Doenças de transmissão sexual

Quais são os sintomas do Vírus do Papiloma Humano genital VPH

Quais são os sintomas do Vírus do Papiloma Humano genital VPH
Imagem: salud.facilisimo.com

De todas as doenças de transmissão sexual, o vírus do papiloma humano, conhecido como VPH pelas suas siglas, é uma das mais comuns. Foram identificados mais de 100 tipos de VPH, dos quais cerca de 40 são transmitidos através do contato sexual. Caracterizados por desenvolver-se em mucosas como a vagina ou o ânus, muitas pessoas simplesmente não sabem que padecem a doença, até fazerem um exame para confirmar a existência de DTS. Se você deseja conhecer mais a respeito desta condição, em umComo.com.br explicamos quais são os sintomas do vírus do papiloma humano genital VPH.

Também lhe pode interessar: Como contar que tenho HPV
Passos a seguir:
1

Uma vez que se contrai o VPH, cerca do 90% das pessoas não apresentará nunca um sintoma desta doença, motivo pelo qual muita gente não sabe da sua existência e não toma as medidas preventivas para evitar a transmissão e o contágio.

2

No entanto, uma porcentagem restante chegará a manifestar o sintoma deste vírus e pelo qual recebe o seu nome: verrugas ou papilomas genitais, um sinal externo da presença do VPH em nosso corpo.

Este sintoma costuma manifestar-se algumas semanas ou poucos meses após o contágio, e podem aparecer independente de que a pessoa que tenha contagiado o VPH não as tivesse, por isso a importância de usar sempre o preservativo.

3

As verrugas genitais produzidas pelo VPH podem apresentar-se em forma de grãos ou vários grãos juntos, pequenos ou médios e de textura plana ou com volume. Se não são tratados podem permanecer do mesmo tamanho e na mesma quantidade, aumentar ou desaparecer, mas o recomendável é que ao notar sua presença você procure imediatamente o médico para receber o tratamento adequado.

Ainda que o VPH que produz verrugas genitais costume assustar-nos, estes tipos poucas vezes se tornam futuros casos de câncer.

Quais são os sintomas do Vírus do Papiloma Humano genital VPH - Passo 3
4

Na maior parte dos casos o corpo eliminará o vírus em um prazo de dois anos, no entanto, existem casos nos quais sua presença leva à transformação de determinadas células, produzindo no futuro câncer do colo do útero, vagina, pênis, ânus ou câncer de boca, faringe ou garganta, devido à transmissão de VPH através do sexo oral sem proteção.

5

Alguns especialistas indicam que o VPH é tão comum que qualquer pessoa sexualmente ativa está em risco de contrair algum dos seus tipos pelo menos uma vez na vida, por essa razão proteger-se de forma adequada para evitá-lo é muito importante.

Para que o VPH se converta em câncer teria que contrair o tipo que inclui esta possibilidade, pois não é qualquer VPH que origina esta doença. Os tipos de alto risco são os VPH 16, 18, 45, 33, 31, 52, 58 e 35.

Antes do aparecimento desta doença podem passar muitos anos, sendo o principal problema a falta de detecção a tempo de alguns tipos de câncer como o do colo do útero.

6

Embora seja uma doença de transmissão sexual muito comum, contrair um tipo de VPH de alto risco poderia pôr em perigo nossa vida, por isso é importante usar o preservativo a cada relação sexual vaginal ou anal e pôr em prática as medidas de segurança ao praticar sexo oral.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas do Vírus do Papiloma Humano genital VPH, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
samara
Legal as instruçoes
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Samara, que bom saber que as informações foram úteis. Obrigada pelo seu comentário!
Imagem: salud.facilisimo.com
1 de 2
Quais são os sintomas do Vírus do Papiloma Humano genital VPH