Doenças de transmissão sexual

Quais são os sintomas da tricomoníase

Quais são os sintomas da tricomoníase
Imagem: imujer.com

A tricomoníase é uma doença de transmissão sexual (DTS) causada por um parasita protozoário chamado 'Trichonomas vaginalis' que pode afetar tanto homens como mulheres. Trata-se de uma doença venérea muito comum contraída através de relações sexuais com uma pessoa infectada e que provoca o aparecimento de uma infecção no trato urogenital. É bastante importante seguir o tratamento médico oportuno para acabar com a infecção e evitar problemas de maior gravidade. No seguinte artigo de umComo.com.br, ajudamos a detectar a doença mostrando-lhe com detalhe quais são os sintomas da tricomoníase.

Passos a seguir:

1

Do mesmo modo que com outras DTS, as pessoas infectadas por tricomoníase podem não apresentar sinais ou sintomas. Isto ocorre especialmente nos homens, pois os sinais podem variar desde uma irritação leve a uma inflamação mais grave, e é possível que a infecção ocorra sem que a pessoa se dê conta ou sinta apenas um incômodo. No caso das mulheres, os sintomas costumam aparecer entre os 5 e 28 dias após ter contraído a doença.

Vejamos a seguir, quais são os sintomas da tricomoníase que podem aparecer em ambos os sexos.

2

Nas mulheres, o mais frequente é que a infecção afete a parte inferior do aparelho genital, isto é, a vulva, a vagina ou a uretra. Os sintomas da tricomoníase são:

  • Coceira vaginal ou na área ao redor da vagina.
  • Inflamação dos lábios ou prurido na vulva.
  • Aumento do fluxo vaginal que, inclusive, pode ser secretado em uma cor amarelada, ou esverdeada e espumosa.
  • Mau cheiro vaginal.
  • Incômodo e ardor ao urinar.
  • Dores durante as relações sexuais.
3

Nos homens, a infecção costuma aparecer na parte interna do pênis, na uretra. Os sintomas da tricomoníase no sexo masculino são:

  • Coceira ou sensação de ardor na parte interna do pênis.
  • Secreção líquida e esbranquiçada pela uretra.
  • Dor ao urinar.
  • Ardor ou incômodo após a ejaculação.
4

A tricomoníase é uma doença que deve ser tratada com tratamento antibiótico receitado pelo médico. É imprescindível tratar dela para evitar possíveis complicações, pois se não for curada pode aumentar o risco de contrair outras doenças de transmissão sexual, e em caso de mulheres grávidas infectadas, corre-se o risco de dar à luz bebês prematuros ou com peso baixo.

5

Não podemos esquecer que para evitar contrair doenças venéreas, como a tricomoníase, o melhor método é sempre a prevenção. Consulte nosso artigo como se proteger de doenças transmitidas sexualmente e tire todas as suas dúvidas a respeito do assunto.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas da tricomoníase, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Esmeralda
Tenho lubrificado em excesso nas minhas relações sexuais. Será isso uma doença???
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Esmeralda! Saiba como diminuir o excesso de lubrificação com essas dicas: http://relacoes.umcomo.com.br/artigo/como-tratar-o-excesso-de-lubrificacao-vaginal-4420.html
me beija fofo
e muito legal
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Schelly, muito obrigada pelo comentário :)
Imagem: imujer.com
Quais são os sintomas da tricomoníase