Pílulas anticoncepcionais

Como tomar a pílula anticoncepcional corretamente

Como tomar a pílula anticoncepcional corretamente
Imagem: variedadesfemininas.wordpress.com

A pílula é um dos anticoncepcionais mais populares, dado que a sua eficácia na prevenção da gravidez é de 98%. Começou a ser comercializada em 1960 mas hoje, muitas décadas depois, continuam a persistir vários mitos e dúvidas, como, por exemplo, se engorda, se é possível engravidar mesmo durante a sua toma e, sobretudo, como tomar a pílula corretamente. De forma a desmistificar esta questão, preparámos este artigo umComo.com.br. Continue lendo e fique esclarecida!

Índice

  1. Tomando a pílula pela primeira vez
  2. O intervalo da toma
  3. Esquecimentos da toma
  4. Esquecimento na toma e risco de engravidar

Tomando a pílula pela primeira vez

Depois de ter falado com seu médico de família ou ginecologista e ter descoberto qual a pílula anticoncepcional mais adequada para si, é hora de começar a tomá-la. Mas como fazer isso sem falhar e sem correr o risco de engravidar?

Ao tomar a pílula pela primeira vez, ingira o 1º comprimido da cartela (correspondente ao dia da semana em que se encontra) no primeiro dia da sua menstruação. No dia seguinte tome o segundo comprimido (obedecendo à ordem dos dias da semana), e assim consecutivamente até completar toda a cartela.

Deverá tomar um comprimido por dia e à mesma hora, de forma a manter a eficácia deste anticontraceptivo.

Como tomar a pílula anticoncepcional corretamente - Tomando a pílula pela primeira vez
Imagem: maecuritibana.com.br

O intervalo da toma

Se você estiver tomando uma pílula de 21 comprimidos, ao terminar a cartela deverá fazer uma pausa de 7 dias na toma, recomeçando com uma nova cartela ao 8º dia, independentemente da menstruação já ter terminado ou não - ou seja: se você terminou sua cartela no sábado dia 9, recomeçará uma nova cartela no domingo dia 17.

No entanto verifique a posologia da pílula que estiver tomando ou consulte seu médico, pois existem algumas marcas de pílula em cujo intervalo é mais curto - por exemplo: a Yaz, é de apenas 4 dias de pausa - e outras pílulas se baseiam em 28 comprimidos que não requerem intervalo de toma.

Como tomar a pílula anticoncepcional corretamente - O intervalo da toma
Imagem: dicasdemulher.com.br

Esquecimentos da toma

Pode acontecer que você se esqueça de tomar sua pílula anticoncepcional. Nesse caso, você deve tomá-la assim que se lembrar, desde que não tenham passado 12 horas desde a hora a que normalmente você a toma.

Se já tiverem passado mais de 12 horas desde que você se esqueceu de tomar a pílula, simplesmente ignore o comprimido esquecido e tome o correspondente ao dia em que se encontra. Jamais tome 2 pílulas ao mesmo tempo, salvo indicação em contrário.

Como tomar a pílula anticoncepcional corretamente - Esquecimentos da toma
Imagem: veintitantos.com

Esquecimento na toma e risco de engravidar

Se o esquecimento ocorreu na primeira semana da toma da pílula, tome o comprimido esquecido de acordo com as instruções no ponto anterior e use camisinha nas relações sexuais durante os próximos 7 dias, de forma a evitar uma gravidez indesejada.

Se o esquecimento tiver ocorrido na segunda semana da toma da pílula, a eficácia deste anticontraceptivo não foi comprometida. Tome o comprimido esquecido de acordo com as instruções no ponto anterior.

Se caso de você se ter esquecido de tomar a pílula na terceira semana, você tem duas opções: ou toma o comprimido esquecido e inicia uma nova cartela sem passar pelo intervalo de 7 dias, ou para de tomar a pílula nesse dia e faz o intervalo de 7 dias, recomeçando depois uma nova cartela.

