12 coisas que você só aprende com um pé na bunda

12 coisas que você só aprende com um pé na bunda
Imagem: tumblr.com

Dos infinitos caminhos que um relacionamento pode oferecer, nem todos são tão acessíveis assim. Mas, se existe uma possibilidade que pode assombrar por trás das cortinas até o mais apaixonado dos casais, só pode ser famigerado e temido pé na bunda - vem de graça, faz um estrago e muitas vezes sem motivo aparente. Diz a sabedoria popular que devemos fazer uma caipirinha com os limões que a vida nos dá (ou pedir sal e tequila), façamos disso então a limonada menos azeda possível para curtir na fossa. O umCOMO te ajuda a pensar em 12 coisas que você só aprende com um pé na bunda.

1. A vida não funciona conforme planejamos

Era mais um dia comum, você estava pronto para cumprir a sua rotina, dentre as tarefas, ver o mozão e aquilo tudo que você já estava acostumado. Mas aí, de uma hora para outra, aquela pessoa que supostamente passaria o resto da sua vida ao seu lado (ou os próximos meses) diz que não rola mais. Independente de haver sinais antes disso, ou não, levar um pé na bunda significa que alguém resolveu colocar um ponto final nessa história e essa pessoa não foi você.

E nessas horas difíceis da vida, quando perdemos alguém de forma inesperada, nos lembramos que essas coisas não estão sob o nosso alcance. Não temos o poder de controlar ninguém, muito menos o de garantir que aquela pessoa estará ao nosso lado para sempre.

2. Lidar com a raiva e sentimentos tóxicos

Cada pessoa reage de uma maneira diante desse tipo de situação, mas um dos sentimentos mais comuns despertados pelo tal do 'orgulho ferido' é a raiva. Quando você menos esperar, se pegará se lembrando da pessoa que te deixou e aquilo te fará furioso. Junto com essa fúria é comum que venham outros sentimentos nada saudáveis como ciúmes e tristeza.

Colocar para fora é bom, mas evite envolver e expor esses sentimentos à pessoa que te deixou. É nessa hora que você vai encontrar as suas próprias armas para lidar com esses sentimentos e superar uma decepção amorosa.

3. Surpresa: o mundo não girava em torno de vocês

Seja bem vindo à realidade. O bom (ou não?) de estar apaixonado é que muitas vezes nos sentimos dentro de um filme onde os principais problemas giram em torno do relacionamento de vocês. Quando levamos um pé na bunda também somos chutados para fora daquela bolha que nos fazia esquecer que tinha tantas outras coisas acontecendo por aí.

Preocupar-se em conseguir um trabalho melhor, começar um trabalho voluntário ou em planejar aquela viagem da sua vida - agora você tem tempo para se preocupar com isso.

4. O amor é cego, mas você pode comprar óculos

Após o pé na bunda, chega a ser chocante perceber que aquela pessoa não era aquilo que você pensava. Nessas horas, tudo aquilo que os seus amigos falavam antes sobre o seu ex e você não concordava passa a fazer sentido.

Assim sendo, parece que é hora de olhar de cabeça fria para esse relacionamento que já não existe mais e identificar todos os erros e acertos, os seus e os do seu parceiro. Uma vez feito isso, fica mais fácil definir o que você quer para os próximo relacionamentos, o tipo de pessoa que você deve ficar longe e os erros que você não quer repetir. Prepare o terreno para relacionamentos futuros.

5. Autoconhecimento

Um relacionamento não se constrói sozinho e raramente se desfaz por 100% da culpa de uma pessoa só. Quando seu ex parceiro te deu o pé na bunda, ele provavelmente deu alguns motivos ou inventou alguma desculpa esfarrapada.

Você não deve ficar se culpando pelos motivos expostos, mas pode usar essas informações para fazer uma autoanálise. Aproveite para observar a sua forma de lidar com a situação e saiba um pouquinho mais sobre você mesmo.

6. Os amigos têm conselhos poderosos

Existe um ditado que diz que se conselho fosse bom não era de graça. Este item é um manifesto contra esse ditado. Pouca coisa pode ser mais confortante após um pé na buda do que encontrar um amigo querido (pontos extras se ele te receber com com uma panela de brigadeiro) e escutar o que ele tem a dizer. Tudo bem que existem chances de você ouvir um 'eu te avisei'. Mesmo assim, com certeza o seu amigo tem algo a falar sobre o tema e um conselho valioso. Nessa hora, você vai entender o verdade¡ro valor dos amigos.

7. Sair da sua zona de conforto

Aproveite essa nova fase para fazer coisas que você jamais faria enquanto estava com ele(a). Se ir ao cinema sozinha te parecia algo estranho demais até então, nunca é tarde para provar. Sair da zona de conforto é algo relativo para cada pessoa. Mas, os fundamentos são os mesmos: mergulhar no desconhecido desejado e assumir os riscos das duas escolhas.

8. Manual da fossa: o prazer da sua própria companhia

Deixar o amor próprio em segundo plano é um problema comum quando estamos em um relacionamento. Aproveite o pé na buna para resgatar aquela autoestima que foi parar no fundo do poço. Dedique um tempo do seu dia para se cuidar, fazer coisas para você mesma e lembrar como é gostoso desfrutar da nossa própria companhia.

9. Faça planos 'egoístas'

Nem todo egoísmo é sinal de coisa ruim. A fossa é o momento de você olhar para dentro e repensar as suas prioridades na vida. Agora que você já entendeu a importância e o valor da sua própria companhia, faça uma lista das suas prioridades colocando você em primeiro lugar.

O pé na bunda nos ensina que dificilmente vale a pena desistir de algum sonho pessoal por causa de um relacionamento. Lembre-se disso e programe-se para realizar aquele sonho do topo da sua lista!

10. Virar a página

Das coisas que só um pé na bunda ensina, uma das mais duras e verdadeiras é que se aquela pessoa te deixou, não significa, necessariamente, que ela queira virar a página, mas, sim, que ela quer que isso aconteça. Aceite que o seu ex quer virar a página e tente você fazer isso também.

Quem vive de passado é museu. Virar a página não significa, exatamente, sair por aí pegando geral, mas estar aberto a conhecer gente nova e a viver nova e viver outras histórias. A fila anda, pode acreditar.

Imagem: keepcalm-o-matic.co.uk

11. O mundo está cheio de pessoas maravilhosas

Se você acha que a frase 'ninguém é insubstituível' é muito forte, conforte-se sabendo que dentre 7 bilhões de pessoas que existem no mundo, as chances de apenas uma ser ideal para você é baixíssima. Acredite, o mundo está cheio de pessoas maravilhosas e apaixonantes. Esteja aberta a conhecê-las e perceba que nem tudo que é diferente é pior.

12. Vai ficar tudo bem

Esse é o mantra para quem leva um pé na bunda: respire e pense quantas vezes for preciso 'vai ficar tudo bem', você sabe disso. Você pode ter chegado ao final desse artigo e pensou 'mas falar é fácil'. Pois é verdade, levar um pé na bunda é horrível e dar conselho é mais fácil do que passar por isso.

No entanto, qualquer pessoa que se compromete aos relacionamentos, sabe que está sujeito ao pé na bunda. Um dia é o da caça, outro do caçador. Vai saber se no próximo relacionamento você não é a pessoa que resolve dar o pé na bunda. O importante é encarar o 'vai ficar tudo bem' como verdade absoluta e lembrar-se disso com um sorriso quando você perceber que realmente é verdade.

Se pretende ler mais artigos parecidos a 12 coisas que você só aprende com um pé na bunda, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.