Doenças de transmissão sexual

Como tratar a gonorreia

Como tratar a gonorreia

A gonorreia também é conhecida como blenorragia. Trata-se de uma infecção de transmissão sexual provocada por uma bactéria. A causa desta doença se deve à entrada de micróbios pelo meato urinário para a fossa navicular da uretra. A partir daí, vão invadindo toda a uretra até ao pescoço da bexiga ou os condutos que desembocam ali.

A gonorreia é uma doença contagiosa que tem um período de incubação de 4 a 10, ou inclusive 15 dias. Entre os seus sintomas encontramos dor latejante, queimação intensa ao urinar, secreções de cor amarela esverdeada, vermelhidão, febre... Embora no caso das mulheres, a gonorreia possa ser inclusive assintomática. Deste modo, recomenda-se saber como prevenir a gonorreia, mas se já é demasiado tarde para isso, não deixe de ler este artigo sobre como tratar a gonorreia.

Também lhe pode interessar: Como prevenir a gonorreia
Passos a seguir:
1

A gonorreia é uma das doenças de transmissão sexual mais comuns, cujos sintomas se caraterizam por:

  • Dor ou ardor ao urinar;
  • Necessidade constante de urinar, apesar da dificuldade para expulsar a urina;
  • Secreções esbranquiçadas ou de uma cor amarela esverdeada do pênis;
  • Inflamação do pênis e/ou testicular.

Em alguns casos, entre os sintomas da gonorreia, pode se sofrer também de faringite, ora seja com dores de gargante ou sem incômodos. Além disso, no caso das mulheres infetadas é possível que não apresentem sintomas da gonorreia.

Como tratar a gonorreia - Passo 1
2

O tratamento da gonorreia é também dos mais simples, no entanto, o fato de não tratar esta infeção corretamente e a tempo pode levar a consequências graves tanto no caso do homem como da mulher. Deste modo, o aparecimento de qualquer sintoma ou suspeita de que se possa ter contraído gonorreia, deverá consultar o médico para realizar os exames necessários para determinar o diagnóstico apropriado.

No caso do seu parceiro sexual estar infetado, apesar de não apresentar sintomas ou incômodos, será imprescindível que ambos consultem um médico e descartem esta infeção ou tratem dela.

Como tratar a gonorreia - Passo 2
3

Deste modo, o mais provável será que o médico lhe receite medicamentos antibióticos para combater a infeção e acabar com a bactéria que provocou a gonorreia. Este tipo de fármacos requer sempre prescrição médica e, além disso, será fundamental finalizar o tratamento antibiótico mesmo que os sintomas tenham desaparecido.

Normalmente, não será necessário outro tipo de tratamento médico para a gonorreia, embora em alguns casos possa ser necessária a hospitalização da pessoa em questão.

Como tratar a gonorreia - Passo 3
4

Além disso, serão importantes as medidas higiênicas e os cuidados íntimos para facilitar a cura desta infeção que incluem uma correta higiene da zona genital com produtos indicados para esta parte do corpo, cuja função é manter a flora bacteriana e não a deteriorar. Do mesmo modo, será fundamental parar a atividade sexual enquanto estiver infetado com a gonorreia para evitar assim o contágio e acelerar o processo de curação.

Como tratar a gonorreia - Passo 4
5

Lembre-se que a prevenção das doenças de transmissão sexual é um dos fatores chave na hora de praticar sexo seguro, e são muito os métodos aos quais pode recorrer para se proteger da gonorreia e das demais DTS. Assim, o uso da camisinha é um dos mais apropriados, tanto masculino como feminino, para se manter longe desta infeção. Neste outro artigo encontrará mais recomendações que deverá levar a cabo para prevenir a gonorreia e evitar o seu contágio.

Veja também: Como tratar uma ferida no pênis

Como tratar a gonorreia - Passo 5

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a gonorreia, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
camilo christian
Como e que posso tratar a gonorreia que me encomoda à dois anos?
Júlio carlos chinhama
Quanto tempo leva o desaparecimento da gonorreia
roberto
Qnt tmp depois dos remédios se Obtém a cura da gonorreia??
Giovanna Passos
Gonorreia causa manchas no penis ?
erica
que remedioo irei usar para a gonorreia ?
1 de 6
Como tratar a gonorreia