14 coisas para fazer quando se sentir um lixo

14 coisas para fazer quando se sentir um lixo

Tem vezes que a gente acorda se sentindo esquisito, alguns dias nós sabemos o motivo, outros dias simplesmente acontece. O desânimo toma conta, o espelho vira um inimigo e nem aquele sol brilhando lá fora te convence que o dia vai ser ótimo. Ainda bem que a vida é feita de pequenos bons momentos que fazem um bem enorme para a gente. Se você está se sentindo para baixo, preparamos uma listinha que promete te ajudar a contornar essa situação. Escolha alguns itens dessas 14 coisas para fazer quando se sentir um lixo, coloque em ação e bola pra frente!

Antes de partir para a terapia: coisas para fazer quando se sentir pra baixo

Muitos casos em que as pessoas se sentem "um lixo" têm diagnósticos variados, pode ser um problema de depressão, autoestima baixa, transtorno de ansiedade e outros distúrbios. Qualquer sentimento de desgosto com a vida a longo prazo deve ser considerado e avaliado por um especialista.

Mesmo assim, antes de você pensar que já tem que partir para a terapia e os remédios tarja preta, pode tentar coisinhas simples que melhoram o dia de qualquer um. Naqueles dias em que a bad toma conta, dá para vencer ela sim. Que tal tentar uma dessas da lista?

Colocar a casa em ordem

Você já ouviu a expressão "colocar a casa em ordem"?

Pode não parecer, mas os ambientes em que vivemos têm grande influência sob o nosso humor. A desordem, sem que você perceba, pode afetar a sua autoestima e humor. Mesmo sem se dar conta, você pode acabar se culpando por aquilo e as consequências que uma bagunça pode ter, como perder as coisas, por exemplo. Dar uma geral na casa, além do sentimento de missão cumprida no final, também é uma baita maneira interessante de se distrair. Bote a sua playlist preferida para tocar e invente métodos de organização.

Para te dar uma força, sugerimos o artigo: como arrumar o quarto rapidamente.

Tome um banho

Há quem recomende o banho frio para tirar da bad, mas a verdade é que para os friorentos entrar na ducha gelada pode ser um verdadeiro drama. Portanto, contanto que você evite o banho muito quente para não abaixar a sua pressão, está tudo bem. Prepare um banho relaxante em casa, entre embaixo da ducha e não economize naquele sabonete cheirosão que você economiza para perfumar as gavetas.

Procure as pessoas que você ama

Há quanto tempo você não conversa com aquele seu amigo do colégio? Pense nas pessoas que você gosta de ter por perto e procure-as. Com tantas ferramentas disponíveis, fica difícil não encontrar. Entre em contato com as pessoas queridas que você ama e converse com elas, pergunte como anda a vida, mate a saudade e mantenha o contato. Pode ser uma conversa ao vivo, por telefone ou até virtualmente. O importante é você lembrar que o mundo está cheio de pessoas maravilhosas e todas elas têm dias difíceis.

Cuide-se por dentro

O primeiro impulso de muita gente que têm um dia de merda é procurar o boteco mais próximo ou se afogar em uma panela de brigadeiro. Ok, não podemos negar que de vez em quando até faz bem ter esses momentos. Mas esse sentimento ruim pode estar relacionado com o bem-estar do seu organismo. Hidrate-se com água e sucos naturais e procure fazer refeições balanceadas com alimentos que aumentam a serotonina. Em caso de extrema necessidade, deixe a cerveja e o brigadeiro como acompanhamento e sobremesa.

Estimule a sua criatividade

Você já percebeu que alguma das músicas mais lindas falam sobre momentos difíceis? É que a tristeza pode ser um tremendo estímulo criativo, uma maneira de botar pra fora e traduzir aqueles sentimentos em artes. Experimente algo novo ou escolha aquilo que você já sabe que gosta de fazer: escrever, pintar, artesanato, poesia, tocar um instrumento...

O resultado final é um autoanalise bem interessante dos seus sentimentos e uma lembrança para toda a vida, de que dias difíceis vêm e vão.

