Sexo e relações

8 benefícios incríveis do sexo para a mulher

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
8 benefícios incríveis do sexo para a mulher

O sexo além de ser muito agradável, é extremamente benéfico para a saúde física e emocional das mulheres. Os diversos estudos científicos realizados até à data, demonstraram que manter relações sexuais de forma regular é um antídoto perfeito para muitos dos problemas físicos e mentais que sofremos diariamente, tais como o estresse, a ansiedade, a irritabilidade, a baixa auto-estima, a falta de sono, o sobrepeso ou algumas doenças e condições comuns. Não deixe de ler este artigo do umCOMO no qual lhe revelamos 8 benefícios incríveis do sexo para a mulher, assim descobrirá novos motivos para desfrutar ainda mais da sua sexualidade e continuar descobrindo novas sensações do mais excitantes e agradáveis que existem.

Também lhe pode interessar: 8 dicas para um sexo à distância excitante

Índice

  1. Diminui o estresse
  2. Mantém-nos jovem por mais tempo
  3. Melhora sua auto-estima e faz senti-la mais feliz
  4. Protege de doenças
  5. Favorece a sua perda de peso
  6. Ajuda a dormir melhor
  7. Fortalece o seu assoalho pélvico e reduz a secura vaginal
  8. Favorece a sua fertilidade

Diminui o estresse

Depois de manter relações sexuais, uma sensação de bem-estar invade todo o nosso corpo e, tal como asseguram os especialistas, o sexo é um dos melhores anti-estresse ao qual podemos recorrer no dia a dia.

Esse estado de relaxamento profundo que sente após uma boa sessão de sexo, explica-se pelas hormonas que se liberam durante o ato sexual. Estas são as chamadas endorfinas, que são conhecidas como os "hormônios da felicidade" e são liberados quando se alcança um orgasmo ou se têm um grande prazer. Isto somado à estimulação de alguns nervos, consegue que os músculos de todo o corpo se relaxem e que se chegue a um estado de tranquilidade e paz que lhe permitirá enfrentar as suas preocupações com muito mais calma.

Além disso, a ciência demonstrou que as relações sexuais reduzem os níveis de estresse e ansiedade elevados, graças à segregação de cortisol (conhecido como hormônio do estresse) que diminui consideravelmente durante o coito.

Mantém-nos jovem por mais tempo

Outro dos benefícios do sexo para a mulher está relacionado com a sua beleza e juventude. Ter sexo de forma regular ajuda-a a manter-se jovem por mais tempo.

O motivo principal é que ao manter relações sexuais, ocorre um aumento dos estrógenos no organismo, o que é indispensável para conseguir uma pele muito mais firme, bonita e sem rugas. Por outro lado, quando se chega ao clímax, melhor-se a secreção de água e isto unido a que também se favorece a circulação do sangue durante o ato, faz com que a pele se mantenha perfeitamente hidratada e se diminuam as possibilidades de desenvolver celulite ou pele casca de laranja.

8 benefícios incríveis do sexo para a mulher - Mantém-nos jovem por mais tempo

Melhora sua auto-estima e faz senti-la mais feliz

O fato de dar e receber prazer, a sedução, os beijos, as carícias e sentir-se desejada é algo que, sem dúvida, aumenta a auto-estima e muito.

Ter sexo de forma habitual e sentir que é amada por outra pessoa é uma das melhores terapias que existem para aumentar a confiança em si próprio, sentir-se bem e lutar contra essas inseguranças que às vezes dominam a nossa vida diária.

Protege de doenças

Não há melhor benefício do sexo para a mulher que este. Diversos estudos revelaram que as relações sexuais ajudam a fortalecer o sistema imunológico, melhorando a função das células que se encarregam de proteger o organismo contra diversas doenças que podem comprometer a sua saúde.

Mas isto não é tudo, outros estudos realizados exploraram a relação existente entre a prática de sexo e a proteção contra alguns tipos de câncer. Estes concluíram que o aumento de segregações de DHEA e oxitocina que ocorre durante o coito, pode contribuir para a proteção do câncer de mama. Da mesma forma, também foi observado que aquelas mulheres que têm uma média de 2 orgasmos por semana têm menos chances de sofrer de problemas cardiovasculares que aquelas que não os têm. Se tem dificuldades para chegar ao clímax, recomendamos que consulte o artigo Como potenciar o orgasmo feminino.

8 benefícios incríveis do sexo para a mulher - Protege de doenças

Favorece a sua perda de peso

O que é melhor do que emagrecer tendo sexo e desfrutando de milhares de sensações agradáveis? Apesar de não ser a melhor solução para o excesso de peso, fazer sexo de forma habitual é uma atividade física na qual se queimam as calorias consumidas ou armazenadas no corpo e que ajuda a perder esses quilos a mais e a reduzir medidas.

Com apenas 10 minutos de sexo, conseguem-se perder umas 50 calorias, e com 20 minutos, cerca de 200 calorias. Para isso, é importante escolher aquelas posições sexuais que queimam mais calorias e, não ficar quieta.

Ajuda a dormir melhor

Tem problemas para dormir bem ou custa-lhe a adormecer? Se sim, deve saber que o sexo é ideal para favorecer o sono e ajudá-la a descansar mais relaxadamente.

Explicamos-lhe antes que durante o sexo, liberam-se mais endorfinas, que têm propriedades sedantes e analgésicas, mas além disso, também se liberam oxitocina e melatonina, dois hormônios que ajudam a dormir melhor e a aumentar a qualidade do sono.

8 benefícios incríveis do sexo para a mulher - Ajuda a dormir melhor

Fortalece o seu assoalho pélvico e reduz a secura vaginal

Um assoalho pélvico forte e tonificado é ideal para evitar problemas como a incontinência urinária ou o vaginismo, e para desfrutar de relações sexuais mais agradáveis e satisfatórias. Além da realização dos chamados exercícios de Kegel, praticar sexo regularmente é uma boa forma de colocar em funcionamento e exercitar todos os músculos da pélvis e, por conseguinte, conseguir fortalecer o assoalho pélvico de uma forma espontânea.

Por outro lado, o sexo também é de grande ajuda no caso de secura vaginal, especialmente quando se prolongam os preliminares antes de passar à ação, pois com os beijos, os abraços e as carícias potencia-se a lubrificação natural da vagina e a mulher está mais preparada para a penetração.

Favorece a sua fertilidade

E não nos podemos esquecer de outro dos grandes benefícios do sexo para a mulher: melhora a fertilidade. Por um lado, a prática de sexo regular ajuda a regular os ciclos menstruais, algo que, além de ser benéfico para a saúde sexual feminina, pode facilitar o cálculo dos dias férteis e aumentar assim, as chances de conceber.

Por outro lado, a fertilidade masculina também costuma ser beneficiada com o sexo, pois foi demonstrado que aqueles homens que ejaculam entre 3 e 4 vezes por semana têm uma maior capacidade de fecundação. E já sabe que quanto mais sexo tiver, mais chances terá de ficar grávida.

8 benefícios incríveis do sexo para a mulher - Favorece a sua fertilidade

Se pretende ler mais artigos parecidos a 8 benefícios incríveis do sexo para a mulher, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
8 benefícios incríveis do sexo para a mulher