Sugestão: Acesse também e descubra a resposta - Posso voltar a tomar anticoncepcional antes dos 7 dias?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tomar a pílula anticoncepcional corretamente, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Conselhos

  • Dado que existem diferentes pílulas no mercado, consulte as indicações de toma presentes na bula da sua pílula, ou consulte seu ginecologista.
  • Tome a pílula com água, de forma a facilitar o engolir do comprimido.
  • Crie um ritual de toma da pílula, de forma a não se esquecer de a tomar. Por exemplo: de manhã ao durante o café da manhã ou à noite quando se deitar.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
42 comentários
Nini
ola, tenho uma duvida. o meu período terminou na sexta feira, hoje termina a injeção que havia tomado a três meses. Agora quero tomar a pilula. posso iniciar hoje? A medica estagiaria disse me que deveria tomar todos 28sem interrupção esta correcta essa informação? quando irei iniciar a segunda carteira ? Qual será o tempo de pausa dos 7 ou 4 dias. A marca que irei tomar e Microgynon ED Fe
Silvia
Tomo Anticoncepcional há bastante tempo, sem falhas. Resolvi tentar com meu parceiro a relação sem proteção com ejaculação. No dia seguinte me veio uma gosma transparente, sem cheiro como se fosse período fértil, mas não pode ser pois tomo anticoncepcional. O que pode ser esse corrimento? Pode ser Gravidez ou não devo me preocupar?
Flavia
Ganhei alguma caixas de amostra de anticoncepcional da minha Médica. Nunca havia usado essas de amostra. Minha dúvida é, essas amostras que ganho na consulta é a mesma coisa daqueles que compramos na farmácia, tem a mesma eficacia contra a gravidez?
Raiane Almeida de Carvalho
Estou viajando e estou mestruada como faço pra cortar o efeito pelo menos por um dia?
Editor umComo.com.br
GA
Caso eu inicie a primeira cartela de anticoncepcional após a menstruação e tenha relação sexual no sétimo dia sem método de bloqueio tenho risco de engravidar , há necessidade de tomar a PDS ?
Editor umComo.com.br
Oi GA!

