Pílulas anticoncepcionais

O que fazer se tomar duas pílulas no mesmo dia

Susan NogArt
Por Susan NogArt. Atualizado: 3 dezembro 2019
O que fazer se tomar duas pílulas no mesmo dia

Assim como as pílulas, adesivos, injetáveis, o anticoncepcional é indicado por muitos médicos como método contraceptivo, além de ser uma ótima solução para acabar com as cólicas. Para as mulheres que resolvem optar pelos comprimidos anticoncepcionais, além das muitas dúvidas sobre como elas funcionam, também há a questão em casos de se tomar mais de uma pílula por dia.

O umComo separou as maiores dúvidas e vai esclarecer o que acontece quando mais de uma pílula é tomada por dia. Continue lendo e saiba mais sobre esse assunto.

Também lhe pode interessar: Como tomar a pilula do dia seguinte

Índice

  1. Tomar duas pílulas no mesmo dia diminui sua eficácia?
  2. Qual o método correto para tomar as pílulas?
  3. Melhor forma para não se esquecer de tomar a pílula
  4. O que fazer quando esquecer de tomar a pílula?

Tomar duas pílulas no mesmo dia diminui sua eficácia?

Se você se esqueceu de tomar a pílula no dia e no dia seguinte for tomar duas ao mesmo tempo, isso não diminui a eficácia do anticoncepcional, porém os comprimidos foram feitos para serem tomados apenas um por dia e de preferência no mesmo horário. Quando acontece a mulher esquecer, o que se deve fazer é tomar o mais rápido possível assim que ela se lembrar. Caso isso passe das 24h e ela tenha que tomar duas juntas, é recomendado que outros meios contraceptivos também sejam usados até o final do ciclo, como a camisinha.

Depois de tomar as duas pílulas, no próximo dia o anticoncepcional deve ser tomado de forma normal, 1 por dia, ao final da cartela, parar por 7 dias, e depois começar uma nova cartela.

Qual o método correto para tomar as pílulas?

Ao começar a tomar o anticoncepcional, o início da cartela deve ser no primeiro dia da menstruação. 1 comprimido por dia deve ser tomado, de preferência no mesmo horário todos os dias, até o fim da cartela, que se estende por 21 dias.

Após o fim da cartela, a pausa dada é de 7 dias (período em que ocorre a menstruação) e então no 8º dia deve-se dar início a uma nova cartela.

Melhor forma para não se esquecer de tomar a pílula

Para quem já possui hábitos e rotinas, sejam noturnos ou diurnos, como escovar os dentes, você pode colocar a cartela de pílulas junto a sua escova de dentes, sendo assim toda vez que for escovar os dentes ou pela manhã ou pela noite, lembrará de tomar a pílula. A vantagem desse tipo de hábito também é que se você toma pela manhã e se esquecer, pode tomar pela noite, e vice e versa.

Outra forma também é colocar sempre o seu despertador do celular para alarmar em determinado horário, e sempre que ele tocar, você se lembrará de tomar as pílulas.

O que fazer quando esquecer de tomar a pílula?

Passou a hora de tomar a pílula e você se esqueceu, tome assim que se lembrar, e no próximo dia tome no horário normal do programado. Se você só se lembrou no dia seguinte na hora de tomar a outra pílula, tome as duas (a do dia anterior e do dia em questão). Esquecendo-se de tomar a pílula por até 12 horas, não é preciso tomar nenhum outro cuidado.

Se você ficou por mais de 12 horas sem tomar a pílula esquecida, nos próximos 7 dias será necessário um apoio a mais de contraceptivos, como camisinhas. Durante esses próximos 7 dias a pílula deve ser tomada certinho, todos os dias e nos horários certos. Se o esquecimento for ao começo da cartela e se for a primeira cartela que você está tomando, será necessário contracepção de emergência, no caso de ter tido relações sexuais.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer se tomar duas pílulas no mesmo dia, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Line
Boa tarde. Eu tomo Neovlar há muitos anos e faço a pausa dos 7 dias. Na primeira semana eu deveira ter tomado a primeira drágea Às 22:00 de quarta, mas só tomei às 07:oo da manhã do dia seguinte, tomei as 3 drágeas seguintes normalmente e a 5 drágea deveria ter tomado domingo às 22:00 mas só lembrei no dia seguinte e tomei as duas juntas (atrasada e a do dia em questão), tive relação sábado e domingo, mas não foi finalizado fora do canal vaginal. Qual o risco de engravidar. Obrigada
Michelle
Olá!!! Estou tomando minha primeira cartela de anticoncepcional, cartela com 21 comprimidos. Esqueci de tomar o primeiro comprimido da segunda semana da cartela e vim tomar dois comprimidos juntos no dia seguinte, após as 12 horas e ainda tive relação após o esquecimento. Corro o risco de engravidar? Preciso tomar a pilula do dia seguinte?
Susan NogArt
olá Michelle, acredito que sim. Pois na primeira cartela de anticoncepcional ele ainda não faz o efeito contraceptivo com um percentual muito alto, e se você ainda se esqueceu um dia, acho válido você se prevenir (se não quiser engravidar no momento) e tomar a pílula do dia seguinte sim.
Espero ter ajudado
O que fazer se tomar duas pílulas no mesmo dia