Partilhar

10 dicas para conviver em casal

10 dicas para conviver em casal

Contar com uma boa convivência em casal é um segredo fundamental não só para que a relação seja um sucesso, mas também para que seja saudável para ambos. Respeitar-se, deixar cada um ter o seu espaço pessoal ou compartilhar gostos e hobbies em comum são algumas das estratégias para conseguir que o nosso dia a dia juntos seja melhor, mas não são as únicas. Continue lendo porque em umComo.com.br vamos revelar para você as 10 dicas para conviver em casal que todo bom relacionamento deve seguir.

Também lhe pode interessar: Como se organizar para viver em casal

1. O respeito é essencial

Não existe uma relação saudável onde o respeito não seja a base de tudo. Por isso, a primeira das 10 dicas para conviver em casal com sucesso é respeitar a pessoa e exigir o mesmo respeito para você. Não importa quão bravos estejam um com o outro, quão terrível tenha sido o seu dia, quantos problemas tenha em mente... os insultos verbais, a violência psicológica ou física, a humilhação e a hostilidade de qualquer tipo não fazem parte de uma relação saudável nem contribuem para uma boa convivência.

2. Juntos não quer dizer sempre grudados

Se quiser conviver em casal sem morrer na tentativa, é importante lembrar que cada um precisa do seu espaço. Existem atividades que podem desfrutar juntos e outras que é melhor fazerem separados para desfrutarem plenamente.

É importante lembrar ainda que agora são um casal, mas não deixam de ser indivíduos com necessidades particulares que não têm nada a ver com a outra pessoa. Dar a cada um o seu tempo e momento para cultivar os interesses e prazeres pessoais é muito importante.

10 dicas para conviver em casal - 2. Juntos não quer dizer sempre grudados

3. A felicidade é construída pelos dois

Entre as 10 dicas para conviver em casal é importante nunca esquecer que a outra pessoa não é responsável pela nossa felicidade. Ninguém é capaz de fazer você feliz porque a felicidade se constrói a dois, é trabalhada todos os dias e está composta de pequenas coisas, de detalhes.

Exigir ao seu parceiro/a que "faça você feliz" só gerará uma tensão desnecessária entre ambos, uma pressão que não faz sentido pois você mesmo deve trabalhar pela sua própria felicidade e pela harmonia da relação, do mesmo modo que o seu parceiro/a teria que fazer o mesmo.

10 dicas para conviver em casal - 3. A felicidade é construída pelos dois

4. Deve aceitar a outra pessoa como ela é

Uma das situações que mais frustração causa nas relações, e que pode afetar a convivência em casal, é pretender que a outra pessoa possa mudar da noite para o dia. Assim como aceitamos as virtudes da outra pessoa é importante aceitar seus defeitos, da mesma forma que exigimos que aceitem os nossos. A paciência é fundamental em qualquer relação.

Não lute por mudar a pessoa, lute por gerar uma convivência adequada apesar de todos os defeitos que possam ter.

10 dicas para conviver em casal - 4. Deve aceitar a outra pessoa como ela é

5. O trabalho em equipe é tudo

Não se trata de ver quem tem mais poder, não se trata de que um tome o controle e o outro vá atrás. Uma das 10 dicas para conviver em casal que não pode faltar é a cooperação e o trabalho em equipe.

Dividir as tarefas do dia a dia, assumir as tarefas que nos correspondem e realizá-las, estar sempre disponível para ajudar um ao outro é muito importante para tornar a rotina mais fácil.

10 dicas para conviver em casal - 5. O trabalho em equipe é tudo

6. Que a rotina também tenha momentos de prazer

Deve ter tempo para vocês, tempo para as coisas que os dois gostam, para os hobbies que os unem e para desfrutar de um momento de qualidade a dois. Nem tudo pode ser trabalho, responsabilidades ou familiares e amigos, vocês também devem ter um espaço para estarem juntos.

10 dicas para conviver em casal - 6. Que a rotina também tenha momentos de prazer

7. Aprender a se colocar no lugar do outro

A empatia é fundamental em qualquer relação humana e também é um dos segredos mais fundamentais para conviver em casal. Deve aprender a entender a outra pessoa, a colocar-se no seu lugar e a fazer um esforço por compreender as opiniões, gostos ou hobbies que não compartilha, pois afinal, também são parte dessa pessoa.

8. Não deixe de dizer "amo você"

Pode ser que a pessoa já saiba disso e com certeza o demonstra em ações quotidianas, mas é muito importante nunca deixar de manifestar o afeto. Construir uma relação baseada no amor é importantíssimo, por isso não se esqueça de vez em quando de falar para a pessoa quão importante ela é para você.

10 dicas para conviver em casal - 8. Não deixe de dizer "amo você"

9. Devem comunicar sempre

A comunicação é uma das bases de um relacionamento, por isso nunca deve faltar. Devemos saber expressar, usando sempre a inteligência emocional, o que nos incomoda, as preocupações, as alegrias ou as dúvidas no relacionamento. Calar aquilo que nos irrita ou preocupa só fará com que o problema pareça bem maior, podendo levar a conflitos maiores.

10 dicas para conviver em casal - 9. Devem comunicar sempre

10. O casal em primeiro lugar

Isso mesmo! Se vocês não estão bem, nada pode estar bem: nem os filhos, nem os relacionamentos com as pessoas mais próximas, nem a convivência em casa. É importante que vocês estejam em primeiro lugar para assim poder satisfazer as necessidades de ambos e garantir um ambiente de respeito, carinho e cooperatividade, completamente livre de tensões.

De nada serve que se dediquem plenamente ao trabalho, aos filhos, a manter a casa em ordem, se depois não tiverem tempo para aproveitarem juntos, dar prazer um ao outro e compartilhar mutuamente.

10 dicas para conviver em casal - 10. O casal em primeiro lugar

Se pretende ler mais artigos parecidos a 10 dicas para conviver em casal, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário sobre 10 dicas para conviver em casal

10 dicas para conviver em casal
1 de 9
10 dicas para conviver em casal

Voltar ao topo da página