Faça listas de planos possíveis

A autoestima baixa pode estar realizada com um sentimento de fracasso quanto aos seus compromissos e planos não realizados. As listas podem ser bem úteis para ajudar a cumprir os objetivos. No entanto, para que ela não potencialize o sentimento de lixo, é essencial que você seja realista e pense em planos possíveis.

Uma dica é planejar duas listas diferentes, uma de plano pequenos e a outra de planos a longo prazo. Na de planos pequenos vale tudo, desde a lista de coisas que você não pode esquecer de comprar na farmácia até suas metas de trabalho. Na lista de planos a longo prazo você pode traçar como meta aquela sonhada viagem e pouco a pouco ir fazendo o que tem de ser feito para que ela seja realizada.

Com o passar do tempo, vá riscando o que foi feito da listinha. A sensação é mais satisfatória do que conseguir coçar as próprias costas.

Entretenha-se com aquilo que você mais gosta

Em tempos de Netflix e bibliotecas online, o que não faltam são opções acessíveis de entretenimento de qualidade. Dedique um tempo do seu dia a aquela leitura, música, filme ou série que você tanto ama (para assistir pela milésima vez) ou a aquilo que você está louco para ver e ainda não teve tempo.

Saia para dar uma volta e faça caminhos diferentes

Mudar os ares e ver coisas diferentes daquilo que estamos sempre acostumados faz um bem danado. Se estiver em casa, saia para dar uma volta pelo seu bairro ou no parque e faça caminhos que você não está acostumado. Passou o dia trampando? Que tal dar uma passada por aquela pracinha que tem no caminho até em casa? Dê uma voltinha e sente-se nem que seja por 5 minutos. Observe as árvores, as pessoas, os cachorros, escute os pássaros e acredite, você se sentirá melhor.

Mexa-se!

Dizendo "mexa-se", para não te assustar com a frase "pratique exercícios físicos". É verdade, sim, que sair para uma corrida ou andar de bike te faria super bem para tirar da bad, mas nós sabemos que às vezes a vibe está tão pesada que mal nos deixa sair de casa. Para esses dias, aposte no que você achar mais conveniente para suar. Dançar no quarto ao som daquela música que você pirava há uns anos? Ninguém precisa ficar sabendo.

Pratique a empatia com pequenas boas ações

Fazer o bem sem olhar a quem é terapêutico. Não que você já não seja uma pessoa educada, mas melhorar o dia de alguém pode ser tudo o que faltava para que o seu dia também melhorasse. Pense no que você gostaria que fizessem por você e faça pelos outros. Pratique a empatia e sinta o poder que ela tem.

Videos fofinhos e engraçados para quando bater aquela bad

Os memes e vídeos fofos engraçados têm uma função muito mais útil do que te desconcentrar em pleno expediente. Os dias em você se sente um lixo são o momento ideal para se afundar no seu acervo de videos virais, memes e vídeos engraçados. A internet está com listas cheias deles e seus amigos com certeza têm algo para compartilhar!

Quem canta seus males espanta

Lembra do item "Mexa-se"? Então, junto com a dancinha "xô, bad vibes" você pode cantar sem se preocupar com afinação. Solte esse gogó e manda brasa no karaokê caseiro.

Coisas para lembrar quando a vida estiver difícil

Tem coisas que todo mundo já sabe, mas nem sempre lembramos. Portanto, sempre que a vida estiver complicada, lembre-se que:

  • Amanhã é um novo dia.
  • Nada acontece por acaso. De tudo se tira um aprendizado, até desse dia ruim que você está tendo.
  • Ninguém é melhor do que ninguém, somos iguais e diferentes.
  • Falhar, falhar de novo, acertar, errar.
  • Viva o aqui e agora, a vida é só uma.
  • A maior mudança começa por você.
  • Se você não conseguiu aquilo que queria, significa que tem algo melhor por vir.
  • Nada é impossível.
  • A vida é dura, mas você é mais ainda!

Leia também: Se você está triste, estas 8 coisas simples vão melhorar o seu dia

Se pretende ler mais artigos parecidos a 14 coisas para fazer quando se sentir um lixo, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.