puberdade.

Se uma mulher adolescente não iniciou o ciclo menstrual aos 16 anos de idade, é importante que consulte um ginecologista quando antes para conhecer a causa exata e descartar anomalias ou problemas de saúde.

Causas da amenorreia secundária

A amenorreia secundária é mais frequente que a anterior e pode ser sintoma de uma gravidez ou algo normal, como no caso do período da amamentação ou da menopausa (normal em mulheres maiores de 45 anos) ou, ao contrário, pode indicar a existência de algum tipo de transtorno ou problema de saúde grave, como no caso de:

  • Ovários policísticos. Produzem-se mudanças de tipo hormonal que causam a falta de ovulação, já que neste transtorno os óvulos maduros não são liberados dos ovários e formam-se neles pequenos cistos. Além de provocar amenorreia, é uma das causas mais frequentes de infertilidade feminina.
  • Insuficiência ovariana prematura. Acontece quando os ovários deixam de funcionar corretamente antes de que a mulher tenha 40 anos de idade.
  • Tumores ovarianos.
  • Transtornos alimentícios (anorexia ou bulimia) que implicam uma perda drástica de peso, assim como um aumento de peso excessivo ou obesidade.
  • Alterações hormonais ou doenças como hipotireoidismo o hipertireoidismo podem causar mudanças nos ciclos menstruais.
  • O consumo de certos remédios, como por exemplo aqueles usados nos tratamentos de quimioterapia, antidepressivos ou corticosteroides.
  • Alterações psíquicas como o estresse, a ansiedade ou a depressão patológica que costumam causar desequilíbrios hormonais.

Consultar um especialista

Agora que você já sabe quais podem ser as causas da amenorreia, é fundamental que vá ao médico se a sua filha tiver 16 anos ou mais e ainda não tiver iniciado seu período menstrual, ou se tiver mais de 14 anos e não observar nenhum sinal de puberdade. Além disso deverá visitar um especialista se tiver menstruado previamente com regularidade e a menstruação tiver desaparecido por 3 ou mais ciclos consecutivos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Causas da amenorreia, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário sobre Causas da amenorreia

20 comentários
Michele
Eu tomo anticoncepcional ha 2 anos mais em janeiro tive que tomar 3dias antes era p tomar dia 11 tomei dia 8 no dia 30 minha menstruação veio em fevereiro acabei tomando ela atrasada dia 15 mais minha menstruação não veio em março tomei dia 15 de novo mais ate agora minha menstruação não veio ja fiz 2 testes de gravidez e deram negativo mais ja fazem 3 meses que não mestruou ja tentei passar com o ginecologista do posto mais ela ta afastada não sei mais oq fazer todo mês tenho os sintomas de TPM mais nada da menstruação vim me de sua opinião por favor
A sua avaliação:
carla
minha menstruacao n desce tem mais de 8 meses,e n estou gravida,oq tenho?
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Carla! Nesse caso deve consultar a sua médica ou ginecologista para saber o que pode estar acontecendo. Obrigada pelo comentário!
A sua avaliação:
Thaís
Olá. Em julho voltei a tomar a pílula no quinto dia da menstruação, como tive relações sexuais sem proteção logo dps que comecei a tomar, tomei a pílula do dia seguinte 4 dias dps que iniciei o anticoncepcional. Menstruei normalmente em agosto, no dia certo. Não voltei a tomar a pílula em agosto e não tenho relações desde pouco antes da ultima menstruação, mas neste mês estou atrasada dois dias. Existe risco de gravidez? Obrigada.
thaty
Tenho 15 anos sou virgem minha mestruação esta atrasada a 3 meses sinto dor no pé da barriga. Oque pode ser?.
Debora
Ola, tenho 19 anos e um "peso" na consciência. A minha última menstruação veio dia 28/4 e até agora nada dela aparecer, ela nao é mto regulada mas mesmo assim estou mega preocupada, devo fazer testes de gravidez?
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Debora! Você teve relações sexuais desprotegidas? Se sim, então deveria fazer um teste de gravidez sim.
Tatiane
Olá Tenho trinta anos, a minha última menstruação veio duas vez no último mês! Agora ñ veio mas! Ñ tive relações nesse período! Estou preocupada o q pode está acontecendo?
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Tatiane! Isso pode ser porque o seu ciclo é irregular, veja no nosso artigo como regular a menstruação: http://relacoes.umcomo.com.br/articulo/como-regular-a-menstruacao-4431.html
Natália almeida
Olá estou 5 meses sem mestruar estou com seios doloridos,de vez enquanto snto dores fortes no pé da barriga Já fiz dois exames de urinas e deram negativos. Me ajudem por favor n aguento mas
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Natália! Mas você teve relações sexuais desprotegidas? Se não for esse o caso, aconselho você a consultar o seu médico ou ginecologista para saber se está tudo certo. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página!
Naty
Bom dia,ganhei minha bebê veio pra mim 40 dias no mês de (agosto ) venho 9 dias !??? Agora no mês de setembro minha bebê parou de mamar ,e minha menstruação não desceu fiz o teste de H c.g. deu negativo, acabei a cartela do provera já faz 5 dias nada da minha red descer O que faço !!!!
Isabele
Tomei a injeção contracep em maio que e de três em três meses por conta do micropolicistico e ate hoje minha menstruação não desceu mas já vai fazer cinco meses e nenhum sinal o que eu faco para minha menstruação descer? Já estou apavorada pensei que estava gravida e deu negativo.minha barriga esta cada dia maior e meu rosto esta super inchado e cheio de espinhas e depois dessa injeção nuncaas fui a MSM a pessoa.o que fazer?
Juliana
tomei diclin por 2 anos, tomei a última cartela em fevereiro no final em março menstruei 3 vezes seguidas, sendo a lima vez no dia 8 e depois disso até hoje não menstruei mais, estou tentando engravidar mais por conta disso na consigo

Causas da amenorreia
Causas da amenorreia

Voltar ao topo da página