Métodos contraceptivos para a mulher

Gravidez com DIU é possível?

Nicolas Santos
Por Nicolas Santos. Atualizado: 8 fevereiro 2021
Gravidez com DIU é possível?

Sim, é possível engravidar usando o DIU. Mas mesmo assim, estes casos são raros e geralmente estão relacionados com erros humanos e não do dispositivo, o que mantêm a reputação deste método de prevenção de gravidez como um dos mais eficazes.

Embora não possa te proteger de DST's o DIU é sim um ótimo método anticoncepcional, no entanto, desde que seja corretamente receitado, de acordo com as especificações do paciente e que este o use da forma correta. Se quiser saber mais sobre quando o DIU pode falhar, se ele é ou não seguro e mais informações sobre se a gravidez com DIU é possível, continue lendo este artigo que o umComo preparou para você. Confira!

Índice

  1. É seguro usar DIU como método contraceptivo?
  2. Como utilizar o DIU da maneira correta
  3. Se eu engravidar usando o DIU

É seguro usar DIU como método contraceptivo?

Existem diferentes tamanhos do DIU (Dispositivo-Intra-Uterino) e por isso este dispositivo deve ser recomendado por um médico especialista, justamente para que não haja falhas na especificação, tal como na colocação. Os casos mais comuns em que o DIU falha é quando se utiliza o DIU T de cobre, que é muito eficaz, com 99% de eficácia contraceptiva, no entanto, em alguns casos ele não preenche totalmente a cavidade e pode acabar se deslocando, deixando a parte interna do útero, o endométrio, exposto, e nestes casos pode ocorrer a implantação.

Portanto, antes de utilizar o DIU, procure sempre falar com o seu médico ginecologista.

Gravidez com DIU é possível? - É seguro usar DIU como método contraceptivo?

Como utilizar o DIU da maneira correta

O DIU é eficaz quando se enquadra para o tipo do tamanho do seu útero. Quem fará a medida e a especificação é justamente um médico, usando um aparelho chamado histerômetro. Além disso, qualquer problema que você tenha com a utilização do aparelho deve ser informado à um médico, o mesmo vale para o caso de se ter uma infecção vaginal.

Não se preocupe, o DIU é seguro e é utilizado por milhões de mulheres no mundo todo.

Se eu engravidar usando o DIU

Bem, se você engravidou, não há muito o que fazer além de retirar o DIU o quanto antes pela vagina, guiado pelo ultrassom. Isto deve ser feito porque o DIU pode causar o aborto, romper a bolsa precocemente ou atrapalhar o crescimento do bebê, mas também existem casos onde não aconteceu nada disso, no entanto, mais vale precaver do que remediar, ainda mais quando se trata de um bebê.

Em casos de gravidez a retirada do DIU só não deve ser realizada caso ela mesma ofereça riscos ao feto, portanto, é necessário o quanto antes uma consulta com um médico para saber o que deve ser feito. Isto acontece porque ao retirar o DIU existe um risco de que ele puxe o saco gestacional junto com ele para fora do útero. Caso ele fique onde estava durante uma gravidez de risco, a retirada é feita após o parto, com um leve risco de ter atrapalhado o desenvolvimento do bebê durante a gestação. Veja também:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Gravidez com DIU é possível?, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
JESSICA FERNANDA
QUERIA SABER COMO POSSO RETIRAR O DIU QUE EU TENHO JA TENHO A 5 ANOS
1 de 2
Gravidez com DIU é possível?