6 conselhos para manter um relacionamento saudável

6 conselhos para manter um relacionamento saudável

Não se trata apenas de ter ao lado alguém que nos faça companhia ou com quem possamos passar os momentos de lazer, um relacionamento envolve bem mais do que isso e finalmente o desejo de todo casal é estar juntos em uma união saudável que cresça e se fortaleça com o tempo. Pensando nisso em umComo.com.br preparamos um artigo especial para si com os 6 conselhos para manter um relacionamento saudável e feliz.

Aprenda a comunicar-se

Algumas pessoas confundem a comunicação com falar bastante; não é a quantidade, mas sim a qualidade. Uma boa comunicação requer que ambos se esforcem em manifestar os seus pensamentos e sentimentos de forma adequada, em escutar o outro com verdadeiro interesse. Um casal saudável é aquele que também consegue iniciar uma boa amizade.

A chave é confiar

Os ciúmes excessivos e a desconfiança são dois grandes inimigos das relações de casal saudáveis. A confiança ganha-se e se estamos com alguém que não a merece o melhor é acabar com o relacionamento antes de minar nossa segurança e autoestima, o que nos conduzirá a nunca conseguir manter uma união equilibrada.

A importância da tolerância e da paciência

Não há nada mais desgastante para um relacionamento do que o desejo constante de uma das partes de fazer que o outro mude. As mudanças em um relacionamento acontecem somente quando se deseja sinceramente, e embora não seja tarefa fácil tolerar os defeitos do nosso companheiro(a) é necessário fazê-lo de forma paciente. É muito importante aceitar o outro como é e respirar profundo antes de criar uma tempestade em um copo de água com pequenos problemas que não valem a pena.

Entendimento

Conseguir colocar-nos no lugar do nosso companheiro(a) e compreender suas decisões e pensamentos é vital para levar um relacionamento saudável. Se em vez disso decidimos ir pelo caminho da crítica negativa, as ofensas e os ataques psicológicos à autoestima do outro, longe de ter uma união bonita estaremos incubando um relacionamento conflitante que não deixará nada de bom.

Respeito

Em qualquer tipo de relacionamento pessoal o respeito é básico, e quando se trata do nosso companheiro(a) mais ainda. Deve-se criar um vínculo que, mesmo nos momentos de mais raiva, não devemos nos atrever a desrespeitar o outro, isto é mútuo e é uma das bases de um relacionamento saudável. Amar o outro envolve também respeitá-lo.

Divertir-se juntos e separados

Em um relacionamento saudável ambos os membros conseguem um espaço para levar também uma vida social, na qual possam divertir-se em seu ambiente juntos como casal e também separados, já que é necessário que cada um tenha um espaço pessoal sem o outro para manter a individualidade. Se existe respeito e confiança não será um problema divertir-se juntos ou separados de vez em quando.

Se pretende ler mais artigos parecidos a 6 conselhos para manter um relacionamento saudável, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Conselhos
  • Manter um relacionamento de casal saudável requer esforço de ambos para que estas 6 chaves estejam sempre vigentes.
  • Além das relações de casal estes conselhos aplicam-se para qualquer tipo de relação pessoal.