Existe um risco, sim, pois a toma da pílula deve ter início no primeiro dia da menstruação, não depois. Contudo, tomar a pílula do dia seguinte é uma decisão muito pessoa. Confira esse artigo que pode ajudar a esclarecer algumas dúvidas: https://relacoes.umcomo.com.br/artigo/tomar-pilula-do-dia-seguinte-com-anticoncepcional-22113.html
Isabelle
Estou tomando a pílula durante algum tempo. Quando a cartela acaba, eu tenho que tomar a outra cartela depois de 7 dias ou sempre no primeiro dia da menstruação do mês? Tenho essa duvida. Me ajudem, pfvr!
Editor umComo.com.br
Oi Isabelle! Você toma a pílula durante os 21 dias, faz uma pausa de 7 dias em que deve ocorrer a menstruação e depois inicia uma nova cartela no oitavo dia de pausa, mesmo que ainda esteja menstruando. Obrigada pelo seu comentário!
A sua avaliação:
sherliane sampaio
oi eu tenho uma duvida e que so falta 4 comprimidos pra acabar a cartela e a menstruacao desceu eu termino a cartela e emendo na outra ou dou o intervalo de 7 dias pra tomar a outra ?
Editor umComo.com.br
Oi Sherliane! Como assim? A menstruação apareceu antes de terminar a cartela do anticoncepcional?
A sua avaliação:
laiane lopes
se tomar o diad um comprimido so faz efeito tenho essa duvida
Editor umComo.com.br
Oi Laiane! Confira aqui como deve tomar Diad corretamente: http://relacoes.umcomo.com.br/artigo/como-tomar-diad-14640.html
Aline Souza
MEU médico mandou eu tomar diane21 no primeiro dia da menstruação depois ir tomando nos dias seguintes até o fim da cartela esperar a menstruação descer de novo e começar a tomar de novo. Isto está certo? Tenho chance de engravidar? Por favor,me ajudem
Agata
Mesmo passando uma semana do primeiro dia de menstruação posso tomar o anticoncepcional?
Maria
Vou começar hoje a tomar a pílula Selene sendo que hoje está sendo o primeiro dia da minha menstruação mas não Ta decendo quase nada ainda, mas mesmo assim devo tomar a primeira pílula hoje? Ou devo esperar descer bastante ?
Editor umComo.com.br
Oi Maria! O recomendado é iniciar o anticoncepcional no primeiro dia da menstruação, por isso se você já está menstruando convém começar a tomar, nem que o fluxo sem pouco. Depois deve tomar por 21 dias consecutivos e fazer uma pausa de 7 dias em que ocorrerá a menstruação. No oitavo dia de pausa deverá iniciar uma nova cartela mesmo que ainda esteja menstruando. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Marcia
A minha menstruação acabou hj é a primeira vez que vou tomar a pílula ru ja posso tomar a pílula ?
Editor umComo.com.br
Oi Marcia! Se é a primeira vez que você vai tomar a pílula anticoncepcional, a recomendação é que inicie no primeiro dia da menstruação, desta forma ficará protegida desde o primeiro comprimido da cartela. Que pílula é que você vai tomar?
Jucilene
Ola tomei 21 dias de pilula e com dois dias esperando a mestruaçao tive relaçao corro risco de engravidar??
Sara Silva
Oi Jucilene! Se você tomou a cartela anterior direito, sem esquecimentos e sempre na mesma hora, não corre o risco de engravidar. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Fernanda
Irei ficar mestruada agora no inicio do mês queria sab c eu paro de toma a pílula quando desce a menstruação ou tem que para dias antes ? Me ajudem to por fora disso
Luana
Se teve sua primeira relação sexual. Qnd mestruar depois da relação pode começar tomar ou não?
Adriana
Comecei a tomar a pílula anticoncepcional há 10 dias, com 8 dias tive relação sexual sem ejaculação, doeu muito pois eu estava há mais de um ano sem transar e não estava lubrificada, então, senti muita dor! O fato de ele não ter ejaculado dentro e de eu estar tomando a pílula há apenas uma semana faz com que eu corra o risco de engravidar?
Sara Silva
Oi Adriana, se você estiver tomando a pílula corretamente, sem esquecimentos e sempre na mesma hora, não corre o risco de gravidez.
Albertina Tembe
Desde que comecei a usar pílula, meu período não sai bem. Agora vejo um dia. É normal? Bj
Jacqueline
Bom diaa estou com uma dúvida que está me deixando doída. Tomo Elani ciclo 21 a 1 ano,sempre tomei certinho no horário das 16hrs,so que esse mês ao iniciar uma nova cartela eu precisei mudar meu horário de tomar para as 20hrs, então comecei no oitavo dia depois da pausa nesse horário. Minha dúvida é com essa troca de horário posso ter engravidado? Pois tive relação sem proteção no segundo dia da pílula,e no 4 dia tive um pequeno sangramento... Ontem tomei meu último comprimido desse horário e no horário certo e sem esquecimento....Por favor me ajuda já to noites sem dormir por ficar pensando nisso!
Aline silva
Olá, tomei anticoncepcional durante três meses seguidos, e agora está descendo pequenas doses de sangue algum remédio para regular minha menstruação novamente?
Sara Silva
Oi Aline, a pílula é mesma o melhor para regular a sua menstruação. Por norma este anticoncepcional é tomado durante 21 dias e depois é feita uma pausa de 7 dias em que deverá ocorrer a menstruação.
Marilene
Estou tomando ciclo 21 menstruei dia17 07 quando posso tomar
Imagem: variedadesfemininas.wordpress.com
Imagem: maecuritibana.com.br
Imagem: dicasdemulher.com.br
Imagem: veintitantos.com
1 de 4
Como tomar a pílula anticoncepcional corretamente