A pílula do dia seguinte

Tomar pílula do dia seguinte com anticoncepcional

Tomar pílula do dia seguinte com anticoncepcional
Imagem: plannedparenthood.org

Os anticoncepcionais sempre geram muitas dúvidas nas mulheres, sobretudo a pílula anticoncepcional e a pílula do dia seguinte. Mulheres que usam a pílula anticoncepcional, por vezes acabam se esquecendo de tomar uma drágea ou usar o método de forma errada e, para não correrem o risco de uma gravidez acabam por recorrer à pílula do dia seguinte. Algo que também é comum acontecer é a mulher tomar a pílula regularmente, mas por algum motivo não se sentir segura e acabar recorrendo ao uso da pílula do dia seguinte. Se alguma destas situações já lhe aconteceu ou quer saber o que fazer quando acontecerem, em umComo esclarecemos se tomar pílula do dia seguinte com anticoncepcional faz mal, se corta o efeito do anticoncepcional e outras informações que podem ser úteis.

Também lhe pode interessar: Como tomar a pilula do dia seguinte

Índice

  1. Faz mal tomar junto?
  2. Efeitos colaterais
  3. Pílula do dia seguinte corta efeito do anticoncepcional?
  4. Quando devo tomar a pílula do dia seguinte

Faz mal tomar junto?

Primeiro que tudo, vale lembrar que a pílula do dia seguinte não deve substituir nenhum método anticoncepcional, pois ela é considerada um método contraceptivo de emergência. Quando você toma a pílula anticoncepcional de forma regular, ou seja, todos os dias, no mesmo horário e sem esquecimentos, você não precisa tomar a pílula do dia seguinte, mesmo que tenha tido relações sexuais desprotegidas. Isto porque, a pílula anticoncepcional tomada de forma regular já conta com uma boa eficácia contraceptiva. Mas é bom lembrar também que o uso da pílula anticoncepcional não protege das doenças sexualmente transmissíveis, para isso apenas o uso da camisinha os deixará protegidos.

Agora se você ainda assim tomou a pílula do dia seguinte ou se esqueceu de tomar a pílula anticoncepcional e, por isso tomou este método de emergência, deve saber que esta combinação pode trazer efeitos colaterais. Nestes casos, você deverá recorrer sempre ao seu médico e seguir as suas orientações. Mas, por norma, a orientação costuma ser interromper a pílula anticoncepcional e esperar vir a menstruação. Depois disso, poderá então iniciar uma nova cartela da pílula anticoncepcional. É importante referir que, sempre que você se esquecer de tomar a pílula, a melhor forma de evitar a gravidez é se prevenindo utilizando um método adicional, como a camisinha.

Caso se esqueça de tomar a pílula anticoncepcional, consulte o nosso artigo o que fazer se me esquecer de tomar a pilula anticoncepcional, para saber como deve agir nestas situações.

Tomar pílula do dia seguinte com anticoncepcional - Faz mal tomar junto?
Imagem: psychologytoday.com

Efeitos colaterais

Como referi no ponto anterior, o uso da pílula do dia seguinte enquanto você está tomando a pílula anticoncepcional pode implicar em alguns efeitos colaterais. Um dos efeitos que esta combinação de pílulas pode causar é irregularidades na menstruação. Para além disso, podem ocorrer náuseas, vômitos, vertigens, dor nas mamas e dores de cabeça. Essa combinação pode ainda aumentar o risco de trombose e provocar inchaço.

Mas não é apenas esta combinação de pílulas que conta com efeitos colaterais, pois a pílula do dia seguinte tomada sozinha também apresenta efeitos colaterais. Conheça quais são no artigo Quais os efeitos colaterais da pílula do dia seguinte.

Pílula do dia seguinte corta efeito do anticoncepcional?

A pílula do dia seguinte não corta o efeito da pílula anticoncepcional, pelo contrário, ela vai aumentar o efeito do anticoncepcional. No entanto, como já referi nos pontos anteriores, esta combinação pode causar irregularidades na menstruação entre outros efeitos colaterais.

Quando devo tomar a pílula do dia seguinte

A pílula do dia seguinte é considerada um método contraceptivo de emergência e, por isso só deverá ser utilizada em último caso. Mas o que são consideradas situações de emergência? Quando você usa camisinha durante a relação sexual e ela estoura no momento de ejaculação; quando se esquece de tomar a pílula anticoncepcional por dois ou mais dias e só se lembra no momento da relação sexual ou em situações de estupro.

É importante ressaltar que a pílula do dia seguinte não deve ser utilizada de forma habitual nem se deve tomar mais de uma dose ao mês.

Veja mais em: Primosiston corta o efeito do anticoncepcional? - Recomendações de uso

Tomar pílula do dia seguinte com anticoncepcional - Quando devo tomar a pílula do dia seguinte
Imagem: revistaglamour.globo.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Tomar pílula do dia seguinte com anticoncepcional, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
ivanez
tomei a pilula do dia seguinte quantos dias devo esperar para começar a tomar uma nova cartela de anticoncepcional
A sua avaliação:
cintia
Alguém me ajuda por favor bom dia 29 de janeiro tive relação com meu namorado só depois que já tínhamos feito lembrei que havia esquecido o anticoncepcional do dia depois de uma hora tomei o anticoncepcional mas com medo depois de 4 horas tomei a pílula do dia seguinte hoje é dia 5 de fevereiro minha menstruação ainda não desceu pode ter sido por que no dia 29 até dia 3 eu continuei a tomar os últimos comprimidos da cartela? Eram 5 alguém pode me ajudar
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Cintia! Com um esquecimento de uma hora, a eficácia da pílula anticoncepcional não fica comprometida. Mas uma vez que tomou a pílula do dia seguinte, pode ser que seja por isso que a sua menstruação está atrasada, pois esta pílula de emergência pode atrasar a menstruação. Se após uma semana a sua menstruação não vier, é aconselhável fazer um teste de gravidez para confirmar. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando nossa página :)
Luana Silva Rocha
Parei de tomar anticoncepcional tem 20 dias tive relação sexual tomei dois comprimidos de uma vez logo em seguida a pílula vomitei mais no outro dia repetir a doze eu posso engravidar
valeria
Na primeira semana de minha cartela esqueci de tomar o 4 comprimido só tomei no outro dia junto com o 5. No 6 comprimido tive relação sem utilizar preservativo, como fiquei muito preocupada utilizei a pirula do dia seguinte. Quais são as possibilidades de estar gravida?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Valeria, se você tomou a pílula do dia seguinte corretamente, em princípio não corre o risco de engravidar. Saiba mais sobre tomar pílula do dia seguinte com anticoncepcional aqui: http://relacoes.umcomo.com.br/articulo/tomar-pilula-do-dia-seguinte-com-anticoncepcional-22113.html
Imagem: plannedparenthood.org
Imagem: psychologytoday.com
Imagem: revistaglamour.globo.com
1 de 3
Tomar pílula do dia seguinte com anticoncepcional